Bárbara Ivanova
(Moscou, Russia, 25 de Março 1917 – )
Parapsicóloga.
Educadora, palestrante e autora.
Foi professora universitária de língua estrangeira.
Ela se tornou conhecida em toda a URSS por suas habilidades de cura, com a participação de muitos funcionários de destaque.
Suas técnicas incluíram a cura convencional impondo suas mãos próximas ao paciente, mas ela também experimentou cura a distância, usando conversas telefônicas como um contato com o alvo. Durante a conversa Ivanova visualizava o paciente, a doença e a cura mental. Durante essas conversas ela acreditava visualizar encarnações anteriores da pessoa que estava atendendo.
Ivanova se tornou a primeira professora de cura psíquica na URSS.
Ela permitiu ser estudada por pesquisadores e todos experimentos conduzidos em telepatia tiveram êxito.
Aprendeu a falar fluentemente o português em três meses. Dizia recordar-se de uma encarnação vivida no Brasil, coisa que lhe facilitou o aprendizado da língua.
Ela foi membro honorário de muitas sociedades e jornais parapsicológicos (incluindo o Conselho Consultivo Editorial de Pesquisa Psi).
Ela escreveu sobre uma ampla gama de assuntos, e seus artigos sobre parapsicologia, a cura, potencial humano e a sua interligação com a natureza viva foram publicados em vários idiomas, incluindo inglês, alemão, francês, italiano, espanhol, polonês e iídiche.
Autora de:
“O Cálice de Ouro”. Editado por M. e L. Mir Vilenskaya. San Francisco: HS Dakin, 1986.
“Reencarnação e Cura”. Pesquisa Psi 5, 1,2 (março / junho 1986).
“Algumas experiências em processos de cura.” International Journal of parafísica 19, 5,6 (1985).
Para mais informações sobre ela: Berger, Arthur S., e Joyce Berger York. A Enciclopédia de Parapsicologia e Psíquicas:. Nova pesquisa Paragon House, 1991.