ocultBaseado nos Escritos sobre as Doutrinas Ocultas

O misticismo não é ocultismo. O misticismo é um meio, um método, um procedimento, uma técnica empregada para a devida preparação, para a aquisição dos conhecimentos do ocultismo.

O ocultismo é um conjunto harmonioso de princípios, de axiomas, de verdades que se referem a um modo superior, no homem, na natureza e que constituem a expressão de Deus, tal qual a ciência é um conjunto de axiomas que orientam a pesquisa do homem e da natureza. As ciências ocultas são aplicações parciais deste conhecimento, em áreas específicas, tais como a Biologia, a Química e a Física são áreas específicas de conhecimento da ciência. O Ocultismo, como a ciência, é um todo; as disciplinas, como as ciências ocultas, são partes de um todo. As ciências ocultas podem ser classificadas, segundo Helena Petrovna Blavatsky, em Yajña-Vidyâ, Maha-Vidyâ e Guhiâ-Vidyâ.

Yajña-Vidyâ é o conhecimento dos poderes ocultos despertados na natureza pela realização de cerimônias e ritos religiosos. É o fundamento da missa católica, da consagração da hóstia, dos ritos de sacrifício, dos trabalhos da umbanda.

Maha-Vidyâ é o conhecimento da magia, da feitiçaria, dos poderes dos mundos inferiores, de suas causas e efeitos. É o conhecimento das ordens e religião que professam o mal, que renegam a Deus, ao homem e à natureza. Qualquer conhecimento ocultista ou ortodoxo que fira o princípio de Cristo: “amai-vos uns aos outros como eu vos amei”, é pura magia negra.

Guhiâ-Vidyâ é o conhecimento dos poderes do som usado nos mantras, nas preces e orações, baseado no conhecimento das forças da natureza. Os ritmos musicais estão baseados neste conhecimento, daí seus efeitos psicológicos.

O ocultismo é o conhecimento da natureza espiritual, ao passo que artes ou ciências ocultas são conhecimentos da essência da natureza material, mineral, plantas e animais, tais como: alquimia, astrologia, quiromancia, tarologia, etc.

O ocultismo é o caminho da renúncia do eu, tanto em pensamento quanto em ação. É o caminho no qual o aspirante sacrifica sua alma animal, no altar do Eu Superior, o mestre do santuário interno.

Um ocultista é um cientista do mundo espiritual.

Saudações, Endora.

filipeta

.

irmestrAnimation20