História, Origens, Mitos e Superstições do Dia azarado

sexta 13 ki

Friday-13th-ColorResizedMuitos acreditam sexta feira, 13, é o dia mais perigoso do ano. Há muitas superstições e mitos que cercam o dia. 

Enquanto muitos riem do dia supersticioso, outros permanecerão na cama paralisados pelo medo e evitarão tarefas diárias, conduzindo negócios ou viajando. Nos EUA, cerca de 17 a 21 milhões de pessoas sofrem com medo da sexta-feira 13, de acordo com um estudo realizado pelo North Carolina Stress Management Center e Phobia Institute.

A fobia, conhecida como “friggatriskaidekaphobia“, não é incomum.

friga sdA palavra vem de Frigga, o nome da deusa nórdica para quem a sexta-feira é consagrada, e triskaidekaphobia, ou medo do número treze. Também é chamado às vezes de paraskevidekatriapobia, do grego Paraskevi para sexta-feira, Dekatreis para treze e fobia por medo.

 

História e Origens da sexta-feira 13

A origem dos medos em torno da sexta-feira 13 não está clara. Não há evidências escritas de sexta-feira da 13ª superstição antes do século 19, mas as superstições em torno do número 13 datam de pelo menos 1700 aC.

No antigo Código da Babilônia de Hammurabi, datado de cerca de 1772 aC, o número 13 é omitido na lista de leis .

lokiTambém tem sido um mito de longa data que, se 13 pessoas jantam, morrerão dentro de um ano. O mito vem da Última Ceia, quando Jesus jantou com os 12 apóstolos antes da morte e um mito nórdico popular, no qual 11 amigos íntimos do deus Odin jantam juntos apenas para que o partido de 12 pessoas caiu em 13 a pessoa, Loki, o deus do mal e a turbulência.

Na verdade, o número 13 foi considerado amaldiçoado em todo o mundo há milhares de anos.

O número 12 é historicamente considerado o número de completude, enquanto seu primo mais velho, 13, foi visto como um outlier. Há 12 meses do ano, 12 deuses do Olimpo, 12 horas do relógio, 12 tribos de Israel, 12 Apóstolos de Jesus, 12 descendentes de Muhammad Imams, entre muitas incidências do padrão historicamente.

sext13Em 1881, uma organização foi iniciada chamada The Thirteen Club em uma tentativa de melhorar a reputação do número. Os 13 membros caminharam sob escadas e derramaram sal na primeira reunião na tentativa de dissuadir quaisquer associações negativas com o número.

Apesar destes esforços, o número 13 continua a ter uma associação desafortunada hoje. Treze são tão desgostados que muitas cidades não têm uma 13 ª Rua ou uma 13 ª Avenida, muitos prédios grandes evitar ter um 13 º andar, alguns hospitais evitam rotular quartos com o número 13 e muitos aeroportos não terão um portão 13 .

friday_the_13th_by_abigaillarson-d6xrpvcA sexta-feira também tem sido considerado um dia azarado. Uma teoria hipotética que a sexta-feira foi considerada desafortunada porque Jesus foi crucificado numa sexta-feira de acordo com a Escritura e a tradição cristãs. Outro afirma que a superstição em relação a sexta-feira vem de The Canterbury Tales de Chaucer, publicada no século 14, onde a sexta-feira é considerada um dia de infortúnio e má sorte. Em inúmeras publicações no século XVII , a sexta-feira 13 foi delineada como um dia desafortunado para fazer uma viagem, começar um novo projeto ou ter uma grande mudança de vida (como nascimento, casamento, entre outros eventos).

A primeira referência gravada em inglês da sexta-feira 13 é a biografia de Henry Sutherland Edwards de 1869 sobre Gioachino Rissini.

fridayNathaniel Lachenmeyer, autor de Thirteen: a história da superstição mais popular do mundo, no entanto, sugere em seu livro que, porque as referências à sexta-feira 13 eram inexistentes antes de 1907, a popularidade da superstição deve vir da publicação de Thomas W. Lawson novela popular, sexta-feira, 13º. Na novela, um intermediário aproveita a superstição para criar um pânico de Wall Street na sexta-feira 13.

