A palavra MORAL vem do latim “mores” que significa costumes e a palavra ÉTICA vem do grego “ethos” que significa modo de ser.
O conceito de ÉTICA surgiu com Sócrates, na antiga Grécia. É a soma dos valores que orientam o comportamento dos seres humanos na sociedade e em relação aos seus semelhantes, promovendo o bem estar social. É como o homem deve se comportar em sociedade.
O comportamento do homem na sociedade e regulado pela MORAL, que é um conjunto de normas adquiridas na educação, no cotidiano, na tradição. Podemos dizer que a MORAL sempre existiu e originou-se a partir de momento em que os seres humanos passaram a conviver em grupos.
Ambas se complementam, pois não é possível separar a ação e o conhecimento humano.
Infelizmente, em nossas relações em sociedade, muitos desrespeitam essas normas, agindo de forma antiética e amoral.
Vemos isso na ação manipuladora de políticos que em sua busca desenfreada e alucinante pelos votos do “gado marcado” aviltam essas normas e se degradam. Perdem a moral e afrontam a ética. (cito gado marcado pois para mim, a partir do momento que em uma Nação o voto é obrigatório, a democracia deixa de existir pelo simples fato da obrigação)
Vemos também em pequenas situações do cotidiano, nas fofocas. Em muitas sociedades vemos a MORAL e a ÉTICA serem desrespeitadas ao seu extremo. Por banalidade, por vício, pelos costumes originários de uma falta de educação promovida pelo desinvestimento ou falta de caso por parte dos governantes, e que acaba se arraigando no seio da família e afetando o que chamamos “educação de berço”. E, ao longo das gerações, isso acaba influindo na cultura dessas sociedades de modo a alterar o conceito de moral e ética e aviltar a sua aplicação.
A Moral e a Ética são os valores mais elevados que os seres humanos podem possuir. Esses conceitos significam “respeitar a existência no planeta Terra”, pois através de seu livre arbítrio, os seres humanos, formam o seu habitat ou o destroem. Ou preservam a Natureza ou a exploram até submeter tudo e todos que podem dominar.
É assim que nos transformamos no bem e no mal desta nave interplanetária que denominamos Gaia. Motivados pelas atitudes antiéticas e amorais ou imorais dos exemplos que temos, seja no berço, seja na escola, no trabalho, ou vindo dos ícones políticos que governam a Nação e quem tem avidez pelo poder, pelo enriquecimento galopante e sujo… E isso acaba virando cultural no gado marcado…
Libertemo-nos desse curral…
NAMASTÊ
(Orual Ojellav)
Guardião da Cidade das Estrelas
.