Swami Vivekânanda
(Calcutá, 1863 –  Belur, 1943)

viven1Devemos a Vivekânanda a transmissão do  conhecimento Yoga no mundo Ocidental. 
Segundo o ilustre mestre, Yoga Ramacharaka, ele foi uma alma iluminada que trouxe para o mundo ocidental a primeira palavra verdadeiramente autorizada sobre a “Philosophia Yogi”.
 
  Vivekânanda, nasceu na casta dos Kshatriya, filho de pais ricos que não aceitavam  as velhas e  tradicionais crenças induistas e que, portanto, proporcionaram-lhe uma educação bem à moda ocidental, com fortes tendências materialistas..

SVSketchEm 1880, seu destino o colocou diante de Ramakrishina e este encontro mudou definitivamente o rumo de sua vida.
Porém, para poder unir-se ao mestre teve de conhecer a ruína financeira e passar por grandes provas familiares, seus alicerces interiores foram duramente contestados e postos em prova.Converteu-se no discípulo predileto do grande mestre, passando cinco anos ao seu lado. Com a morte de Ramakrishina assumiu a posição deste junto aos discípulos e fiéis.

 Com a finalidade de propagar as suas doutrinas, percorreu a Índia e em 1893 viajou para os Estados Unidos da América com o objetivo de recolher fundos que aliviariam as misérias de seus comptriotas e de participar no “Parlamento das Religiões”, que aconteceu em Chicago. Nesta ocasião ele causou uma impressão muito forte em todos que tiveram contato com ele.
viven 3A este respeito escreveu Romain Rolland: “Sua força e sua beleza, a graça e a dignidade de sua cabeça, a luz escura de seus olhos, seu andar imponente e a explêndida música de sua voz cálida e profunda submeteram a multidão daqueles anglo-saxões da América, predispostos contra ele por seus pré-conceitos de cor. E o pensamento do guerreiro profeta da Índia deixou marcada sua garra nos flancos dos Estados Unidos.”

 Passou três anos na América, onde, em 1894, fundou com Francis Legget a Vedanta Society. Apesar de ter vivido boa parte de sua vida no ocidente, manteve a crença de que a missão da ïndia era iluminar o mundo com sua paz e seu conhecimento. Assim, dedicou-se fortemente em organizar os discípulos de Ramakrishina, fundando a Ramakrishina Mission, em 1897, o Belur Math, nas marges do Ganges e a Ashrama Advaita, no Himalaia.

 vives2A Doutrina proposta por Vivekânanda distingue quatro grandes vias de vida religiosa: a de devoção (bhakti-yoga), a do conhecimento (gñana-yoga), a da concentração interior (raja-yoga) e a da ação (karma-yoga). A esta última atribui especial importância afirmando que a verdadeira adoração é aquela que pratica o homem que se põe a serviço de todos os seres, mesmo quando não tenha crido jamais em nenhum deus, nem tenha estudado nenhuma filosofia. O poder próprio das boas ações o conduz ao mesmo ponto a que o homem religioso chegou por suas orações e o filósofo por seus conhecimentos, sendo-lhe, assim, possível a libertação.
 
a_708
Obs.: Muitas das técnicas psico-respiratórias usadas pelo Sistema IMAGICK de expansão da consciência, estão baseadas no conhecimento originalmente transmitido por ele.
.
a_708
.
O Princípio da Tolerância segundo Swami Vivekananda
 .

O Cristão não precisa tornar-se um Hindu ou um Budista, nem um Hindu ou Budista se tornar um Cristão.

Mas cada um deve assimilar o espírito do outro e ainda preservar sua individualidade e crescer de acordo com sua própria lei.

Se o Parlamento das Religiões mostrou alguma coisa para o mundo, foi o seguinte: Ele provou para o mundo que santidade, pureza, e caridade não são posse exclusiva de nenhuma igreja no mundo, e que todo sistema produziu homens e mulheres de caráter elevado.

Em face desta evidencia, se alguém sonha com a sobrevivência exclusiva da sua própria religião e a destruição das outras, Eu tenho pena dele do fundo do meu coração, e aponto para fora dele sobre a bandeira de toda religião, onde será escrito brevemente com ressentimento da resistência: “Ajuda e não Luta”, “Assimilação e não Destruição”, “Harmonia e Paz, e não Dissenção”.

filipeta

.

sacerimag

barrasmagiaglitter106