Wall Street promoveu um medo da sexta-feira, 13, durante décadas. Em 13 de outubro de 1989, Wall Street viu, o que era na época, a segunda maior queda da Dow Jones Industrial Average na história. O dia foi apelidado de sexta-feira do 13º.

4db1297d38e804a01ac63640cfee340fA sexta-feira, 13, também foi discutida na popular novela de 2003, The Da Vinci Code. No livro, é estabelecida uma conexão entre o abate dos Templários dos Cavaleiros pela Igreja e a sexta-feira 13. Historicamente, a prisão de Jacques de Molay, o Grande Mestre dos Templários, ocorreu na sexta-feira, 13 de outubro de 1307, no entanto, a associação entre a sexta-feira 13 e a má sorte é uma interpretação moderna do evento.

Superstição ou Realidade?

Muitos estudos foram realizados para investigar o risco de acidentes na sexta-feira 13 .

De acordo com pesquisas concluídas no Centro Holandês de Estatísticas de Seguros (CVS) em 2008, houve menos acidentes e relatórios de roubo ou tiro na sexta-feira 13 em relação às outras sextas.

dcfa24585b4aedad57323f32f5c1c203Eu acho difícil acreditar que é porque as pessoas são preventivamente mais cuidadosas ou apenas ficam em casa, mas estatisticamente falando, dirigir é um pouco mais seguro na sexta-feira 13, o estatístico da CVS, Alex Hoen, disse à revista de seguros Verzekerd.

Entre 2006 e 2008, a CVS descobriu que houve uma média de 7.800 mortes por trânsito em cada sexta-feira, mas a média caiu na sexta-feira 13, quando houve apenas 7.500 mortes. Estatísticas similares foram encontradas em uma comparação de sexta-feira normal e sexta-feira 13 para incêndios e assaltos.

De acordo com um estudo de 1993 no British Medical Journal , no entanto, há um nível significativo de incidências relacionadas ao tráfego na sexta-feira 13 em vez de um dia aleatório, como a sexta-feira 6, no Reino Unido.

out of paperA sexta-feira 13 é desafortunada para alguns. O risco de internação hospitalar como resultado de um acidente de transporte pode ser aumentado em até 52%. Manter-se em casa é recomendado, concluiu o relatório .

De acordo com a CNBC , a sexta-feira 13 é um dia calmo para o mercado de ações, ganhos médios provando ser apenas 0,2 por cento ou menos. No entanto, em três das cinco da mais recente sexta-feira 13, a CNBC informa que as principais médias acabaram. O North Carolina Stress Management Center e Phobia Institute também informam que entre 800 e 900 milhões de dólares são perdidos nos EUA por ano, devido aos clientes que ficam em casa ou que decidem não viajar.

Mitos e Superstições populares

Se há algum mérito para as superstições em torno da sexta-feira 13, permanecerá incerta, mas isso não impedirá que milhões de pessoas em todo o mundo se preocupem com o dia da infelicidade.

Há uma série de mitos populares e superstições que cercam o dia, mais famosos:

  • 46148ec357dc57def6a72c4f3531ec98--happy-friday-the-th-witches-brewSe você cortar o cabelo na sexta-feira 13, alguém em sua família vai morrer.
  • Se uma procissão fúnebre lhe passar na sexta-feira 13, você será o próximo a morrer.
  • Não comece uma viagem na sexta-feira ou você encontrará desgraça.
  • Se você quebrar um espelho na sexta-feira 13, você terá sete anos de má sorte.
  • Uma criança nascida na sexta-feira 13 será desafortunada para a vida.
  • Os navios que navegam numa sexta-feira terão má sorte.
  • Se você anda debaixo de uma escada ou se um gato preto o cruza na sexta-feira 13, você terá má sorte.

filipeta

imagicklan final pop

Para maiores informações sobre o

Imagicklan – A Irmandade das Estrelas

Cklicke aqui