Prof. Schutz

Johannes Heinrich Schultz

(20 de junho de 1884, Lausanne – 19 de setembro de 1970, Berlim)

2d347e07caa3c98f2ca915d95f6de9d9Johannes Heinrich Schultz foi um psiquiatra alemão e um psicoterapeuta independente.

Schultz tornou-se mundialmente famoso pelo desenvolvimento de um sistema de auto hipnose chamado treinamento Autógeno.

Ele estudou medicina em Lausanne , Göttingen (onde conheceu Karl Jaspers ) e Breslau . Ele obteve seu doutorado em Göttingen em 1907.

Depois de receber sua licença médica em 1908, praticou na policlínica na Clínica da Universidade Médica de Göttingen até 1911. Também trabalhou no Instituto Paul-Ehrlich em Frankfurt , no asilo insano de Chemnitz. e, finalmente, na Clínica Universitária Psiquiátrica de Jena, sob Otto Binswanger , onde obteve sua habilitação em 1915.

Durante a Primeira Guerra Mundial , ele atuou como diretor de um sanatório na Bélgica . Em 1919, tornou-se professor de psiquiatria e neuropatologia em Jena.

3t2y56t55Em 1920, tornou-se médico chefe e líder científico do sanatório do Dr. Heinrich Lahmann , Weisser Hirsch, em Dresden . Em 1924, ele se estabeleceu como psiquiatra em Berlim .

De 1925 a 26, ele foi membro do comitê fundador do primeiro Congresso Geral de Médicos para Psicoterapia, membro do conselho da Sociedade Médica Geral de Psicoterapia (criada em 1927). Desde 1928, ele assessorou o boletim da organização e, após 1930, coeditou (com Arthur Kronfeld e Rudolf Allers ) a revista, agora denominada Zentralblatt für Psychotherapie .

Em 1933, tornou-se membro do conselho da renomada Sociedade Médica Alemã de Psicoterapia sob Matthias Heinrich Göring e, a partir de 1936, sob esse vice-diretor, membro do conselho do Instituto Alemão de Pesquisa Psicológica e Psicoterapia ( Deutsches Institut für psychologische Forschung und Psychotherapie ), bem como diretor da policlínica.

o-treinamento-autogeno-prof-j-h-schultz-1967-mestre-jou-D_NQ_NP_953064-MLB28286920561_102018-FA conquista mais famosa de Schultz foi o desenvolvimento de um treinamento Autógeno, baseado na pesquisa e na auto  experimentação da hipnose. Foi apresentado publicamente pela primeira vez em 1926 como “exercícios para órgãos Autógenos” e recebeu seu nome atual em 1928.

O programa consiste em um conjunto de seis exercícios mentais que visam reações corporais específicas que, acredita-se, sustentam a saúde da mente e do corpo. É um mito que o treinamento autogênico seja uma técnica baseada em visualizações criativas.

Pelo contrário, é uma técnica que gira em torno de um conjunto de instruções sub vocais para diferentes partes do corpo, com o estagiário simplesmente observando de uma maneira completamente não esforçada as mudanças na maneira como o corpo se sente.

training_autogeno_4É um processo passivo, diferentemente das visualizações criativas, que dependem de um estado cognitivo mais ativo.

Hoje, devido à contribuição de Schultz para a saúde da mente e do corpo, o treinamento autogênico é praticado em todo o mundo. A NASA ensina AT a seus astronautas para ajudá-los com os estressores psicofisiológicos das viagens espaciais. 

 

Na Austrália, Reino Unido, Itália e Espanha, a AT é ensinada a ajudar com problemas como estresse, ansiedade, depressão, controle da raiva, insônia, fadiga e dificuldades com concentração, memória, tomada de decisão, entre outras coisas. No Japão e na Alemanha, as práticas médicas ensinam a AT a ajudar no tratamento de uma ampla variedade de queixas médicas. 

 

O Instituto de Treinamento Autógeno Austrália ensina a AT a segurança e saúde ocupacional e tornou-se conhecido por seu trabalho com a indústria de mineração, petróleo e gás e com a polícia.

filipeta

produfarao