Para compreendermos a sabedoria milenar do Livro das Mutações é imprescindível estarmos em contato com o Tao. Tao quer dizer “Como”
Tao significa como; como as coisas acontecem, como elas funcionam.
Tao é o princípio único, subjacente a toda criação.
Tao é Deus.
Tao não pode ser definido, pois a tudo se aplica. Não se pode definir uma coisa em seus próprios termos.
Se um princípio pode ser definido, não é Tao.
Tao é um princípio. A criação, por outro lado, é um processo.
Isto é tudo o que existe: princípio e processo, o como e o que.
Toda criação desdobra-se segundo o Tao. Não há outro modo.
Tao não pode ser definido, mas sim conhecido.
O método é a meditação, ou a consciência do que está acontecendo. Por estar consciente do que está acontecendo (da verdade), eu começo a sentir o Tao. Para tornar-se consciente do que está acontecendo, devo prestar atenção, com a mente aberta. Devo afastar preconceitos e prevenções pessoais. O preconceito só vê o que se ajusta aos seus preconceitos.
O método da meditação funciona, pois o princípio e o processo são inseparáveis. Todo processo revela o princípio subjacente. Isto significa que eu posso conhecer o Tao.
Posso conhecer Deus. Se eu conheço o Tao, sei como as coisas acontecem. (Lao Tsu’s)
Como diz Lao Tsé: Não podemos definir o que é o Tao, pois a tudo se aplica… Mas podemos conhecê-lo, podemos viver de acordo com suas Leis. Podemos viver buscando servir à sua vontade, para o nosso próprio progresso.
Só quem está em harmonia com o Tao é capaz de interpretar corretamente o I Ching. Por quê? Por que o I Ching foi todo escrito, baseando-se nas leis do Tao. Se o homem que vive o caminho inferior (do eu inferior), procurar compreender o Tao, ele não conseguirá… Está fadado ao fracasso.
O Tao não se revelará. Ele precisará mudar a conduta diante da vida, dos homens e de Deus, só agindo assim, buscando um auto aperfeiçoamento, ele estará construindo bases para seu progresso espiritual.
Vejamos o que diz Lao Tsé sobre as polaridade Yin-Yang:
– Todo comportamento consiste em opostos ou polaridade. Se eu fizer alguma coisa sempre e repetidamente, a polaridade aparecerá.
Por exemplo, o empenho em embelezar-se torna feia uma pessoa, e o esforço excessivo para ser bondoso é uma forma de egoísmo. Um comportamento demasiado resoluto produz o seu oposto: A obsessão de viver insinua preocupação com a morte.
A verdadeira simplicidade não é fácil.
Decorreu muito, ou pouco tempo, desde que nos encontramos pela última vez?
O fanfarrão, provavelmente, se sente pequeno e inseguro.
Quem quer ser o primeiro acaba sendo o último.
O homem que seguir o caminho superior, estando ciente de como funcionam as polaridades, não pressionará para que as coisas aconteçam, mas deixará o processo se desenrolar por si mesmo.
O homem que seguir o caminho do Tao ensinará com exemplos e não com preleções aos outros, sobre como deveriam ser. O homem que servir ao caminho superior saberá que as constantes intervenções bloqueiam o processo do grupo. O homem que servir ao Tao, não insistirá para que as coisas se produzam de um certo modo. O homem superior, não busca muito dinheiro ou louvor. Não obstante, há sempre abundância de ambos. (Lao Tsu’s)
Para ser feliz, ter paz e harmonia, o único caminho é o Caminho do Homem Superior (O Eu Superior).