►5. Dê uma explicação adequada.
Quando você recusa pessoas no trabalho ou com quem tem um relacionamento, provavelmente vai querer explicar o seu “não”. Minha sugestão geral é apenas mantê-lo honesto e curto .
Você tem algumas opções quando se trata de explicações. Escolha aquele que melhor se adapta à sua situação.
Com relação ao nosso exemplo acima, Jorge poderia ter usado uma declaração “eu não quero”. Ele poderia ter dito: “Não, não quero emprestar as notas tão perto da prova”.
Ou ele poderia ter usado uma declaração de “sentimento”. Ele poderia ter descrito os sentimentos por trás de sua recusa. Jorge poderia ter dito: “Não, eu simplesmente não me sentiria confortável em me separar deles”.
Outra opção é a “afirmação empática”. Em outras palavras, expresse sua compreensão da necessidade da outra pessoa, mas afirme com firmeza seu motivo para se recusar a ajudar. Se seu colega de trabalho quiser que você fique depois do trabalho para ajudá-lo a fazer um relatório, diga: “Percebo que você está em apuros, mas fiz alguns planos com minha família que não estou disposto a cancelar”.
Às vezes, sua explicação apropriada é de “sentimentos confusos”. Você decide revelar a luta causada pelo pedido da outra pessoa.
Digamos, por exemplo, que seu gerente sugere que você dê ao cliente uma resposta pouco honesta sobre suas datas de envio. Ele sugere que você diga ao cliente que não haverá problema em fazer o pedido dele.
Uma declaração de “sentimentos contraditórios” pode soar mais ou menos assim: “Parte de mim gostaria de dizer ao cliente que seu pedido chegará no prazo, mas a outra parte sabe que a fabricação está tão atrasada que não seremos capazes de fazer este. Preciso ser honesto com o cliente e dizer a ele que faremos tudo o que pudermos para entregar seu pedido no prazo, mas há uma chance de demorar um pouco mais. Minha ética pessoal exige que eu diga a verdade.”
Há outras ocasiões em que sua recusa é um “não” parcial em vez de um “não” total. Nesses casos, use a próxima diretriz.