TERCEIRA E ÚLTIMA PARTE DO TEXTO DE COMO SE ORIGINAM AS DOENÇAS

diarioweb_filme_divertidamente_raivaRAIVA

Dentro do termo raiva podemos incluir muitos outros estados emocionais, como ressentimentos, raiva reprimida, irritabilidade, frustração, ódio, indignação, animosidade ou amargura. Todos estes estados emocionais podem afetar o Fígado e se perdurarem pode causar estagnação do QI, do sangue do Fígado, ou ativação do fogo do Fígado. Estes são os desequilíbrios mais comuns decorrentes de alterações emocionais relacionadas ao Fígado.

O efeito da raiva depende muito da reação do indivíduo ao estímulo da emoção em si, se esta raiva estiver reprimida causará estagnação do QI do Fígado, ao passo que se expressar causará subida do YANG do Fígado ou ativação do fogo do Fígado, na mulher a estagnação do QI do Fígado poderá conduzir à estase de sangue do Fígado.

A Raiva nem sempre é manifestada com explosões de ira, irritabilidade, gritos, face vermelha, alguns indivíduos podem levar a raiva dentro de si anos a fio sem nenhuma manifestação, por exemplo, uma depressão duradoura pode acontecer por raiva reprimida ou ressentimento, uma pessoa deprimida pode parecer muito contida, andar lentamente e falar com voz baixa, isso são sinais de estagnação do QI e do sangue, que advém da tristeza ou da aflição.

Descontar-a-raiva-em-Inglês-descontar-algo-em-alguémEm alguns casos a raiva pode afetar o Estômago, que seria causado pelo QI estagnado do Fígado, a raiva como todas as outras emoções também pode afetar o coração, dentro do Ciclo de Geração na perspectiva dos Cinco Elementos, o Fígado é a mãe do Coração e em geral o fogo do Fígado é transmitido ao Coração, que dá origem ao fogo do Coração, a raiva torna o Coração preenchido com sangue, com o passar do tempo isso leva calor para o sangue afetando o Coração e então a Mente, pois o Coração é o órgão que governa a mente (SHEN).

É importante mencionar aqui que o Fígado é um órgão muito importante na relação funcional entre Útero e sangue, pois o Útero depende de um suprimento abundante de sangue a todo instante, uma vez que o Coração governa o sangue, o Fígado armazena o sangue e o Baço controla o sangue, estes três órgãos YIN estão vinculados ao Útero, porém o Fígado é o mais importante, pois o QI do Fígado movimenta o sangue na fase pré-menstrual e então o sangramento menstrual, por ser o órgão responsável por regular o volume do sangue no organismo tem a função também de umedecer músculos, tendões e os olhos, pois quando o organismo está ativo o sangue flui para os músculos, tendões e unhas, e quando o organismo descansa flui de volta para o Fígado.

raivaAlgumas das manifestações e sintomas causados pela raiva: Dores de cabeça, Rubor Facial, Tontura, Tinido, Rigidez Cervical, Rigidez dos Ombros, Olhos Vermelhos, etc…

Finalizando podemos dizer que o Fígado é a residência da ALMA ETÉREA, a Alma Etérea é a fonte dos sonhos, projetos, inspiração, criatividade, idéias, ela é descrita como o vai-e-vem da Mente (SHEN).  Isso significa que ela dá para mente a outra dimensão necessária da vida, sem eles a Mente seria estéril, ela é um oceano de idéias.

procupadaPREOCUPAÇÃO, EXCESSOS DE PENSAMENTOS

O Baço é o órgão central na produção do QI ele extrai o QI dos alimentos (Gu Qi) que é a base para formação do QI e do sangue que ocorre no Coração, o QI produzido pelo Baço se combina com o ar no Pulmão para formar o QI da reunião que por si só é a base para a formação do QI verdadeiro (Zen Qi), então o Baço em conjunto com o Estômago é denominado Raiz do QI pós- Celestial.

594333-A-preocupação-exagerada-prejudica-o-desempenho-do-indivíduo-em-várias-situações.-Foto-divulgaçãoDizemos que o Baço é a residência do intelecto, ele é responsável pelo pensamento aplicado, estudo, memorização, focalização, concentração e geração de idéias. Um desequilíbrio energético do Baço irá causar um intelecto entorpecido, pensamento lento, memória pobre e a capacidade para estudar, concentrar e focalizar prejudicadas, entretanto o excesso de estudo, trabalho mental que exija concentração por períodos muito prolongados e contínuos pode vir a debilitar o Baço.

preocupaçãoA esfera do pensamento, das lembranças e memorização em MTC fica entre o Intelecto (Baço/YI), a Mente (Coração/SHEN), e a força de vontade (Rim/ZHI), o Baço influencia a capacidade para estudo, memória e concentração, o Coração abriga a Mente e influencia o pensar claramente ao enfrentar os problemas da vida, afetando em longo prazo a memória de eventos passados, esta conexão entre intelecto do Baço e a mente do Coração são muito estreitas na esfera da memória, já o Rim nutre o cérebro e influência a memória de curto prazo na vida cotidiana, por isso na velhice a um declínio na essência do rim que não nutre mais o cérebro.

