imageJ81Há muitos anos, um livro publicado em língua árabe varreu a Europa, tornando-se a leitura favorita dos reis e dos cidadãos. Intitulava-se Hai Ebn Yokdhan e fora escrito por um místico e médico chamado Ibn Tufail, que viveu em Sevilha, na Espanha. A procura se mostrou tão grande por esse livro que o mesmo foi traduzido para o inglês, espanhol, francês, alemão e holandês.

O que o tornava tão atraente aos olhos de todos? Despertava os poderes adormecidos dentro dos leitores, sacudindo-os e orientando-os para a libertação interna e para o emprego de suas forças místicas. O livro falava de um homem que se encontrava sozinho em uma ilha deserta, inteiramente abandonado. Decidindo-se a solucionar os segredos tanto do mundo espiritual quando do natural, pôs-se a trabalhar – e obteve êxito brilhante. Sem qualquer ajuda de pessoa ou livros, descobriu dentro de si tudo de que necessitava para a vida vitoriosa. 

Todos nós temos a energia mental e psíquica de que necessitamos para um dia triunfal, todos os dias. A fim de evitar o desperdício, entretanto, vamos examinar um exemplo de pensamento inútil. É quando as pessoas se preocupam e indagam: “Mas o que posso fazer quanto a todas as minhas dificuldades, que se amontoam?”

Não esqueça, por um só instante, desta realidade simples, porém notável: Quanto mais você caminha em direção da montanha tanto mais se afasta do deserto. Isto significa que você deve atentar apenas para onde vai, e não onde está ou de onde veio. Desde que esteja em marcha para as montanhas, que preocupação, por menor que seja, deve ter pelo deserto calcinado? O deserto não é seu lar, o topo da montanha é que constitui sua habitação.

Um surto tremendo de energia impele você à frente, depois de compreender que tudo que faz é feito pelo seu próprio bem. O homem comum, na verdade, não vê isto. O pouco trabalho que executa é feito a partir de uma sensação amolante de dever a cumprir, ou porque satisfaz sua visão imaginária de que está procurando sinceramente. Não existe energia nisto, ao contrário, é um esgotamento fatigante das forças naturais. O surto de nova força vem do fato de vermos que estamos, realmente, trabalhando para nós.

Ibn Tufail nasceu na Espanha em 1100 e morreu em Marrakesh em 1181
sua obra serviu de inspiração para o livro Robison Crusoe escrito por Daniel Defoe

filipeta

 

pm23