ALKINDI

Ya’kub ibn Sabbah al Kindi
(Percia, 800 – 872)

   
Dizem os modernos historiadores que, quando Império Romano morreu, fruto das invasões bárbaras, os povos onde ele estava estabelecido entraram num grave processo de decadência moral e cultural.
Todo o conhecimento até então acumulado começou a se perder.
Não fosse a cultura árabe, que traduziu para o seu idioma as grandes obras clássicas, o mundo moderno não teria acesso a este conhecimento.

Um dos sábios árabes que mais se destacou nesta tarefa de preservar o conhecimento ocidental é Alkindi.

Nascido em Kufa, uma cidade da Pérsia, traduziu para a sua língua importantes obras de vários autores gregos.
Foi filósofo e matemático.

    alkindi21Além das traduções, ele escreveu livros sobre filosofia, política, medicina, música, astronomia e astrologia.
    É, ainda hoje, considerado como uma das mais destacadas figuras de ocultismo árabe. Desenvolveu seu próprio sistema esotérico, que baseou no conceito da radiação de forças ou raios, a partir de todas as coisas do mundo.
    O fogo, as cores e os sons são exemplos comuns destas radiações. Ele considerava que estas radiações estavam sujeitas as leis astrológicas.
    alkindiPorém, o mais importante, é que ele afirmava que a imaginação, podia produzir radiações capazes de afetar o mundo físico e que os efeitos podiam ser potencializados quando à imaginação se somavam determinadas palavras, ditas com intenção firme.
    Ele dava também muita importância às mensagens e ensinamentos contidos nos sonhos. Sua doutrina mostra fortes tendências neopitagóricas e neoplatônicas.
    Dono de vasta obra que cobria filosofia, política, medicina, música, astronomia e astrologia.

alki

filipeta

Imag dour