Mimamsa, (sânscrito: “Reflexão” ou “Investigação Crítica”) um dos seis sistemas ( darshan s) da filosofia indiana. Mimamsa, provavelmente o mais antigo dos seis, é fundamental para Vedanta, outro dos seis sistemas, que influenciou profundamente a formulação da lei hindu.

O objetivo do Mimamsa é fornecer regras para a interpretação dos Vedas, as primeiras escrituras do hinduísmo, e fornecer uma justificativa filosófica para a observância do ritual védico. Como Mimamsa está relacionado com as partes anteriores dos Vedas (chamadas de Karmakanda), também é referido como Purva-Mimamsa (“Estudo Prévio”) ou Karma-Mimamsa (“Estudo das Ações”). O Vedanta, que trata da porção posterior da literatura védica chamada Upanishads , é chamado Uttara-Mimamsa (“Estudo Posterior”) ou Jnana-Mimamsa (“Estudo do Conhecimento”).

O trabalho mais antigo do sistema é o Mimamsa-sutra de Jaimini (c. 4º século aC). Um comentário importante foi escrito por Shabarasvamin (século 1 aC ?), que foi seguido por uma longa linhagem de intérpretes e professores, principalmente Kumarila e Prabhakara (século 7–8 dC ).

O objetivo do Mimamsa é fornecer iluminação sobre dharma, que nesta escola é entendido como o conjunto de obrigações e prerrogativas rituais que, se executadas adequadamente, mantêm a harmonia do mundo e promovem os objetivos pessoais do executante. Uma vez que o dharma não pode ser conhecido nem pela percepção nem pelo raciocínio, deve-se depender da revelação dos Vedas, que são considerados eternos, sem autor e absolutamente infalíveis.

Para descobrir qual é o dharma de alguém em ocasiões específicas, deve-se confiar em exemplos de comando direto ou implícito no texto védico. Se o comando estiver implícito, deve-se julgar por paralelos; se um texto não detalhar como um padre procede com uma ação, esse detalhe deve ser fornecido por outros textos. Essa preocupação com declarações precisas exige um exame meticuloso da estrutura de uma frase que transmite um comando.

Embora fosse de origem puramente prática, Mimamsa tornou-se uma poderosa força intelectual. Mimamsa, na pessoa de Kumarila, é tradicionalmente creditado com a derrota do budismo na Índia. Também contribuiu para a direção, método e conteúdo da erudição hindu.