– Como ajustar nossas reações emocionais.
Todo mundo sabe que nós nos emocionarmos diante de determinadas situações.
Trata-se de uma reação natural do ser humano que o ajuda a sentir que está vivos e facilita a sua comunicação com os demais. Por tanto nós não temos que nos sentirmos culpados quando as experimentamos.
Faz parte da nossa caminhada. Em nosso processo de desenvolvimento, a cada dia estamos expostos a diversas situações que despertam em nós uma grande variedade de emoções.
Existem emoções negativas e positivas. Como exemplo das negativas temos: o ódio, a ira, a cólera… Elas nos fazem sentir mal e causam sérias dificuldades no nosso relacionamento com os demais. Outras emoções como a tristeza, a pena, tira nossas forças e a nossa vitalidade, interferindo negativamente em nossas atividades diárias.
![]() |
Ao contrário, as emoções positivam como a alegria, o amor, o otimismo, nos fazem sentir bem e nos enchem de energia e força. É por isso que devemos buscar vivenciar mais emoções positivas que negativas.
Por outro lado as pessoas têm diversas formas de reagir diante de uma mesma situação.
![]() |
Não devemos nos sentir mal por expressarmos as nossas emoções. Porém, devemos saber que para expressá-las convenientemente precisamos ser capazes de controlá-las e de lhes dar uma forma de expressão adequada. Isto se chama autocontrole emocional.
Por tanto, ao nos depararmos com uma emoção, devemos:
– Saber reconhecer que tipo de emoção é.
– Classificá-la em positiva ou negativa.
– Aprender a expressá-la de uma maneira mais adequada, tanto para nós mesmos como para os demais.