Com pré-lançamento realizado no Rio e São Paulo (17 e 27 de outubro de 2011, respectivamente), o documentário “Raul Seixas, o início, o fim e o meio”, dirigido por Walter Carvalho e produzido por Denis Feijão, foi muito bem recebido pela crítica e pelo público (recebendo inclusive 2 prêmios na 35ª Mostra Internacional de Cinema de S. Paulo).
Eu assisti aos dois eventos e fiquei muito feliz com as inserções de vários trechos da entrevista que concedi junto com Euclydes Lacerda de Almeida (ex-instrutor de magia de Paulo Coelho e Raul Seixas dentro da Ordo Templi Orientis, nos anos 70). Além disso, estão no filme várias cenas do meu filme “Contatos Imediatos do IV Graal” e também trechos de esclarecimento que fiz sobre o papel do “diabo” na obra de Raul Seixas (assunto este bem documentado também no DVD “O Diabo sem preconceitos”, que produzimos na Cidade das Estrelas e está disponibilizado no acervo do Imagick).
O documentário sobre Raul tem duração de duas horas e está maravilhoso, com edição e fotografia inigualáveis.
No entanto, é importante que o espectador esteja ciente de que o Diretor Walter Carvalho fez um filme sobre a influência de Raul Seixas no cidadão comum. E nada mais do que isto!
Porque algumas pessoas assistiram o filme e “sentiram falta do lado musical de Raul Seixas” e coisas semelhantes.
O filme não é sobre Raul Seixas; o filme é sobre Raul nas outras pessoas! Não sabendo disso, o espectador pode estranhar, por exemplo, o excessivo destaque dado às passeatas raulseixistas em São Paulo e a Penna Seixas (um dos covers de Raul Seixas) e seu filho, que se chama exatamente “Raul Seixas”! Ou a inesperada importância que assume, a partir do filme, a empregada Dalva Borges falando como “ex-mulher” do cantor…
Mas seja pelo lado histórico, tragicômico, melancólico ou antropológico, o filme vale a pena ser visto, mesmo por quem não é raulseixista. Ele irá para as telas no final de janeiro de 2012.
É diversão garantida e de alta qualidade!!!