por Silvana Giudice
O sorriso é algo poderoso na expressão facial.
Quem não ficou extasiado com um lindo sorriso de um bebê, e sorriu também?
Tal é o poder de um simples sorriso.
O impacto de um sorriso pode estruturar laços sociais, criar afinidades entre os seres humanos, além de liberar no cérebro substâncias químicas que produzem sensação de bem estar.
Charles Darwin em 1872 em seu livro: “A expressão das emoções nos homens e nos animais”, afirmou que expressões faciais são biologicamente fundamentadas e universais entre os humanos e, portanto, fornecem vantagem evolucional como a criação de laços afetivos, aperfeiçoando a cooperação e ajudando a chance de sobrevivência da espécie”.
Nossa face expressa uma linguagem: Percebemos o sorriso tímido, com o canto da boca, bem como o sarcástico, às vezes até com um leve levantar de sobrancelhas.
Não aprendemos a ler o sorriso, mas é uma linguagem universal e que todos com um pouco de atenção e sensibilidade reconhecem o significado.
Você com certeza já identificou um sorriso FALSO, não?
Acredito que pessoas que oferecem sorrisos espontâneos e verdadeiros também estão mais preparadas para lidar com as adversidades da vida. Claro que sorrir não é fator determinante para resolver problemas. Mas, o contrário também não é verdadeiro.
Uma ocasião, um médico norte-americano, especialista em reconstrução de sorrisos paralisados, disse em uma entrevista “Como o sorriso é tão importante para a felicidade e as ligações sociais, a impossibilidade de sorrir deve ser devastadora”.
Os seus pacientes comentavam que antes da cirurgia sentiam uma dificuldade muito grande de passar informações, que os tornavam tímidos para se relacionar. Você não se dá conta de como sorrir é importante até não conseguir fazê-lo.
Um homem extrovertido que perdeu o movimento do rosto disse que tornou-se tímido e fechado. Nesta entrevista, o médico ainda concluiu: MEUS PACIENTES ME ENSINARAM O VALOR DE UM SORRISO.
Então, sorria!!! Assim demonstramos as nossas emoções… assim também nos comunicamos com o mundo e o mundo nos sorri de volta!
.