xgHoje estou pensando nas Crenças que estruturam as realidades pessoais de cada um de nós.

Pensando nas fantasias que geram pressuposição, que por sua vez alimentam suposições, e que pela retórica até as metáforas e as alegorias passam a ser crenças. Muitos vivem de alimentar esse filão.

Pensando nos fatos que com o tempo passam por interpretações com acréscimos, que aceitos como verdades, passam a ser crenças.Outros vivem de alimentar esse outro filão.

Nos fatos científicos que passam a ser crenças crenças científicas, até que novos fatos científicos as mudem. Terceiros vivem de alimentar esse terceiro filão.

Em função disso tudo, penso como as pessoas se dividem em três grupos: O grupo que aceita como verdades, e com naturalidade, todas as razões que sejam lógicas, até razoáveis, mas pouco ou nada prováveis.

Outro grupo que só aceita as razões que sejam lógicas razoáveis e prováveis.

Um terceiro grupo que consegue viver com dois compartimentos na Consciência: Um compartimento para ser usado quando convém conviver com o grupo que aceita razões do que é lógico, ate razoável, mas pouco ou nada provável, e até como participante atuante e convicto.

O Outro compartimento da Consciência para conviver em um meio onde só valem as razões do que seja lógico razoável e provável.

Concluindo: ser flexível é melhor para se viver em paz e em harmonia, sem deixar de se fazer ordenação e análise para questionamentos que possam esclarecer os por quê. No final das contas o esclarecimento é o único caminho para sair da ignorância.