Preocupação-1O excesso de pensamentos afeta o Baço e amarra o QI causando assim sua estagnação, pois ele não pode mais transformar o alimento em QI de maneira eficaz, isto pode ocorrer devido a preocupações constantes, pensar em demasia em eventos ou pessoas, remoer o passado, trabalhos ou estudos mentais excessivos, pensamentos obsessivos, dizemos em MTC mastigação do pensamento.

tristeza-1-500x343TRISTEZA

O Pulmão governa o QI e a respiração, está encarregado da inalação do ar, exerce também influencia sobre a pele é um órgão intermediário entre o organismo e o meio ambiente, sua função é de dispersar ou difundir o QI Defensivo e os Fluídos Corpóreos por toda a parte do corpo e para o espaço entre a pele e os músculos.

tristezaDizemos que o Pulmão é a ALMA CORPÓREA (PO), que forma o YIN e a contrapartida da ALMA ETÉREA (HUN/FÍGADO), a ALMA CORPÓREA é a parte mais física e material da alma do ser humano, pode-se dizer que é a manifestação somática da alma. A ALMA CORPÓREA é YIN, comparada a ALMA ETERÉA e é formada na concepção, ao passo que a ALMA ETERÉA entra no corpo três dias após o nascimento. A ALMA CORPÓREA está ligada a Essência, e podemos dizer que é uma manifestação da Essência na esfera das sensações e sentimentos, ela é a entrada e saída da Essência (JING). A Essência é a estrutura para um organismo saudável, e a relação entre ALMA CORPÓREA e Essência é muito importante, a Essência por meio da ALMA CORPÓREA desempenha um papel em todos os processos fisiológicos, defende e protege contra fatores patogênicos exteriores o organismo.

Tristeza-e-depressãoRelacionada ao Pulmão, a ALMA CORPÓREA está vinculada à respiração, é a manifestação direta da respiração na vida, assim como na Medicina Ocidental o oxigênio entra no sangue por meio da respiração, na MTC a respiração é a ALMA CORPÓREA que afeta todas as funções fisiológicas, no sentido emocional a ALMA CORPÓREA é afetada pela tristeza, lamento, mágoa, essas emoções exercem efeito direto sobre a respiração, dissolvendo o QI do Pulmão e suspendendo nossa respiração, a respiração curta e superficial pode ser um exemplo disto, bem como a respiração rápida e superficial que ocorre apenas na parte superior do tórax e é uma expressão da constrição da ALMA CORPÓREA e do QI do Pulmão.

FEAR MEDO, CHOQUE (PAVOR)

Podemos nos referir ao Rim como RAIZ DA VIDA ou RAIZ DO QI PRÉ-CELESTIAL, isso ocorre porque ele armazena a essência que em sua forma pré- Celestial, é herdada dos pais e estabelecida na concepção; tal essência determina nossa constituição básica por isso o Rim é a RAIZ DA VIDA. Por armazenar a essência o Rim governa o nascimento, crescimento, reprodução, desenvolvimento, maturação sexual, concepção, gravidez, menopausa e envelhecimento, produz a medula, abastece o cérebro, controla os ossos, abriga a força de vontade (ZHI) e controla a Porta da Vida (FOGO MINISTRO), ele é o alicerce para todas as energias YIN e YANG do corpo. A Essência (JING) do Rim é uma substância preciosa, é abastecida pelo QI extraído dos alimentos, essa Essência determina nossa base constitucional força e vitalidade, é à base da vida sexual o alicerce material para fabricação do esperma nos homens, e do óvulo e do sangue menstrual nas mulheres, o sangue menstrual (chamado de TIAN GUI) é diferente de todos os outros tipos de sangue, pois deriva diretamente da Essência do Rim. O médico chinês Zang Jie Bin (1563-1640) disse: Há dois rins, e a Porta da Vida está entre eles, a Porta da Vida é o órgão da Água e do Fogo, é a residência do YIN E YANG, o Mar da Essência e determina a vida e a morte. A Porta da vida é a força motriz de todas as atividades funcionais do organismo, sendo o fogo essencial a vida, todos os órgãos dependem do calor provido pelo fogo da Porta da Vida para funcionarem corretamente.

medoA essência do Rim produz a Medula que é a coluna espinal e abastece em cima o Cérebro, o Cérebro é o Mar da Medula, se a essência do Rim estiver forte, vai nutrir o Cérebro e a memória, a concentração, o pensamento, o Rim é a origem da habilidade e da inteligência, a medula é também a base para a formação da medula óssea e dos ossos.

A Essência do Rim apresenta também grande influência sobre a vitalidade e o vigor mental, ele é a residência e abriga a Força de Vontade (ZHI), a falta da força de vontade, motivação, é com freqüência aspectos de uma depressão mental, e a tonificação do Rim dará excelentes resultados.

medo-mulherA Emoção do Medo depaupera o QI do Rim e o faz descer, provocam uma deficiência e uma debilidade no YIN do Rim, a ansiedade prolongada devido às preocupações  com o futuro podem esgotar o YIN E O YANG e o QI dos Rins o que pode levar à uma fraqueza crônica, o choque pode debilitar os Rins e o Coração, a reação de “lutar ou fugir” causa uma liberação excessiva de adrenalina nas glândulas adrenais e supra-renais, que se localizam sobre os rins.

 

7MATERIAL DE PESQUISA PARA O TEXTO: FUNDAMENTOS DA MEDICINA CHINESA (GIOVANNI MACIOCIA)

ETERNOS SÃO O CÉU E A TERRA,

PORQUE NÃO SÃO AUTO-EXISTENTES,

PORQUE RADICAM EM ALGO

ALÉM DELES MESMOS.

ESTA É A RAZÃO DA SUA ETERNIDADE,

ASSIM É O SÁBIO,

QUANDO NÃO É EGO VIVENTE,

QUANDO NÃO SE INTERESSA POR SI MEMSO.

E POR ISSO SE REALIZA.

NÃO CUIDA DO SEU EGO,

 E POR ISSO SEU EU PROSPERA.

É ESTA A RETA ORDEM CÓSMICA:

SOMENTE O DESINTERESSADO SE AUTO-REALIZA.

RETIRADO DO LIVRO TRATADO DE AURICOLOTERAPIA (PROFESSOR MARCELO PEREIRA DE SOUZA).