Quanto você se valoriza? Você se valoriza o suficiente para dizer “não” para aquelas coisas e situações que não funcionam para você?

Quão a sério as pessoas levam você? Eles acreditam em você quando você diz “não”? Ou eles acham que podem moer você até a submissão?

Uma das habilidades de vida criticamente importantes para passar pela vida é a capacidade de dizer “não” de forma eficaz e assertiva.

Aqui estão algumas diretrizes que eu sugiro.

►1. Esteja ciente dessas situações ou pessoas em que é difícil dizer “não”.

Se você quer melhorar em dizer “não”, precisa estar bem ciente de onde tende a ceder com um “sim”.

Dessa forma, você não será pego de surpresa e se arrependerá de sua resposta mais tarde.

Talvez você tenha dificuldade em recusar um convite social de um amigo, conhecido ou parente, mesmo que não queira ir. Você pode ter dificuldade em dizer “não” a uma diretiva do chefe que parece um pouco antiética. Ou você pode ter dificuldade em dizer “não” a uma pessoa que fica pedindo dinheiro quando poderia e deveria ser financeiramente independente.

Escreva três “situações” em que é difícil para você dizer “não”. E anote os nomes das pessoas para as quais você tem dificuldade em dizer “não”. A consciência é sua primeira linha de defesa.

►2. Lembre-se de que você tem o direito de dizer “não”.

Sim, você faz. Você tem o direito. E se você não acredita nisso, você está em apuros.

Você tem que perceber que é a sua vida, seu tempo, seu dinheiro, seus recursos, seja o que for. E você tem o direito de dizer “não” aos pedidos, especialmente se o pedido da outra pessoa for irracional ou violar seus princípios.

Há um livro no mercado intitulado When I Say No, I Feel Guilty . Isso pode ser verdade. Pode ser assim que você se sente. Mas estou lhe dizendo para superar isso.

►3. Diga a palavra “não” o mais rápido possível.

Se você disser qualquer outra coisa, a outra pessoa ouvirá “talvez”. E eles continuarão tentando, pressionando, discutindo e manipulando você para dizer “sim”.

Como digo aos meus clientes de coaching, “Não” é uma frase completa.” Claro que há momentos em que você pode querer explicar o seu “não”. Eu falo sobre isso abaixo. Mas quando se trata de estranhos, você não precisa se preocupar. Basta dizer “não” e apenas “não”.

►4. Seja direto.

Se sua resposta for “não”, diga “não”. Ignore as desculpas e os falsos motivos. Basta ser direto.

Por exemplo, Jorge foi questionado por Ellen se ela poderia emprestar suas anotações de aula alguns dias antes de um próximo exame profissional. Jorge respondeu com uma indireta … e ineficaz… recusa.

Jorge: “Bem, minha caligrafia não é muito boa. Acho que você não conseguiria ler minhas anotações.

Ellen: “Minha caligrafia também não é muito boa. Eu não me importo.

Jorge: “E minhas anotações são tão desorganizadas. Duvido que sejam de alguma ajuda.

Ellen: “Bem, qualquer anotação seria melhor do que as que eu tenho.”

Jorge: “Mas não os tenho comigo. Eles estão de volta ao escritório.

Ellen: “Isso não é problema. Vou acompanhá-lo enquanto você dirige de volta ao escritório.

Jorge: “Bem, tudo bem.”

Quando você não diz a palavra “não”, uma série de coisas negativas acontecem. Como Jorge, você provavelmente ficará sem desculpas e acabará dizendo “sim”. Quando você disser “sim”, ficará ressentido consigo mesmo por ceder e com a outra pessoa por “convencê-lo a fazer isso”. E a outra pessoa nem vai gostar do seu “sim” porque teve que trabalhar muito para consegui-lo. É uma situação sem saída.

Você tem que ser direto. Se você vai dizer “não”, pule as desculpas.

►5. Dê uma explicação adequada.

Quando você recusa pessoas no trabalho ou com quem tem um relacionamento, provavelmente vai querer explicar o seu “não”. Minha sugestão geral é apenas mantê-lo honesto e curto .

Você tem algumas opções quando se trata de explicações. Escolha aquele que melhor se adapta à sua situação.

Com relação ao nosso exemplo acima, Jorge poderia ter usado uma declaração “eu não quero”. Ele poderia ter dito: “Não, não quero emprestar as notas tão perto da prova”.

Ou ele poderia ter usado uma declaração de “sentimento”. Ele poderia ter descrito os sentimentos por trás de sua recusa. Jorge poderia ter dito: “Não, eu simplesmente não me sentiria confortável em me separar deles”.

Outra opção é a “afirmação empática”. Em outras palavras, expresse sua compreensão da necessidade da outra pessoa, mas afirme com firmeza seu motivo para se recusar a ajudar. Se seu colega de trabalho quiser que você fique depois do trabalho para ajudá-lo a fazer um relatório, diga: “Percebo que você está em apuros, mas fiz alguns planos com minha família que não estou disposto a cancelar”.

Às vezes, sua explicação apropriada é de “sentimentos confusos”. Você decide revelar a luta causada pelo pedido da outra pessoa.

Digamos, por exemplo, que seu gerente sugere que você dê ao cliente uma resposta pouco honesta sobre suas datas de envio. Ele sugere que você diga ao cliente que não haverá problema em fazer o pedido dele.

Uma declaração de “sentimentos contraditórios” pode soar mais ou menos assim: “Parte de mim gostaria de dizer ao cliente que seu pedido chegará no prazo, mas a outra parte sabe que a fabricação está tão atrasada que não seremos capazes de fazer este. Preciso ser honesto com o cliente e dizer a ele que faremos tudo o que pudermos para entregar seu pedido no prazo, mas há uma chance de demorar um pouco mais. Minha ética pessoal exige que eu diga a verdade.”

Há outras ocasiões em que sua recusa é um “não” parcial em vez de um “não” total. Nesses casos, use a próxima diretriz.

►6. Esclareça seus limites de aceitação.

Você pode estar disposto a fazer parte do que a outra pessoa está pedindo, ou pode estar disposto a fazê-lo sob certas condições. Nesses casos, esclarecer seus limites de aceitação pode ser muito útil. E pode ser politicamente sábio quando você recusa pedidos de pessoas que detêm poder sobre você.

Nessa abordagem, você está dizendo, em essência: “Não vou/não posso fazer isso e aquilo, mas estou disposto a fazer ou posso fazer em branco e em branco”.

Se Jorge usasse essa diretriz, ele poderia ter dito: “Não vou emprestar minhas anotações, mas vou deixar você copiar as que precisar enquanto estivermos almoçando”.

Ou pode ser apropriado dizer ao seu colega de equipe: “Não posso ficar depois do trabalho hoje. Posso vir amanhã cedo se você realmente precisar de ajuda.

Faça algo hoje para que seus “sims” signifiquem “sim” e seus “nãos” signifiquem “não”.