Entre as plantas medicinais, flores, grãos e outros, podemos encontrar várias utilidades para o nosso dia a dia, como chá, cataplasma, compressas, banhos, uma alimentação mais saudável.
Neste post escolhi escrever sobre a AMORA e a CALÊNDULA.
AMORA: (nome cientifico: Morus). Existem três espécies: vermelha (Morus rubra), branca (Morus alba) ou negra (Morus nigra). Originárias da Ásia. No Brasil a amoreira, em especial a negra, cresce bem em todas as regiões do país. É uma arvore bem vigorosa, e pode atingir 10 m de altura. A coloração de seus frutos varia de acordo com a espécie, são volumosos, de formato ovóide ou alongado e coloração é vermelho-preta ou vermelho-violácea. Gostam de ser cultivadas em locais que recebam muito sol.
Ações: A amora é uma fruta altamente nutritiva, de sabor doce e um pouco ácida. Composta por 85% de água, rica em proteínas, sais minerais e vitaminas; a fruta é indicada no controle de hemorragias e da pressão arterial, além de exercer uma função antioxidante, laxativa, repositora hormonal, expectorante, refrescante e emoliente.
A folha da Amora Negra é muito nutritiva. Ela Possui 22 vezes mais cálcio que o leite, além de conter mais potássio, magnésio e ferro natural, proteína, fibra, zinco e levedura.
Indicações: Auxiliar no combate ao Diabetes, pois possui a DNJ (inibidora da taxa de glicose com a liberação natural de insulina). Previne a obesidade pela decomposição do açúcar no intestino delgado; auxilia na inibição da elevação da pressão arterial; no equilíbrio das taxas de colesterol e gorduras neutras no sangue; no funcionamento do fígado e rins; combate a prisão de ventre; regula o intestino e o sistema endócrino. Alivia dor de dente e combate as afecções das vias respiratórias. Nas crianças fortalece a memória, pois tem ferro e cálcio natural. Na medicina natural, são relatadas propriedades como o de efeito emagrecedor.
Recomendado para mulheres em menopausa, ameniza o climatério, restabelece a libido e a lubrificação, diminui as cólicas menstruais e também ameniza a tensão pré-menstrual.
Atua contra o câncer, pela ação do ácido elágico, e também no combate a osteoporose, devido a sua concentração elevada de cálcio (46mg/100g fruto).
Durante práticas esportivas pode ser utilizado como tônico muscular, devido ao alto teor de potássio encontrado no fruto (245mg/100g fruto); e como suplemento alimentar com efeito bactericida e anti-inflamatório
Utilizações: A amora é apreciada in natura ou usada na fabricação de geléias, sucos, sorvetes, polpas, conservas, fermentos, iogurtes, doces, tortas, bolos, compotas ou transformadas em vinhos, licores, xaropes, etc.
Todas as partes da planta: frutos, folhas, casca e raiz, são utilizadas na medicina popular:
– A infusão ou o suco do fruto são usados em gargarejos e bochechos contra aftas, amigdalite e dor-de-dente;
– A decocção da casca e das raízes são indicadas contra problemas de estômago, intestino e também como vermífugo;
– A infusão das folhas é considerada excelente diurético, além de agir contra a hipertensão. Também é usada em massagens no couro cabeludo para combater a queda de cabelos, sendo que este efeito pode ser potencializado com a ingestão do chá.
– O xarope é usado para combater a tosse e a irritação da garganta;
– O cataplasma preparado com as folhas é utilizado contra eczemas, erupções cutâneas;
– O fruto é usado contra inflamações e hemorragias;
– O banho preparado com o chá das folhas é considerado revigorante;
– Misture o chá a um pouco de suco de uva concentrado ou outros sabores.
Curiosidades: A amoreira branca é uma planta utilizada nos ritos africanos para limpeza energética. Suas folhas teriam o poder de captar, a partir do raiar do sol, toda a negatividade que é expelida à noite, logo após este se pôr. Na mitologia grego-romana a amoreira era dedicada à deusa Minerva/Athena.
O primeiro papel introduzido no Japão foi originário da Coréia e era feito de amoreira.
Em tempos antigos, as amoras eram usadas como maquiagem, com a função de ruborizar a face, como um rouge, ou blush.
