mira 1Os princípios da cura oculta fazem parte dos fundamentos dos sistemas mais antigos de cura que já existiram na história da Humanidade.

No mundo ocidental não encontramos, até o presente, uma teoria sobre a saúde e a doença que seja aceita por todos. No entanto, nos países orientais, vemos que esses princípios estão muito bem definidos, e encontram-se em todas as obras sobre Cura. Alguns deles já estão sendo utilizados no ocidente  —  como exemplo, citamos o crescente interesse pela Acupuntura.

No Ayurveda, uma das grandes escrituras médicas da antiga Índia, afirma-se que Brahma, o Criador, passou esses conhecimentos aos habitantes dos reinos celestiais, os Deuses Celestiais, que, por sua vez, passaram esses ensina­mentos a Indra, no nível inferior mais próximo deles, pois estavam juramentados pelas Leis antigas a passar o conhecimento que possuíam, caso não o fizessem estariam cometendo um grande pecado.

indraIndra era o Chefe dos Deuses, e seus lares estavam no reino imediatamente inferior. Indra deve­ria ensinar a Ciência da Saúde aos Deuses Menores do seu reino, porque a eles incumbia preservar a saúde do povo e transmitir-lhes o que tinham aprendido sobre o assunto. No entanto, Indra deixou de cumprir seu dever sagrado e conservou o conhecimento para si mesmo. A Humanidade começou a sofrer com a decrepitude e com enfermidades de vários tipos, encurtando, assim seu período de vida. Ao descobrir, já tarde demais, seu erro, Indra determinou que a Ciência da Saúde devia ser passada, pelo menos parcialmente, para a Humanidade. Para isso, reuniu ao seu redor alguns homens sábios que, pela austeridade, votos, dádivas, estudo, meditações e prática da compaixão universal, haviam-se tornado merecedores do conhecimento das Leis da Saúde Perfeita. Esta é a mais sagrada de todas as ciências. Promove longevidade, evita os efeitos da decrepitude e das enfermidades, traz força e é muito benéfica para todas as criaturas. Concede Proteção aos aflitos e é totalmente desprovida de sectarismo em suas teorias.

Esse conhecimento antigo chegou até nós através das Idades, com relatos de muitas curas instantâneas, chamadas, por alguns, de milagres.

Alguns vislumbres dessas verdades são encontrados nos Registros das Escolas Ocultas de Cura, especialmente no oriente, onde o lado interno da Natureza, em todas as suas manifestações, é estudado com muita seriedade.

Fazem parte desse conhecimento os mistérios concernentes aos movimentos dos planetas e suas influências sobre os elementos da matéria em todos os corpos, assim como a evolução do reino angélico ou dévico, e os enigmas sagrados da própria vida, que contêm o mistério da essência da saúde.

A recuperação instantânea da enfermidade e da morte, trazendo de volta o estado de saúde plena, que caracterizou as curas mais excelsas nesses antiquíssimos registros, são também características de escolas posteriores de curadores e de seus estudantes mais fervorosos.

PhiloDe acordo com Philo, escritor do século 1 da era cristã, existiram, durante muitos séculos antes dessa data, comunidades chamadas “essênias”, que tinham organizações de estudantes muito bem preparados, cujas características eram o amor a Deus, à virtude e à Humanidade. Os métodos que empregavam para demonstrar essas virtudes, faziam com que eles fossem extremamente queridos e respeitados por todas as pessoas.

Muitas informações a respeito das comunidades essênias surgiram a partir do descobrimento dos Manuscritos do Mar Morto. Sobre este tema, possuímos, atualmente, farta literatura.

