Amenofis IV
Tebas 1388 AC – ?
Akhenaton nasceu na cidade egípcia de Tebas, filho de Amenofis III e da Rainha Taia... . Governou o Egito de 1379 a 1362 a.C.
.. .. Realizou uma profunda reforma religiosa. |
Derrubou a velha religião, então corrompida pelos sacerdotes ávidos de poder e portanto, completamente destituída dos seus profundos e sábios princípios originais, pelo culto a Áton, como Deus único.
.
Ao assumir a nova religião, Amenofis mudou o seu nome para Akhnaton (O-Espírito-Atuante-De-Áton) e fundou uma nova capital para o Egito, a cidade de Tel el Amarna, distante 325 quilômetros ao Norte de Tebas. Esta decisão mística, deixa claro sua intenção de marcar o início de uma nova era.
.
Pertenceu a décima oitava dinastia egípcia e foi casado com uma das mais lindas mulheres que a história pode registrar: a famosa Rainha Nefertiti.
.
Sua grande devoção está expressa no “Grande Hino a Áton”, inspiração indireta do Salmo 104. Áton já era mencionado muito antes de seu reinado, como um deus solar, porém, foi ele que o difundiu entre o povo e lhe deu o aspecto de Deus único e de fonte universal da vida
..
H. Spencer Lewis coloca o Faraó Akhnaton e seu pai Amenofis III, como importantes membros de uma antiquíssima fraternidade secreta que está diretamente relacionada com os futuros rosa-cruzes.
.
Após sua morte, a antiga religião foi restabelecida o nome “Akhenaton” apagado de seus monumentos.