índiceEntre os dias 22 e 23 de Setembro, pense em até cinco coisas que você quer que se revitalizem ou se transformem para melhor.

Num local tranquilo e seguro, onde tenha um pouco de privacidade, coloque numa tigela cinco ovos cozidos e decorados (pinte com caneta hidrográfica), um para cada pedido. Pode fazer desenhos de fertilidade e outros símbolos mágicos que indiquem renascimento a seu gosto e critério. Acenda uma vela verde, uma branca e uma vermelha.

Bata palmas três vezes e evoque:

eostre-coloursm    “Sagrada Senhora, espíritos do fogo, da terra, do Ar e da água; Donzela da pureza, bela e justa, representação da Mãe Terra, doadora de vidas, anciã, sabia,
Invoco agora sua Divina Presença.
Abençoado seja este momento de início da primavera sob o nome divino de Eostre,
deusa da fertilidade e do renascimento.
a-eostara-IISob seu sagrado nome e sob a sua proteção este ritual de renascimento agora se inicia.
Abençoada seja a deusa da fertilidade,
abençoado seja o seu ritual da época da primavera”.

(Apanhe então os ovos decorados e passe-os sobre a chama de cada uma das velas dizendo:)  “Pela vida, pela renovação, pelo amor…”

imfdages(Depois de abençoado todos os ovos, coloque-os na tigela e continue)
“Abençoado seja o rei deus sol, abençoada seja a sua luz sagrada.
Finalmente a deusa da primavera renasceu,
a sua beleza dá vida às árvores e às flores.
Abençoada seja a divina deusa das matas.
Ela é a criadora de todas as coisas vivas.
Abençoado seja o senhor das matas.
eostaraEu canto esta canção para a deusa e para o deus.
Despertem, despertem todos e ouçam a voz do chamado da deusa.
Abençoada seja a nossa mãe terra, que ela seja preenchida com paz, magia e amor.
A deusa respira a vida.
A deusa dá a vida.”

Deixe as velas se extinguirem naturalmente…

Coma, ou dê a quem ama, os ovos consagrados no ritual.

Descarte o material excedente (cascas, cera das velas…) no lixo…

 

ostaraObservação: Eostre, ou Eastre é a deusa germânica da primavera, da fertilidade e da agricultura.  É celebrada com o acender ritual dos fogos da aurora como proteção para as plantações. Ela simboliza a primavera, o novo crescimento, o renascimento.

No Equinócio da Primavera, quando as horas de luz são precisamente as mesmas que as de escuridão, marcava-se o início da estação das flores e das colheitas com o festival de Eostre. Este ritual festeja o eterno ciclo de morte e ressurreição presente na Natureza. Eostre, que é a deusa da fertilidade e da abundância, é representada com um ovo na mão e uma Lebre no colo: o ovo simbolizando o nascimento e a criação e a Lebre, animal sagrado da deusa, representa a capacidade de reprodução, a fertilidade e a abundância.

easter3Na tradição saxónica, a Lebre também é símbolo da lua, que está associada à Páscoa por ser utilizada para definir a data da celebração. No dia sagrado de Eostre, os antigos decoravam ovos com tintas coloridas que depois lançavam ao fogo como oferenda à deusa.
Diz a lenda que certa vez, quando a Deusa estava demorando a chegar, uma menininha encontrou um passarinho prestes a morrer de frio e pediu ajuda a Eostre. Uma ponte de arco-íris surgiu e Eostre veio com seu vestido vermelho, quente e vibrante como a luz do Sol, então derreteu a neve e a Primavera chegou. Como o passarinho estivesse mortalmente ferido, Eostre transformou-o numa lebre do gelo que botava ovos de arco-íris. Como um sinal da primavera, Eostre ensinou a garotinha a observar quando a lebre do gelo surgisse nas florestas. Anunciando assim, o inicio da Primavera.

filipeta