Antigas Tradições

Divisão do mundo na concepção Nórdica.

nordNa concepção nórdica, o mundo dividia-se em nove segmentos:
1- NIFLHEIM, o mundo do frio e das trevas, lá harmonizam-se a eterna dicotomia do tudo/nada, de lá convergem os inícios e para lá retornam os finais, sejam homens, deuses ou seres inferiores, localizado ao Norte.

2- ASGARD, significa literalmente “o jardim dos Ases”, é onde vivem os deuses e os homens ímpares, que fizeram por merecer a autorização por parte dos primeiros, de permanência em solo divino; assemelha-se muito ao Olimpo grego; localiza-se ao Noroeste.

3- ALFHEIM, á domínio do deus Freyr; lá vivem as criaturas conhecidas como Elfos, que apesar de detentores de grande poder não atingiram ainda a condição de divindades, neste mundo habitam os Elfos da Luz (conhecidos também como elfos brancos, são criaturas de beleza inenarrável. Brilhantes como sol, vestem-se de forma delicada e transparente.); localizado ao Nordeste.

4- FOLTONHEIM/ JUTUNHEIM, é também denominado país do gelo; essa lendária e fabulosa região distante era domínio absoluto dos gigantes, inimigos mortais dos deuses e humanos, que foram exilados lá pela ocupação do Asgard; localiza-se ao Leste.

5- MIDGARD, o nosso mundo, localizado ao meio; assim é dividido por estar cercado de aguas, além de ser o lugar onde foram colocados os primeiros homens, é também a denominação de uma terrível serpente – dragão que habitava essas aguas e ameaçava constantemente o bem estar dos deuses e humanos.

6- VANAHEIM, o mundo dos Vanes, tribo ou clã a qual pertenciam os principais deuses da fertilidade, este mundo tinha uma proteção especial dos elementais da natureza, localiza-se ao Oeste.

7- MUSPELLSHEIM, é o país do fogo, acredita-se que a mistura com o Nifleim surgiu a terra, o mar e a agua doce, lá viviam apenas os gigantes do fogo, sendo Surtur o mais conhecido, localiza-se ao Sul.

8- SVARTALFAHEIM, o mundo debaixo da terra, habitat dos Elfos da Noite, também chamados de elfos negros, esses narigudos anões de aparência grotesca e pele encardida, evitavam constantemente o contato com o sol, que tinha o poder de transforma-los em pedras; conta-nos a lenda que esses seres que se refugiavam em cavernas subterrâneas haviam surgido das larvas produzidas pela decomposição do cadáver do gigante Ymir. Localiza-se ao Sudeste.

9- HELHEIM, o mundo dos mortos, a região mais baixa do universo; império da deusa Hella, deusa da morte, onde é permitida residência apenas aos mortos por velhice e doença, além de anões e gigantes; localiza-se ao Sudoeste.

Lukyham

filipeta

.

thor2a_462