Ayur significa “vida” e Veda significa “conhecimento”.

    A Ayurveda é uma ciência que foi concebida a partir do entendimento da vida biológica segundo a teoria dos ‘Tridoshas’ – um modelo que observa três aspectos existentes em todo ser vivente, e que se referem as forças naturais mais evidentes na Terra: o Sol, a Lua e o Vento.
     

    Considerada de origem divina e não empírica como a medicina ocidental, seus conhecimentos necessitam ser passados via mestre-discípulo, o que chamam de ‘parampara’.

      A compreensão da vida segundo os ‘Doshas’ tem uma origem mais antiga, e especula-se que possa ter mais que 5000 anos, porém a  ‘Ayurveda’  tida como síntese excepcionalmente dedicada a aplicação prática e específica não tem menos que 2600 anos de existência.
       

      Esses aspectos chamados ‘Doshas’ são uma composição binária dos 5 elementos básicos da criação material: a terra, o ar, o fogo, a água e o éter. São: Vatta (éter mais ar), Pitta (fogo mais água), e Kapha (água mais terra).
       

      Todo o trabalho da Medicina Ayurvédica consiste em manter o equilíbrio específico desses três aspectos em cada ser. Eles funcionam basicamente como vasos comunicantes. É assim:  aumentando a atividade de Pitta, diminuímos a de Vatta e Kapha respectivamente.
       

      A visão trina da natureza se estende por toda a concepção Védica, e o homem é o ser que mais pode usufruir da existência em sua plenitude. Mas devido tanto à má adaptação ambiental como a hábitos errôneos adquiridos ou impostos, ocorrem desequilíbrios nos Tridoshas que devem ser corrigidos antes que se apresentem as debilidades de toda ordem e as doenças.
       

      A Massagem Ayurvédica
       

      .
      A massagem Ayurvédica é uma prática utilizada pela Medicina Ayurvédica para trabalhar com o corpo físico e o corpo sutil (ou energético).

        Por sua ampla ação na desintoxicação do organismo e de equilíbrio dos Doshas através dos chakras, se tornou uma prática comum realizada por terapeutas, que compreendem a necessidade desse auxílio básico para a manutenção da saúde.
         

        Na sua prática são utilizados vários movimentos de tração e alongamento, bem como a utilização de pontos de pressão específicos que realizam o trabalho mais sutil de equilíbrio.
         

        Fundamentalmente existe um trabalho corporal-energético equilibrador que revitaliza o organismo e proporciona maior reconstituição celular, diurese, aumenta os fluxos sanguíneo e linfático, trazendo saúde e bem-estar entre tantos outros benefícios.
         

        Frederico Maximiliano Pelosi
        fretametuna@yahoo.com.br – 11.9222.1053
        Massoterapeuta Ayurvédico
        filipeta