1191839434[1]Olá, Estrela Irmã,

Neste primeiro texto sobre nutrição, gostaria de passar a você um artigo escrito pelo Dr. Nataniel Viuniski – Nutrólogo, Pediatra e Consultor do Ministério da Saúde em obesidade – sobre a importância das fibras  Alimentares em nossa alimentação.

Para que você tenha uma ideia, o estudo mais recente do Ministério da Saúde apontou que somente17, 7% dos brasileiros consomem frutas e vegetais todos os dias, e a o consumo diário de fibras gira em torno de 20 gramas  – abaixo dos valores nutricionais recomendados. Além disso, a pesquisa também apontou um baixo consumo de líquidos, tendo como consequências, falta de hidratação e piora no funcionamento do intestino.

Bem, segue, então, ao artigo do Dr. Nataniel. Afinal, não adianta cuidar apenas da mente, o copo também pede cuidados!

“Os benefícios do consumo de fibras são bem conhecidos – entre eles, a melhora das funções intestinais, proteção contra doenças cardiovasculares e redução do risco de certos tipos de câncer. Mesmo não fornecendo nutrientes para o organismo, elas são essenciais em nossa dieta. As fibras são classificadas em solúveis e insolúveis. 

As fibras solúveis são encontradas em alimentos como farelo de aveia, algumas frutas (mamão, laranja, maçã), vegetais (cenoura) e nas leguminosas. Ajudam na diminuição do colesterol e glicose sanguínea, prevenindo doenças cardiovasculares. 

As fibras insolúveis são encontradas em todos os alimentos vegetais, como a fibra de beterraba, assim como na soja, gergelim, feijão e nas frutas consumidas com casca, como maçã, pêra, e ameixa. Atuam como regulador intestinal, ajudando a prevenir algumas doenças como a constipação, diverticulite, hemorróidas e o câncer corretal. A principal função deste tipo de fibras é aumentar a velocidade do transito intestinal. 

Um grande beneficio das fibras é a proteção contra a obesidade, pela redução da absorção de gordura pelo organismo. As fibras também possuem propriedades pré-bióticas, ou seja, servem como alimento para as bactérias benéficas da flora intestinal, protegendo o organismo contra o crescimento de bactérias causadoras de doenças. 

As necessidades diárias de fibras para uma pessoa adulta variam de 25g a 30g, em proporção de 70% fibras insolúveis e 30% e fibras solúveis. 

Para prevenir o déficit de fibras, é importante uma alimentação variada e equilibrada, que contenha farelos, aveia, fritas, nozes, verduras, legumes, grãos e pão integral nas refeições.” 

O Dr. Nataniel ainda nos lembra que, para as fibras cumprirem seu papel no organismo, é necessário a ingestão de muito líquido. Várias pessoas que aumentam o consumo de fibras sem aumentar a ingestão de água sofrem de constipação, que é exatamente um dos problemas que desejam combater!

Bem, espero que este texto tenha sido útil para você!

Uma beijoCKa e até a próxima edição do Boletim! 

 

image5R1
Mônica Suannes Pucci
mpucci@ajato.com.br
tel (11) 7867.1731
filipeta
repro