melDesde os tempos remotos, as ABELHAS vêm sendo usadas pelo homem. Na Europa, África e Ásia há relatos e desenhos que nos fazem crer que as abelhas eram importantes elementos na vida dos homens há milhares de anos. Desenhos em cavernas que mostram cenas dos homens primitivos, alimentando-se de mel. Além do Mel, elas produzem o Própolis, o Pólen e a Geléia Real.

As Abelhas, vivem em colônias e são imprescindíveis para a polinização e para o desenvolvimento da agricultura. A Abelha insere em sua vida um sistema de extraordinária organização.

Em cada colônia, ao lado de milhares de operárias, há apenas uma Rainha e poucas dezenas de zangões.

A personagem central da colméia é a Abelha Rainha, que mede o dobro do tamanho de cada operária e dela depende toda a ordem da colônia. A vida da Abelha Rainha é curiosa, ela é alimentada com Geléia Real ao longo de sua vida. É também reprodutora exclusiva entre todas as abelhas da colônia, por ser capaz de produzir um hormônio especial. Vive mais que as outras, em média 2 a 5 anos.

As Coletoras ou operárias, que vivem no máximo 6 meses, são responsáveis por toda a manutenção e o funcionamento da colméia. Elas cuidam e defendem a Rainha; as futuras abelhinhas; protegem a colméia e constroem os Favos (lugares onde ficam armazenados o mel e as crias). Também são responsáveis pela produção da Geléia Real e Própolis, e passam metade de sua vida coletando Néctar e Pólen. Este organização funciona graças a cooperação e uma assídua divisão de tarefas.

O Zangão, vivem em média 30 dias. São gerados apenas com a finalidade de procriar.

No período de abril a junho, uma semana após a formação completa das asas, a rainha está pronta para acasalar. Então, inicia-se o preparativo para vôo nupcial. A abelha rainha muda a alimentação de geléia real para o mel e diminui seu peso corporal. Escolhe um dia quente e ensolarado e após a andança dentro do ninho, sai voando. Em um determinado ponto no céu, os zangões (machos) dos outros enxames ficam revoando à espera da rainha. É notável que tanto a abelha rainha como zangões em cio, não demonstram qualquer interesse dentro do ninho.

Após a saída do ninho, durante a revoada é que acontece o acasalamento.Os zangões morrem depois de cumprir a tarefa.

Geralmente os zangões ficam circulando dentro do ninho sem fazer qualquer atividade e se alimentam pouco, mas no dia do acasalamento, ele se alimenta bastante de mel e sai do ninho à procura da abelha rainha. No acasalamento o zangão monta na costa da abelha rainha e acontece a cópula. No entanto, os zangões que conseguem a façanha terão morte certa e rápida, pois seus órgãos genitais ficarão presos no corpo da rainha. Os que conseguem sobreviver não receberam mais alimento, são expulsos dos ninhos e acabam morrendo. A rainha continuará a copular com quantos zangões forem necessários para diminuir a consangüinidade entre zangões do mesmo enxame. Quando não consegue obter espermatozóide suficiente, a rainha repete a revoada nupcial.

Ao regressar de seu vôo nupcial, a rainha começa colocar os ovos. Este processo se dá no compartimento onde as abelhas operárias prepararam para esse fim. No pico da postura a rainha põe 1.500 a 2.000 ovos ao dia, isso significa desova de 2 a 3 ovos por minuto. A rainha depois de retornar do acasalamento, menos na época de verão e inverno, jamais sairá novamente da colméia, permanecendo na sala de postura, botando ovos a vida inteira; diariamente até aproximar a sua morte.

mel2MEL

O Mel, é a primeira substância adoçante, é um alimento altamente nutritivo, tem propriedades antimicrobianas e anti-sépticas. Existem Mel de vários tipos, cores e sabores, porque tudo depende da florada, onde as Abelhas, buscam o néctar para produzir o Mel.

Depois de visitarem dezenas de flores e coletarem o néctar, as Abelhas retornam à colméia, onde iniciam as produção do Mel.

Indicações:

O Mel, ajuda a combater a tosse, dores de garganta e resfriados.

Por conter fibras, ajuda no trabalho do intestino, ajuda a cicatrizar e a prevenir infecções em feridas ou queimaduras superficiais.