Os essênios afirmavam que, por meio dos estudos que realizavam e pelo tipo de vida que tinham, podiam conhecer a arte da cura superior. Por meio do estudo constante da Natureza e da administração das forças que, através dela se manifestam; pelo conhecimento do trabalho dos Anjos ou Devas; e pela união da sua natureza superior com a Vida Una, os essênios desenvolveram a intuição que lhes permitia conhecer diretamente a natureza das almas puras, sendo capazes de compreender e de usar os poderes inerentes à essência da matéria, assim como conhecer as causas das enfermidades. Um dos objetivos desses curadores era o de alcançar um tal estado de santidade que lhes proporcionasse a capacidade de realizar curas instantâneas. Somente aqueles que, com pureza total de mente, emoções e corpo, aqueles que estavam cheios de amor e compaixão e que haviam alcançado os graus mais elevados nessas escolas ocultas, poderiam almejar semelhante aspiração. Esses, portanto, possuíam o dom de ressuscitar os mortos. No mundo atual, somente alguns homens raros e sábios detém este conhecimento.

pitagorasNa famosa Escola de Pitágoras, em Kratona, na Sicília, em 1600 A.C., os candidatos de­viam possuir um grande conhecimento de matemática e música, assim como pureza extrema de vida. A idéia não era apenas fazer de cada homem um santo mas, mais do que isso, quando cada um dos aspirantes houvesse se convertido em santo, com um grande poder de amor e com um conhecimento definido, era-lhe, então, permitido entrar na Escola para desenvolver plenamente seu próprio poder Divino.

Pitágoras, que viajou durante anos pela Índia, onde existiam escolas de cura desde o começo da raça Ariana, ensinava em sua Escola a arte da cura superior, não somente do corpo físico, como também da cura psicológica ou da alma, mostrando que existia a necessidade das curas superfisicas  —  que os médicos deviam conhecer e aliviar. Em seus Versos Dourados disse: A raça do homem é Divina. A natureza sagrada revela aos homens os mistérios mais ocultos. Sim, ela te concede seus segredos, tu realizarás facilmente todas as coisas que te ordenei. E, pela cura da tua alma, irá livrá-la de todo os males, de todos os sofrimentos”.

Diz-se que Jesus foi treinado em uma das escolas dos essênios, sendo um jovem com um corpo e uma alma puros, assim como com uma grande compaixão por todo sofrimento, o que lhe permitiu oferecer-se ao Supremo Instrutor do Mundo, o Cristo ou Maitreya, como é conhecido no mundo ocidental e à Sri Krishna, como é conhecido na Índia. Jesus havia convertido seus veículos em um modelo perfeito de pureza e de amor, tendo o poder de curar instantaneamente todo tipo de enfermidades e, também, de ressuscitar os modos.

hipocratesHipócrates, pai da medicina moderna, por volta de 45 a.C., sustentava em seus ensinamentos e em sua prática, que existia uma essência regeneradora na Natureza, que impregnava toda a criação. Essa inteligência era o agente utilizado para regenerar as pessoas quando se contaminavam. Por meio da observação, da compreensão e do manejo desta vis mediacatrix naturae é que se poderia conhecer a arte de todo verdadeiro médico.

 Menander foi famoso especialmente por suas Escolas de Curadores na Samaria. Seus ensinamentos baseavam-se em premissas psicológicas. Ensinou os sete poderes criativos da Natureza e seus regentes, assim como os meios pelos quais esses poderes planetários estavam sempre submetidos a uma vontade com­passiva e pura.

Um século mais tarde, Hipólito escreveu sobre as Escolas de Curadores dos Ofitas, que tinham por símbolo a serpente. Este símbolo da Inteligência da Saúde teve papel importante nos mistérios das escolas de curadores e nas escolas de sabedoria da Grécia, Egito e Fenícia, Síria, Babilônia e na parte oriental da Índia.

Existem, também, menções a respeito de uma seita ascética de judeus que viveu no século 1 d.C., referindo-se a Milna como sendo antecessor dos monges e eremitas cristãos. Residiam próximo à Alexandria, no Egito, e mostravam uma semelhança muito grande com a comunidade dos essênios em suas doutrinas de pureza, saúde e compaixão para com a Humanidade. Seus métodos de cura ainda hoje se refletem em alguns dos graus superiores da Maçonaria Filosófica.

galenoO grande médico Galeno, nascido em 131 d.C., na Ásia Menor, via a Natureza, incluindo as inteligências e influências planetárias, como a impulsora primária de todas as coisas e considerava os médicos os principais administradores humanos dos poderes deste planeta. Ensinava que existia uma inteligência oculta na Natureza, que tinha o poder de curar.

