O critério mais importante para medir sua maturidade emocional é a sua capacidade de amar.
Na infância, estamos completamente dependentes de nossos pais; se formos pessoas privilegiadas, Deus nos concedeu pais que realmente amavam-nos e, consequentemente, aprendemos a amar.
Quando crescemos estendemos nosso relacionamento para outras pessoas, nossos companheiros, colegas de turma e amigos da escola; eventualmente conhecemos alguém com quem queremos nos relacionar e aumentamos nossa capacidade em nos relacionar com alguém do sexo oposto.
Constituímos família, expandimos nossos interesses e nossa capacidade de amar para a vizinhança, a comunidade, o estado, a nação e o mundo, como uma pessoa amadurecida.
Neste momento, nosso amor atinge seu potencial mais completo; falo em termos de amor aqui para personificar as forças construtivas da vida que devem aurir cada um de nós.
O ódio só pode florescer onde não existe amor.
A única forma de neutralizar o ódio é amar, e só podemos controlar o ódio que parece difundir-se com tanta intensidade na vida atual, se aprendermos a amar.
Portanto, na minha opinião, o objetivo mais importante que cada um de nós deve almejar, independente da nossa idade, é aumentar nossa capacidade em ter interesse pelas outras pessoas, dar de si, importar-se com os outros, amá-los.
O amor constitui a característica mais elevada da pessoa emocionalmente madura.
Citado por Og Mandino
em Sucesso Sem Limites
Ed. Record