É também utilizado largamente na linha de cosméticos.

Os antigos diziam, que combatia o reumatismo nas pessoas idosas. Conta-se que era usado, na cicatrização de feridas dos guerreiros e caçadores.

Para saber, se o Mel é puro, coloque uma colher de mel em uma pequena quantidade de água, se dissolver, é falso.

Outra observação é que o verdadeiro sempre cristaliza, de baixo para cima.

Para usá-lo, basta aquecê-lo em banho-maria, a uma temperatura de 40º a 45ºC.

Propolis_naturalPRÓPOLIS

As Abelhas descobriram uma poderosa fórmula: unir resinas vegetais encontradas nas árvores e misturar com ceras produzidas por elas mesmas, transformando em resina.

Essa resina tem duas finalidades principais: vedar a colméia de maneira a não entrar água, vento ou outro animal; e serve também para mumificar outros insetos que penetrem na colmeia e são eventualmente mortos.

Para as Abelhas, a Própolis faz o que chamamos de medicina preventiva, ao esterilizar a colméia e impedir a propagação de bactérias e fungos, garantir a assepsia no interior das colméia, e manter sua temperatura estável, portanto é um excelente isolante térmico. A proteção desse mix também vale para o nosso corpo.

Indicações:

É um antibiótico natural,. um alimento rico em vitaminas, possui efeito antioxidante em nossas células, combatendo o envelhecimento precoce e o surgimento das doenças degenerativas.

Tem propriedades como: antimicrobiana, antiparasitária, antiinflamatória, antioxidante, anestésica, broncodilatadora, imunomoduladora, cicatrizante, anti-séptico e analgésico. Para o nosso corpo tem o mesmo efeito de vedação, protegendo-nos das doenças.

geleiarealGELÉIA REAL

Feita por um grupo de abelhas jovens, conhecidas como Nutridora, é um alimento exclusivo dos recém-nascidos e da rainha, durante todos os seus anos de vida. Sua substância é cremosa, ácida e esbranquiçada. É empregado em vários produtos.

É um importante complemento nutricional, por ser rica em proteínas, carboidratos, vitaminas, minerais e lipídeos.

Indicações:

Para o ser humano é um superalimento, fortalecendo o corpo de maneira geral, tem ação tonificante, melhorando o metabolismo, eleva significativamente a taxa da imunidade, estimula o crescimento, é anti-estresse, auxilia na prevenção da osteoporose, evita o envelhecimento precoce, inibe o aparecimento de células cancerígenas e é um ótimo regulador hormonal e intestinal.

polenPÓLEN

Pólen, é o pó fino e castanhado das flores, coletado pelas abelhas operárias, o qual, após receber todas as enzimas, é depositado nos favos servindo de alimento para as larvas e abelhas jovens .

É usado para a alimentação de todas as abelhas junto com o mel. Embora pouco consumido pelas pessoas, é um aliado da saúde por conter vitaminas e proteínas.

Indicações:

Para o ser humano, o pólen é um alimento completo, pois contém os 22 aminácidos essenciais necessários ao nosso organismo.

Supre deficiências nutricionais, previne distúrbios metabólicos, reforça as defesas orgânicas, melhora o rendimento físico e mental. Evita os males da próstata, aterosclerose, fragilidade capilar e envelhecimento precoce.

mel ceraCERA

A Cera é produzida pelas Abelhas, mastigam e amassam os resíduos que ficam nas patas.

É uma sustância macia e quase cremosa.

No estado natural é branca, mas em seguida muda de cor, em razão de outros componentes existentes na colméia.

Indicações:

Para uso do ser humano, é utilizada na produção de cosmético, pomadas, velas aromáticas, cera para assoalho, produtos de limpeza e outras serventias.

veneno-abelhaVENENO (Apitoxina)

O veneno da Abelha recebe o nome de Apitoxina, ele é produzido no abdômen das abelhas operárias,por glândulas de secreção ácidas e alcalinas, e serve na defesa de seus predadores.

Indicações:

Para o ser humano é utilizado para combater dores reumáticas como bursite, tendinite, infecção do nervo ciático, femural ou facial, além de dores musculares. Encontrada nas versões comprimidos para uso oral e creme para uso externo.

filipeta