Mohandas Karamchand Gandhi
(2 de outubro de 1869 em Porbandar, na Índia – 30 de janeiro de 1948 em Delhi, Índia)
.
Ele se tornou um dos mais respeitados líderes espirituais e políticos do século XX.
Gandhi ajudou a libertar o povo indiano do domínio britânico, através da não resistência, e é homenageado pelos índús como o pai da nação indiana.
O povo indiano chama Gandhiji de “Mahatma”, que significa Grande Alma.
Quando tinha 13 anos de idade casou-se com Kasturba, que tinha a mesma mesma idade.
Foi um daqueles casamentos organizados pelos pais. Os Gandhis tiveram quatro filhos.
Gandhi estudou Direito em Londres e em 1891 retornou à Índia onde começou a por em prática sua profissão.
Em 1893 ele foi contratado por um ano para fazer um trabalho advocatício na África do Sul. Nessa época a África do Sul era controlada pela coroa britânica.
Quando ele tentou reclamar seus direitos como cidadão britânico que ele foi ultrajado e ridicularizado, e logo viu que todos os indús sofriam um tratamento semelhante. Gandhi permaneceu na África do Sul durante 21 anos lutando para garantir os direitos dos cidadãos indianos.
Ele desenvolveu um método de ação baseado nos princípios de coragem, da não violência e da verdade chamado Satyagraha. Ele acreditava que a forma como as pessoas se comportam é mais importante do que aquilo que se quer conseguir.
Satyagraha promoveu a desobediência civil e a não violência como um dos métodos mais adequados para a obtenção de objetivos políticos e sociais.
Jovem Gandhi em Johhanesburg, 1900 |
Em 1915 Gandhi regressou à Índia. Nos próximos 15 anos, ele se tornaria líder do movimento nacionalista indiano.
Usando os princípios da Satyagraha ele liderou a campanha para a independência indiana da Grã-Bretanha.
Foi preso muitas vezes pelos britânicos pelas suas atividades na África do Sul e Índia.
Ele acreditava que era digno de ir para a cadeia por uma causa justa. No total ele passou sete anos na prisão pelas suas atividades políticas.
Mais de uma vez Gandhi utilizou-se da greve de fome para despertar a atenção de outras pessoas sobre a necessidade da não violência.
A independência da Índia ocorreu em 1947, desmembrando o Paquistão da Índia.
Uma grande passeata, acompanhada por hindus e muçulmanos, comemorou o evento e homenageou Gandhi que havia sido defensor de uma Índia unida onde hindús e muçulmanos viviam juntos e em paz.
Em 13 de janeiro de 1948, com a idade de 78, ele retorna à prática da greve de fome com a finalidade de impedir o derramamento de sangue entre opositores nacionalistas.