Paracelso escreveu: “Descobri muitos segredos na Natureza e posso dizer que somente pode ser um médico verdadeiro quem tenha atingido o conhecimento dessa Essência Curadora e o poder de utilizá-la. Essa Inteligência, que é uma emanação da Vida Espiritual, contém os elementos de todas as influências cósmicas, sendo, portanto, a causa pela qual as ações das estrelas e das inteligências cósmicas podem ser explicadas, quando exercem sua influência sobre os corpos etérico e astral do homem”.

Essas ordens superiores de curadores não desapareceram totalmente. Geralmente trabalham em silêncio, sempre em benefício da Humanidade, com um conhecimento cuja profundidade e beleza o mundo não pode conceber. Sob a orientação desses Curadores existe uma irmandade numerosa de curadores, formando-se em diversas partes do mundo atual.

curadoresTodo grupo de cura formado por pessoas de boa vontade, cheios de compaixão e de amor, com um forte empenho em aliviar os sofrimentos do mundo, chama a atenção dos Curadores Superiores que, então, utilizam esses grupos como canais, através dos quais a Essência Regeneradora da Saúde restaura o equilíbrio perdido nos veículos da personalidade daquelas pessoas sobre as quais são invocadas as forças benéficas e curadoras

.Como complemento a este relato histórico, gostaríamos de chamar-lhes a atenção para as nossas vidas, neste momento em que estamos vivendo e com as circunstâncias que nos envolvem.

A saúde é a fonte da vida e o ponto fundamental para que a tenhamos perfeita é estarmos conectados conosco, buscando dentro de nós a fonte da vida que está em harmonia com a vida como um todo. No momento em que nos colocamos como canais para desabrochar esta vida dentro de nós e recebê-la do cosmos, do ar que respiramos, estaremos iniciando o nosso processo de cura.

Além disso, necessitamos de muito amor a nós mesmos, muita atenção, esquecendo-nos do externo e trabalhando para a nossa purificação interna através de exercícios de relaxamento, meditação e de plena atenção aos nossos pensamentos. Ao substituirmos com carinho os pensamentos negativos pelos positivos, sem condenar-nos, sem luta, de uma forma totalmente impessoal, estaremos modificando nossas formas-pensamento e vibraremos em outra faixa; assim, nossa energia irá gradualmente sendo vitalizada até encontrarmos um estado de perfeita harmonia que será também um estado de perfeita saúde.

Cada doença que surge em nosso corpo é sinal de desequilíbrio. Somente com muita dedicação, carinho, atenção, e contando com a parte do corpo ou órgão que está em desarmonia, é que poderemos reconquistar o equilíbrio. Deste forma, estaremos colaborando com o elemental do corpo físico, cuja função é preservar este veículo de consciência

thotNão esqueçamos, no entanto, que existe uma Força Maior, um Deus, um Espírito Santo, uma Inteligência Amorosa, como quer que se chame, que está em tudo e tudo sabe. Ao entregarmo-nos a essa Força, devemos ficar tranquilos, entregues, sem resistências, entendendo sempre que não sabemos de quase nada do mistério da vida e, portanto, não devemos nos arvorar em sujeitos da ação. Devemos, sim, dar o melhor de nós e permanecer tranqüilos, sabendo que temos em nós, latente, uma semente divina a ser desenvolvida.

William Shakespeare disse: “Nossos corpos são nossos jardins… nossas vontades, os jardineiros.”

No entanto, se do céu cair uma tempestade e o jardim sucumbir, novo período virá e o sol tomará a aparecer. As flores renascerão com novos coloridos e perfumes.

E, ainda que pensemos que algo foi destruído, haverá um momento em que entenderemos que a vida não destrói, ela trans­forma, e cada transformação é um novo crescimento em direção à evolução.

 Quando estivermos desanimados, lembremos o provérbio oriental que diz: “Nunca é mais escura a noite que um minuto antes de amanhecer”.

 

F I M

Alfredo Puig Figueroa (Loja Alvorada, Brasíli-DF) e Zeneida Cereja da Silva (Loja Fênix, Brasília-DF)

filipeta

repsejasaud2