por solO ressurgir dos raios brilhantes do sol após dias de chuva, traz sempre alegria e entusiasmo, como se fosse o renascer de forças, a revitalização portadora de maiores energias para a labuta cotidiana. A vida de muitas pessoas também por períodos de nostalgia, abatimento e tristeza, até que um raio de luz faz renascer esperanças, alegrias e entusiasmo para a continuidade da ação construtiva na caminhada do aprendizado nesta escola terrena, que é o próprio viver.

 

Enquanto na natureza as mudanças decorrem de múltiplos fatores climáticos, nos seres humanos ainda que circunstâncias varias participem, a princípio há de ocorrer por decisão e ação do próprio indivíduo. Enquanto está envolto na ignorância e no erro, cego à realidade espiritual presente em toda a parte, ele se debate às tantas ou clama contra tudo. Todavia, à proporção que vai estabelecendo contato com novas ideias, libertadoras e transformadoras de preconceitos restritos, fatalistas escravizantes, começa a vislumbrar possibilidades de mudança, de correção de rumos e de itinerários decorrentes do uso de sua própria vontade.

 

Percebe, então, que as circunstâncias atuais, resultantes da maneira como pensou e agiu até agora, não podem ser mudadas de súbito. Reconhece pouco a pouco quais as mudanças que pode começar a executar em sua vida, em seu pensar, em seu querer, em suas ações. É uma tarefa formidável que somente o próprio indivíduo pode realizar, pois se processa dento de si mesmo.

 

O Poder Supremo, Deus, a Inteligência Superior, a mente Cósmica, o nome não importa; o certo é que algo superior que zela por todos os seres, começa a se manifestar com a mudança. Algo que nada impõe, nada obriga, mantendo o livre arbítrio que valoriza o aprendizado, mostra a compreensão alcançada, constrói os itinerários interiores da espiritualidade.

 

Expressamos no exterior aquilo que construímos e alcançamos dentro de nós. Somos seres espirituais, vivendo no mundo próprio, imenso e infinito da Quarta dimensão com nossa mente e manifestando ações no mundo terreno limitado às três dimensões.

 

Alguns já entendem este fato e procuram aumentar os laços conscientes desse intercâmbio, que será uma das características do ciclo que se aproxima, já influindo de algum modo na vivência atual; é notado nas crianças que são espíritos predispostos e com certo grau de experiência para corresponder às peculiaridades influentes de Aquário.

 

A crescente consciência de nossa natureza de ser espiritual abrir-se-á cada vez mais. Certas qualidades, predicados e valores surgem condicionando o comportamento de todos os seres. Mutações, transformações e seleções qualitativas estarão tangendo as mentes para o crescente aprimoramento.

 

A perfeição sempre foi, é e será o alvo da projeção humana.

 

Os ciclos se sucedem.

 

Cabe compreender suas fases e usar o fluxo das forças positivas de progresso e ascensão. O impulso para a perfeição nunca cessa, pois é Lei Universal.

 

O raio de sol sempre reaparece.

 

O Cristo, o supermental presente em todas as criaturas, pode estar encoberto pela nossa ignorância, mas, de fato, está presente em nosso intimo. Sua luz envia raios de esclarecimentos, as mais claras ideias do bem. Cabe-nos estarmos sempre abertos, serenos, harmoniosos, receptivos a essa Luz. Os raios brilhantes desse Sol Espiritual a mente cósmica refletem-se em nossos corações trazendo-nos alegria, energias revitalizadoras, despertando em nós entusiasmo para prosseguirmos sempre avante na senda que escolhemos.

 

A escolha é nossa e nossos são também os esforços para galgar as etapas de nossa evolução em busca da Perfeição Infinita.

 

Dr. João Maria de Lacerda Neto

Revista O Pensamento, Abril de 1979

filipeta

  salto