Existe uma lenda que relata o surgimento das amoras vermelha e negra a partir da amoreira branca: Dois jovens, Píramos e Tisbe estavam apaixonados, suas famílias, não permitiam sua união. Um dia, decidiram fugir e marcaram encontro embaixo de uma grande amoreira branca. Tisbe chegou primeiro e avistou uma leoa com a boca suja do sangue da caça que acabara de comer. Apavorada, ela saiu correndo deixando cair seu véu que, dilacerado pela leoa, ficou sujo de sangue. Quando Píramos chegou, encontrou o véu rasgado e marcado de sangue, desesperou-se e pensando que sua amada estava morta, atravessou seu peito com a própria espada. Seu sangue jorrou e atingiu a amoreira branca. Quando Tisbe voltou encontrou seu amado morto, pegou a espada e também atingiu o próprio coração. Naquele momento, os frutos da amoreira branca que foram atingidos pelo sangue tornaram-se vermelhos, quase negros dando origem às amoras vermelha e negra. Por essa razão, acredita-se que o bicho-da-seda só se alimenta da espécie de amoras branca, porque esta ainda estaria purificada, sem a marca da tragédia dos dois jovens amantes.
CALÊNDULA (nome cientifico: Calendula officinalis), herbácea de clima temperado com folhas ovaladas e flores compostas por um grande número de pétalas de cor amarelo-alaranjadas.
É originária da Europa meridional. Relaciona-se intimamente com o Sol. Curiosamente, essa florzinha abre suas pétalas assim que o Sol nasce e as fecha na hora em que ele se vai. Aliás, seu nome é derivado de uma palavra latina, Calendae, que significa “primeiro dia de cada mês”, de onde se derivou também a palavra calendário.
Ações: Indicada para úlceras gastroduodenais, abscesso do estômago, afecções nervosas, artritismo, artrose, cólica menstrual, gastrite, problemas na produção da bile, psoríase, resfriado e úlcera gastrintestinal. Antiespasmódico e cicatrizante, possui efeitos anti-inflamatórios. É antisséptica, analgésica, antiulcerosa, emoliente, antiviral, antiemético, vasodilatador e tônico da pele.
Indicações: É um antisséptico e cicatrizante de primeira ordem, principalmente evitando infecções em ferimentos e escoriações. Na medicina homeopática produz remédios que são usados oralmente, inclusive em períodos pós-operatórios, justamente pelos poderes já citados. Na medicina popular, a planta é muito utilizada para tratar problemas uterinos e cólicas menstruais, estimular a atividade hepática e atenuar espasmos gástricos.
Conta-se que na guerra civil americana, os médicos que atuavam nos campos de batalha utilizavam as flores e as folhas da calêndula para tratar os ferimentos dos soldados.
Utilização: Útil em casos de queimaduras suaves e de sol, escaras e marcas vermelhas em peles sensíveis Favorece a regeneração de tecidos danificados, possui ação séptica e, internamente pode ser usadas para úlceras gástricas e intestinais e no tratamento de úlceras cutâneas (feridas) e de mucosas.
Suas folhas são indicadas principalmente para a pele e como antibiótico, é ainda diurética, combate a diabetes, tem propriedades anti-inflamatórias, bactericidas, depurativas e cicatrizantes, além de agir no couro cabeludo tratando as dermatites descamantes. Popularmente é usada também contra reumatismo, furúnculos, cálculos da bexiga e biliar, prisão de ventre, anemia, artrite, gastrite e hemorroidas.
O chá pode ser usado para qualquer tipo de inflamação do organismo (reumatismo, sinusite, faringite, etc.). É cicatrizante, o que torna útil em casos de úlceras do estômago.
Utilização nos Cosméticos: É na fabricação de cosméticos que a calêndula faz o seu reinado: os diversos princípios ativos da planta são responsáveis pelos eficientes efeitos no tratamento de pele e cabelos. A calendulina, por exemplo, um pigmento que dá a cor alaranjada às pétalas, presente em boas doses nas flores, juntamente com a resina e a mucilagem, são responsáveis pelos poderes regeneradores e cicatrizantes. Outros princípios engordam a lista de propriedades da calêndula, amplamente usada na fabricação de shampoos, loções, sabonetes e cremes. Aliás, ela é uma das bases mais utilizadas na fabricação de produtos indicados para cabelos oleosos e peles com cravos e espinhas.
Loção para tonificar a pele e limpar os poros: Coloque de molho 30g de flores secas de calêndula em 1/2 litro água fervente, retirada do fogo. Deixe em infusão por 20 minutos. Coe e coloque em um vidro com tampa. Use para limpar a pele, de preferência pela manhã.
Curiosidades: Os antigos egípcios acreditavam que possuía propriedades de rejuvenescimento. Os hindus utilizava para decorar altares. Uma das lendas que a envolvem, diz que a menina que pisar descalça em suas pétalas começará a entender a linguagem dos pássaros. Seus poderes também são invocados em sonhos premonitórios. Outras crenças dizem que uma guirlanda de calêndulas na porta de entrada da casa espanta qualquer mal. E que se não abrirem suas flores até às 7h, choverá certamente.