Duas contradições evidentes saltam aos olhos do observador que conhece a cromoterapia:
1 – As cores vivas e quentes, em voga durante o verão (vermelho-laranja-amarelo), deveriam se usadas durante o inverno.
2 – As cores berrantes que vestem mais frequentemente os extrovertidos deveriam ser justamente a roupa dos melancólicos e dos linfáticos, para harmonizar o seu temperamento.
O uso de roupas como meio de melhorar a saúde física e mental pode não parecer evidente à primeira vista, mas continua a ser um fator importante de equilíbrio. Muitas comunidades religiosas, usam o branco (símbolo da pureza) ou o negro (símbolo de austeridade e de renúncia das coisas matérias). O vermelho simboliza e estimula a ação (a revolução). Na Índia, o mestre tântrico Bhagwan Shree Rajneesh recomenda aos neo-sannyasins o uso de roupas da cor laranja para estimular a energia, o que deu nascimento à piada: “Em laranja, tudo se arranja”.
Levando-se em conta a sua ação emocional, este é um resumo dos efeitos principais do uso de roupas segundo a ciência da Índia.
Roupa vermelha
:
Utilizável para pequenos períodos de tempo: competições esportivas, esforços para fornecer e para estimular o apetite e a combatividade em todos os planoos.
Roupa amarela:
Para fortalecer os nervos e o cérebro: prova intelectual ou afetiva.
Roupa laranja:
Para “centrar” a consciência no corpo, sentir-se bem e otimista, aumentar o tônus sexual.
Roupa verde ou cinza:
Para se usar durante os períodos de grandes perturbações emocionais ou mentais. Escolher um verde puro e evitar, mesmo assim, usar essa cor durante muito tempo.
Roupa azul ou violeta:
Para encontrar a calma, a paz e abrir-se aos outros; mas, cuidado: o uso permanente de roupas azuis causa cansaço, constipação e indigestão crônica.
Roupa branca:
Permite que os outros o vejam tal como você é, como se você fosse transparente.
Algumas cores que realçam as suas roupas deveriam ser naturais (vegetais ou minerais), assim como as fibras de que são tecidas, a fim de não criar interferências eletromagnéticas com o seu corpo de energia (algodão, linha, seda, lã, couro…).
Fonte: Cores para a sua saúde. Método prático de Cromoterapia.