Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável.
Neste post escolhi escrever sobre o ALECRIM e o CAQUI

AlecrimALECRIM

(nome cientifico: Rosmarinus officinalis L.), planta semi arbustiva, de numerosas folhas verdes estreitas e duras. Possui um intenso perfume nas folhas e flores, de cor azul-violeta. É possível cultivar em vasos, desde que sejam expostos à luz do solar de cinco a seis horas por dia. De propriedades mágicas, é uma erva aromática, bastante usada em culinária e medicina natural.

Indicações: Estimula o sistema nervoso, dando força e vigor aos que sentem fraqueza e exaustão física, mental e stresse, possui propriedades anti-espasmódica, estomacal (para estômago preguiçoso de digerir), anti-séptica, antibacteriana e fungicida. Nas tosses persistentes, fazer infusões com ele. As folhas podem ser utilizadas frescas ou secas, principalmente em forma de chá e compressas. É ainda relaxante muscular, ativador da memória e fortalece os músculos do coração. É ainda indicado para depressão.

Cientistas dizem que ramos de alecrim deveriam ser dependurados em oficinas e áreas onde crianças fazem tarefas escolares para um melhor funcionamento da memória.

O uso prolongado, pode provocar problemas nos rins e intestinos. É contra-indicado para gestantes, pois pode provocar aborto.

Culinária: Pode ser empregado para aromatizar vinagres. Não perde seu sabor no cozimento, como outras folhas fazem. As folhas frescas possuem aroma mais puro. Utilizado com peixes, carnes, aves e vegetais, combina com batatas, abobrinhas, berinjelas e tomates preparados em azeite. Na Itália, a carne de cordeiro é raramente preparada sem esta erva e aves assadas envoltas em ramos de alecrim são muito populares. Efeito similar pode ser obtido com ramos de alecrim colocados sobre carvão em brasa em churrasqueiras.

Outros Usos: Na aromaterapia, o óleo de alecrim é utilizado para dores musculares, reumatismo, artrite, prisão de ventre, tosse, sinusite, resfriado, bronquite, enxaqueca, deficiência de memória, cansaço. Na cosmética, ele é adstringente, pois restabelece o ph natural da pele, anticaspa e tônico capilar, fortificando os cabelos. De uso caseiro, é desinfectantes e aromatizante, pois é um insecticida natural, plantado na horta protege as outras plantas, Os ramos frescos, colocados entre as roupas defendem do ataque de traças. Como defumador, excelente amuleto contra o mal olhado e as forças do mal. A erva colocada debaixo do travesseiro afasta maus sonhos.

Curiosidades: O no-me cientifico do Alecrim (Rosamarinus), derivado do latim e significa o orvalho que vem do mar, suas folhas parecem recobertas de uma poeira branca.

Os Gregos o denominavam flor por excelência e faziam coroas, com as quais cobriam a cabeça em ocasiões festivas, como símbolo de prosperidade. Se a missão fosse intelectual, entrelaçavam seus ramos no cabelo para estimular a memória. Segundo a cultura popular, suas folhas fazem a energia circular, evitando o acúmulo de vibrações negativas.

Para os Romanos esta planta simbolizava o amor e a morte e por isto era plantada próximo à soleira das portas das casas. O Verde de suas hastes era considerado um símbolo de imortalidade. No Norte da França há o costume de se colocar um ramo de alecrim nas mãos do defunto e depois plantá-lo sobre seu túmulo.

A igreja católica usa em seus rituais, queimando-o como incenso; também é usados em vários outros rituais, na umbanda, candomblé, benzedeiras e rituais misticos). A infusão usada no banho ou borrifada no ambiente traz equilíbrio e alegria. É considerado a erva do amor, da juventude eterna, da amizade e alegria de viver.

caquiCAQUI

(nome cientifico: Diospyros kaki, L.f.), plantas arbóreas, rústicas e produtivas. O nome Diospyros, tem origem no grego dióspuron, que significa “alimento de Zeus, enquanto “caqui” vem do japonês kaki.

A sensação de língua travada (sensação que amarra a boca), ocorre por causa dos polifenois, conhecidos como taninos, potentes antioxidantes, que são substâncias que eliminam os radicais livres do corpo e previnem contra o envelhecimento e o aparecimento de doenças degenerativas, como o câncer. Todas as variedades são ricas em carotenóides. A época do Caqui, se dá entre fevereiro e agosto.

Indicações: a fruta é aliada contra infecções, reduz os riscos de câncer, ajuda a hidratar o corpo e ainda dá uma força nos dias de ressaca. Possui qualidades calmantes, febrífugas, antieméticas e laxativas. Seu uso é conveniente para a desnutrição, tuberculose, anemia, descalcificação, enfermidades das vias respiratórias, catarros da bexiga, transtornos intestinais, afecções do estômago e gastrite infantil.

Auxilia na redução do colesterol, prevenindo doenças cardiovasculares e melhorando o controle glicêmico, evitando o diabetes.

Abundantes em vitamina C, o Caqui protege o corpo de gripes e resfriados. Ajuda na produção de colágeno, dando vida a pele e ao cabelo.

Outros Usos: Cerca de 80% da fruta é composta de água, essencial para regular a temperatura corporal e ajuda o trabalho dos rins, que têm a importante missão de eliminar toxinas.

Recupera o corpo em casos de ressaca, pois além da água que hidrata, a fruta é rica em açúcares e contém sais minerais como o potássio, capaz de melhorar os efeitos provocados pela ingestão de álcool.
filipeta