Um exercício para se sair dos ciclos negativos
Por: Arsenio Hypolito Junior
Sabe aqueles dias em que parece que nada dá certo? Em que nos sentimos pequeninos diante de uma enxurrada de problemas e obstáculos que, cansativos, se sucedem numa inexplicável cadeia de aborrecimentos? Você estava ali, inocente, cuidando de sua vida quando, inesperadamente, um “pepino” vem e lhe pega de frente; logo em seguida, sem dar tempo para que você se recupere, outro já lhe apanha pelas costas; então você, de maneira esperta, se vira rapidamente para a direita e “pimba” um novo lhe apanha pela esquerda… Aí, já em desespero, para escapar, você procura descer e lá em baixo tem um grandão, de boca bem aberta, lhe esperando todo guloso… É quando você diz com a voz lamurienta: “Por Deus! Hoje eu não devia ter me levantado da cama…” …mas como levantou e entrou no ciclo reativo de dor, os problemas continuam lhe perseguindo inexoravelmente.
Certos eventos nocivos nos atingem de uma maneira extraordinária, fazendo com que percamos o nosso poder de ação, tornando-nos altamente reativos, negativos e atraindo, por sintonia, situações ainda mais desagradáveis. E é exatamente por isto que às vezes entramos numa roda-viva que parece não ter fim.
Nestes casos, faça o seguinte:
Num ambiente bem tranquilo, se possível, aromatizado e com música suave, deite-se de costas. Procure integrar-se com a música, imagine-a envolvendo seu corpo. Leve a sua consciência a cada parte de seu corpo, dos pés à cabeça. Perceba cada tensão, cada pressão existente… É necessário que você se dê este tempo de reencontro e busca de equilíbrio interior.
Comece então uma respiração mais profunda. Inspire pela boca, pensando estar enchendo o seu abdômen de ar e vida. Solte, lentamente, todo ar pela boca, liberando as tensões. Deixe fluir o ar como um longo suspiro. Faça esta respiração por uns dois minutos. Depois, comece a segurar o ar no abdômen por aproximadamente uns cinco segundos, leve-o para o tórax, retendo-o por dois segundos, leve-o novamente para o abdômen por mais dois segundos e, finalmente liberando-o pela boca, com os mesmos sons anteriores.
Faça esta respiração por dez vezes. Quando estiver muito angustiado, você deve aumentar o número derespirações.
para os membros da Irmandade das Estrelas