Onde apoiar nossa mente?

imageOPUAquilo que você acredita que é verdade, é verdade para você, irmão Badia.

Considere que gosto demais de exercitar a mente, pois com a idade se parar enferruja.

Cada um de nós constrói uma realidade em função de informações recebidas, entendidas, compreendidas e percebidas que, portanto, foram conscientizadas.
Assim as crenças e as informações que formam o nosso conhecimento objetivo e mais o conteúdo subjetivo constituem a nossa realidade subjetiva, a nossa verdade, mas a nossa realidade subjetiva é tida como sendo nossa verdade naquele instante dado.

Pessoas que aceitam ser informadas e aceitam verificar, entender, analisar, ordenar e questionar cada informação antes de aceitar, ampliam os horizontes da consciência a cada momento.
A cada momento mudam a sua realidade subjetiva, ou seja, aquilo que acham que é a verdade.
A verdade passa a ser relativa.

Pessoas que se fecham em uma crença e não admitem que o conhecimento que têm sempre é parcial, têm a tendência de estacionar o desenvolvimento mental e psíquico. 

Se têm uma Fé e associam a fé com uma crença, tornam-se convictos.
Quando há convicção associada à ignorância estamos diante de um fanático que jamais terá a noção do que seja relatividade.

Como as pessoas têm diferentes níveis de informação e diferentes capacidades de conotação, mesmo tendo informações.

Como o desenvolvimento dos circuitos neurológicos do cérebro dependem de exercícios de introspecção, com reflexão durante períodos de meditação e como a maioria tem preguiça 1- de se aculturar; 2- de pensar nas informações recebidas; 3- de conotar com outras informações, dificilmente haverá 5% de pessoas que façam abstrações. Não mais do que 25% com pensamento concreto, direto e objetivo.

Resta os 70% da massa a ser dominada e conduzida pelos sistemas organizados pelos tipos anteriores. São pessoas que se satisfazem com sentimentos, emoções e fantasias.

Como a verdade de cada um pode mudar a cada instante na medida de novas informações e descobertas, os buscadores da verdade continuarão sempre buscando o Infinito. Assim a verdade pode mudar a cada novo dia.
Como a coisa vai longe meu irmão Badia, por hoje paro por aqui, pedindo licença para enviar este arrazoado à outros amigos.
 

Fraternalmente,

Escrito por Prof. Alberto Dias

filipeta

 

imageQPS