Melki Tsedec é um misterioso personagem das tradições religiosas do oriente, e que foi apresentado ao ocidente pelos escritos teosóficos de Helena Blavatsky, tornando-se hoje um nome familiar nos círculos ditos esotéricos.
Melki-Tsedec ou Sanat Kumara, como o conhecem alguns, seria originário de Vênus, e assim não faz parte da raça humana, mas teria vindo para a Terra para acelerar nossa evolução, junto com outros três Kumaras seus auxiliares e uma corte de seres iluminados, fixando-se em Shamballa, um oásis no Deserto de Gobi. Sua chegada teria acontecido há 6,5 milhões de anos atrás, num período crítico da evolução do planeta, quando a humanidade ainda animalesca não poderia progredir mais em seu caminho ascendente sem um estímulo superior que só poderia ser proporcionado pelos Senhores da Chama, como são chamados os Kumaras, despertando a inteligência humana (o fogo divino interior), tonando possível para os homens trilhar a Senda oculta de desenvolvimento espiritual.
Por isso os Kumaras são considerados os verdadeiros progenitores da humanidade, e foram eles que teriam dado à humanidade infante as primeiras noções de arte, ciência e conhecimento espiritual, e seriam os fundadores de toda a vasta dinastia de santos e sábios iluminados, de todos os credos e épocas, que já viveram sobre a Terra.
“Em seu trono entre o brilho das esferas Com seu manto de noite e solidão, Tem aos pés o mar morto e as mortas eras O único imperador que tem deveras O globo mundo em suas mãos.”
Nossa homenagem a SANAT KUMARA O Ser Ascencionadoresponsável pela redenção do Planeta Terra.