29 de Fevereiro 1960
Foi nesse dia que em 1960 um terremoto destrói a cidade de Agadir, no Marrocos, e mata aproximadamente um terço da população. Agadir é uma cidade do sul de Marrocos situada a norte da foz do rio Suz, na costa do Oceano Atlântico e o nome significa “muralha”, “fortaleza”, e que mesmo assim, foi muito destruída por esse abalo sismológico de magnitude 5,7 na Escala de Richter, quando faltavam 15 minutos para a meia-noite.
Sua reconstrução veio 1 ano depois, com traços modernos e registrou um forte surto demográfico que a transformou num dos mais importantes centros turísticos do país.
Iniciando nossa semana vamos palestrar brevemente sobre transformação. Isso podemos falar no processo do nascimento humano.
Estávamos num local confortável, onde não havia necessidade de respirar nem de se alimentar, pois alguém o fazia por nós. O ambiente era aquoso e escuro, quase sem nenhum ruído e com uma temperatura estável e agradável.
E tudo isso se transformou quando de repente começamos a sentir contrações a nossa volta, fomos forçados a sair do lugar confortável, onde o ambiente era muito claro e a partir dali precisaríamos passar a nos alimentar por nossa conta.
Fomos puxados pelos pés do ambiente que era só nosso, a temperatura passou a ser instável e um desconhecido nos ergueu e nos deu “um tapa na bunda”, para que descemos o primeiro suspiro… eis ai a grande transformação. Pois entre do primeiro suspirar e o ultimo inspirar, existe aquilo que designamos vida…
E nesse intervalo entre o inspirar e o expirar que poderemos fazer de nós um transformador diário, ou seja, podemos ser um agente de mudanças. Sobre isso e concluindo nosso pensamento diário, vamos filosofar sobre o que disse o filósofo Heráclito, que escreveu com extrema complexidade a respeito da ciência, da teologia e das relações humanas, ele morreu na cidade Éfeso 475 a.C.
Por seu desprendimento em relação ao poder e pelo desprezo que dedicava aos bens materiais, Heráclito não era simpático aos Efésios, que eram exatamente o seu oposto. Talvez ele vivia com esse modo, pois sabia a veracidade da frase que para ele é dada a autoria.
Disse o filósofo: “Nada é permanente, exceto a mudança” – Heráclito.
Em sentido simples, não quer dizer que é para estar satisfeito com qualquer coisa, porem devemos estar cientes que qualquer coisa pode mudar e nós é que somos o agente dessa transformação…