Eles ativam áreas psico-sensoriais do cérebro.

imageAJIA comunicação Objetiva se faz por palavras, gestos e atitudes. Quando se comunica alguma informação por palavras, faladas ou escritas, acompanhadas de algum arrazoado, as razões obedecem a um determinado enfoque que é denominado ponto de vista, ou, perspectiva.

As razões apresentadas em um arrazoado, de modo lógico e razoável, conferem ao portador uma razão a ser considerada, de modo que, todos podem ter uma razão.

As razões, quando lógicas e razoáveis podem satisfazer as pessoas mais simples de nível intelectual primário. A complexidade de um intelecto desenvolvido implica em questionar se o que é lógico e razoável é válido por ser provável. Assim sendo podemos estabelecer de saída um critério que faz a peneira dos pronunciamentos que são lógicos, até razoáveis, mas pouco prováveis, ou, improváveis. A isso podemos denominar maturidade e Bom Senso. 

O entendimento é o resultado de um processamento lógico e razoável que se faz no ouvinte, ou, no leitor, dentro de uma dada perspectiva, a qual é passada pelo comunicador. Assim Entender é encontrar a razão lógica da informação sob a perspectiva em que ela é passada.

A perspectiva determina um modo de Compreensão. A Compreensão é o resultado do entendimento e da aceitação do que foi entendido como sendo lógico e razoável. É preciso ter em mente que, mudando-se a perspectiva, muda-se o modo de compreensão, portanto, o ser inteligente sempre avalia a perspectiva usada e a possibilidade de a mesma ser mudada, bem como os resultados dessas mudanças.

O modo de compreensão dá o rumo da Percepção e, a percepção influi no nível de conscientização da informação percebida. Uma vez conscientizada e aceita como verdade, a informação passa a fazer parte de uma crença. Assim sendo a pessoa pode acumular um banco de crenças. O banco de crenças perfaz a realidade de cada indivíduo. A realidade de cada um dos indivíduos é o suporte das suas verdades proferidas, as quais dão o norte para as ações individuais. Assim sendo uma crença é o que faz perseverar em uma ação, ou, ações em um determinado sentido.

Dificilmente um indivíduo que fixou crenças aceita mudanças na sua realidade pessoal. No entanto as crenças determinam ações e estas às novas experiências. Apenas as crenças limitantes impedem novas experiências e mantêm a ignorância.

Novas experiências podem mostrar resultados a serem avaliados. Os resultados de experiências bem sucedidas e que, exigem reflexão e ordenação de novas idéias compatíveis com os resultados, podem levar os indivíduos a reavaliar suas crenças e mudar o que era sua realidade. Foi assim que Jesus tentou reformular o Judaísmo.

As verdades de cada um de nós tem como suporte nossas realidades, mas tudo é relativo, de modo que aquilo que você pensa que é verdade, é verdade para você.

O nosso convite é para que façam exercícios mentais. Os exercícios ativarão as áreas psico-sensoriais de seu cérebro. Os resultados dos exercícios servirão de base para reflexão e entendimento sob novas perspectivas. O seu entendimento a respeito de habilidades psíquicas e de seus resultados pode mudar. Tire suas conclusões e discuta conosco o porquê dos resultados. Entenda o que é mística e no que ela difere da linha científica. A ciência é baseada em experiências e resultados que, sejam fatos constatáveis por mais do que uma pessoa e não apenas em suposições. 

Fraternalmente

Escrito por Prof. Alberto Dias

filipeta

imageQPS