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Curso Completo De Respiração, Controle e Relaxamento – Aula 1

Primeira Aula
 

por: Vera Irene Schuck Paim

 

Antes de iniciar seus exercícios respiratórios, faça uma preparação com:

1. Exercícios de pescoço
2. Relaxar mãos, punhos e pés – “movimento do elefante” –
    captação e circulação de energia.
3. Exercícios de Tai-Chi – “as mãos saem das águas”,
    “segurando a bola”
4. Relaxar – “movimento do elefante-”

Observação:
A respiração não deve ter som.
Tendo som é porque há congestionamento.
No frio de dois ou três graus pode ter algum som.
A língua deve ficar no céu da boca e a respiração deve ser abdominal. Inicialmente observar esses fatores com mais atenção, depois, naturalmente, você conseguirá tomar essas posturas.

Há várias maneiras de inspirar o ar, eis algumas delas:

1. por entre os lábios
2. superficial (narinas – movendo as aletas)
3. rápida
4. mais profunda (acima das aletas sem movê-las)
5. bem profunda (pela garganta)

Para o nosso trabalho iremos usar a respiração n. 4

Exercício 1:

 Fazendo a respiração indicada, caminhar inspirando a cada passo dado. Começar com 10 passos e ir aumentando lentamente, à medida que for aumentando sua capacidade torácica – até mais ou menos 30 passos. Expirar do mesmo modo.

Obs.: Quando, na expiração, estiver sentindo que não vai dar para atingir o mesmo número de passos da inspiração, engula uma ou duas vezes que o alivio será imediato.
 
 

Exercício 2:

Inspirar toda a capacidade torácica em três passos e expirar completamente em três passos. Proceder da mesma maneira com dois passos e depois com um passo.

Obs.: Se houver aceleração cardíaca, flexione os joelhos (levemente), inspire com a mão na barriga para sentí-la, engula saliva duas vezes e expire calmamente. Estire os joelhos, renove o ar. Se necessário pode repetir duas vezes.

 
 

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