gurdComo dizia o senhor Gurdjieff, o homem é um ser tricerebral. O primeiro cérebro nos possibilita a faculdade do pensar; o segundo cérebro viabiliza os sentimentos e o terceiro cérebro proporciona a nossa existência físico-orgânica. Sendo assim, descobrimos que somos compostos por um centro mental, um centro emocional e um centro físico – este responsável pelas funções instintivas, motoras e sexuais. 

Nossa existência torna-se profícua na medida em que aprendemos a lidar com esses três cérebros, utilizando-os de forma sábia, amorosa e inegoísta. Esta é a razão da existência dos grandes mestres da humanidade. Todos vieram com a mesma intenção de orientar-nos na correta utilização desses centros. 

Buda é o exemplo máximo de como podemos implementar nossas faculdades mentais. Ele nos ajuda a trabalhar (e aprimorar) o primeiro cérebro. 

Cristo é o maior representante do amor impessoal. Ele nos dá inúmeros exemplos de como podemos expressar emoções verdadeiras (segundo cérebro). 

Mohamed (Maomé) nos revela a ética para uma vida saudável. A conduta islâmica nos ajuda a utilizar o terceiro cérebro. 

Existem, também, outros dois mestres cujos ensinamentos colaboram, significativamente, na nossa jornada terrena: 

Krishna é o mestre da plenificação. Ele nos dá uma clara visão de como podemos integrar os três cérebros, afim de que cooperem – de forma unificada – para a nossa evolução. Ele nos ensina através das iogas – a gnana (a ioga do reto pensar), a bakti (a ioga do verdadeiro sentir) e a karma (a ioga do correto agir) – como podemos construir a “escada” que nos conecta ao Espírito – estabelecendo o Link Natural (a conexão que pode ser estabelecida com os planos suprafísicos). 

Lao Tse é o mestre da transcendência. Demonstra, como nenhum outro, nossa unidade com o Todo (o Tao). Ele nos revela a Via Natural para a tomada de consciência do Ser Natural (a Divina Presença em nós)! 

imageMMAComo podemos constatar, estamos muito bem amparados. Nós, seres humanos, temos disponíveis todos os ensinamentos de que necessitamos para a construção da Alma e, conseqüentemente, a conquista consciente dos dons do Espírito . Essa é a nossa grande meta e objetivo maior! 

“Todas as religiões exortam o homem a alijar de seu coração a maldade, a ambição, o ódio e o rancor. Todas prometem a GRAÇA como prêmio do processo de purificação. Idéias de superioridade somente podem surgir num coração corrompido pelo egoísmo. Cultivemos a atitude de Unidade, abrangendo homens de todos os credos, de todos os países e continentes. Esta é a mensagem de amor que Eu vos trago. Esta é a mensagem que desejo que todos aninhem em seus corações”.

(Sathya Sai Baba)
filipeta
pm23