imageFFQ
1. Eu sou a Natureza, tua Mãe. Te gerei, te pari, te dou vida. Quando chegar o momento da tua morte, como Pietá eu te receberei de volta no meu seio. Tu me amarás de todo o teu coração, de toda a tua alma, de todo o teu entendimento.

2. Nada se pode comparar a mim. Tu não me trocarás por coisa alguma.

3. Aprenderás os nomes dos meus filhos e os amarás. Chamarás pelos seus nomes os animais que andam sobre a terra, as aves que voam no céu, os peixes que nadam nas águas, os insetos e as plantas que vivem no teu caminho. Juntos contigo eles cantam a grande sinfonia da vida que faz pulsar o universo.

4. Os animais e as plantas não são objetos insensíveis à mercê dos teus caprichos. Eles amam a vida tanto quanto os homens e sofrem quando estão morrendo. Plantas e animais são nossos companheiros nesse mundo maravilhoso. Se eles desaparecerem o homem ficará numa solidão sem remédio. Antes de serem objetos de uso, eles são presenças de alegria.

5. Tu me honrarás e protegerás para que os teus dias sobre a terra se prolonguem.

6. Não matarás. Toda a vida será sagrada. A reverência pela vida será o teu valor espiritual supremo. Uma coisa apenas se pode matar: o tempo.

7. Não deixarás sobre mim teus dejetos e detritos mal cheirosos e venenosos. Os campos, as matas, os rios, os mares, são o meu corpo. Cuidarás para que permaneçam puros e limpos. Uma coisa apenas pode deixar sobre minha pele: as marcas da tua passagem atenciosa.

8. Não furtarás. Somente tirarás da natureza as coisas necessárias à tua sobrevivência. Jamais tirarás qualquer coisa para satisfazer a tua ambição.

9. Tu me cantarás como amantes cantam a amada. Sou tua mãe. Te dei a vida. Sou tua amante. Tuas sementes me engravidam. Diante de mim tu serás poeta.

10. De mim nada cobiçarás. Tu não me podes possuir porque não possuis nem mesmo o teu próprio corpo. A brisa fresca, as águas cristalinas, o céu azul, o zumbir dos insetos, a sombra das árvores, o perfume das plantas – nada disso pertence a quem quer que seja. São minhas dádivas gratuitas a todos os seres vivos.

 

Rubem Alves

filipeta

cristo individer_04