Captura de Tela 2017-10-31 às 21.23.34A teoria dos Cinco Elementos se originou ao mesmo tempo em que a teoria do Yin e Yang, tanto a primeira referência ao Yin e Yang como aos Cinco Elementos pertencem ao período da Dinastia Zhou (por volta de 1000-770 a.C). Algumas das mais antigas citações aos Elementos não os chama de elementos; em vez de um elemento; ele é a sede do governo; um repositório do governo; uma mansão; uma casa; (Fu), ou ainda, habilidade, talento, material, (Cai). Eles eram considerados até certo ponto de seis elementos, ao invés de cinco. Eram de fato chamados de “Cinco Habilidades”, ou de “Seis Sedes do Governo”. Um livro do Período dos Estados combatentes diz: “O CÉU ENVIA AS CINCO HABILIDADES E AS PESSOAS USAM”. E diz também: “AS SEIS SEDES DO GOVERNO SÃO, ÁGUA, FOGO, METAL, MADEIRA, TERRA E GRÃO”. Dessa forma o “GRÃO” era considerado o sexto elemento.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.14.00Podemos dizer que as teorias do Yin e Yang, dos Cinco elementos, e sua aplicação na medicina marcam o início do que podemos chamar de medicina científica e o início da partida do Xamanismo. Os curadores não procuram mais uma causa sobrenatural para as patologias, eles observam a natureza, e começam a achar os padrões dentro dela, aplicando assim na interpretação das doenças.

Não é por acaso que os números e a numeração são amplamente aplicados na interpretação da natureza e do corpo humano: duas polaridades básicas (YIN E YANG), uma estrutura cosmológica de três camadas (CÉU, PESSOA, TERRA), quatro estações, Cinco Elementos, seis climas na natureza, cinco órgãos Yin e seis órgãos Yang no corpo humano.

No Livro Shang Shu escrito durante a Dinastia Ocidental Zhou (1000-771 a.C), disse: Os Cinco Elementos são Água, Fogo, Madeira, Metal e Terra. A Água umedece em descida, o Fogo inflama em subida, a Madeira pode ser dobrada e esticada, o Metal pode ser moldado e endurecido, a terra permite a disseminação, o crescimento e a colheita. Aquilo que absorve e desce (Água) é salgado, o que inflama em subida (Fogo) é amargo, o que pode ser dobrado e esticado (Madeira) é azedo, o que pode ser moldado e enrijecido (Metal) é picante, e o que permite disseminar, crescer e colher (Terra) é doce.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.14.27Com estas afirmações deduzimos que os Cinco Elementos simbolizam cinco qualidades inerentes diversas e expressam o fenômeno natural, relatando também os sabores (ou aromas) dos Cinco Elementos, mostrando assim que sabores representam mais uma qualidade inerente de uma coisa (como uma composição química em termos atuais) do que seu gosto de fato. Assim ficam evidentes que os Cinco Elementos não são cinco tipos de matéria fundamental, mas cinco tipos de processos.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.09.37

CICLO DE GERAÇÃO E CICLO DE CONTROLE

As cinco fases da energia ou Cinco Elementos mantêm o equilíbrio interno e a harmonia entre as energias Yin e Yang, através de ciclos de Geração e Controle. Ambos os ciclos que se interagem entre si e se equilibram um ao outro, estão em constante atividade, mantendo o campo dinâmico destas forças polares, que são necessárias para se mover e transformar as energias.

CICLO DE GERAÇÃO

Este ciclo gera a energia e nutre a energia, como a relação entre mãe e filho. Água gera a Madeira nutrindo seu crescimento; Madeira gera Fogo dando-lhe combustível para queimar; Fogo gera Terra; fertilizando-a com suas cinzas; Terra produz Metal pela extração e refinamento; Metal se torna líquido como Água fundido, somando-lhe propriedades especiais, quando à ela se mistura ( Ex: Água Mineral).

Nessa seqüência cada elemento é gerado por um e gera o outro, por exemplo, a Madeira é filha da Água e mãe do Fogo.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.26.48CICLO CONTROLE

Nesta seqüência cada elemento controla o outro e é controlado por um, a Medicina Chinesa Clássica descreve este ciclo da seguinte forma:

Madeira em contato com o Metal é abatida

Fogo em contato com a Água se apaga

Metal em contato com o Fogo dissolve

Água em contato com a Terra para seu curso

Assim que uma das fases se excede tende a exercer um estímulo excessivo sobre o elemento seguinte do ciclo de geração, neste exato momento o elemento que controla esta energia excessiva entra em ação para restaurar a harmonia. O Ciclo de Geração e Controle mantém uma constante relação de harmonia e equilíbrio entre as cinco energias elementares.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.15.57AS SETE EMOÇÕES BÁSICAS RELACIONADAS ÀS FUNÇÕES ORGÂNICAS

As sete emoções básicas são: Alegria, Raiva, Preocupação, Pensamento Obsessivo, Tristeza, Medo, Choque (Pavor). Apesar da conexão Mente e Corpo ter sido reconhecida relativamente há pouco tempo na Medicina Ocidental, a interação das emoções com o corpo físico é essencial na Medicina Tradicional Chinesa.

Cada órgão é correspondente a uma emoção e o desequilíbrio desta emoção pode afetar a função do órgão. Por exemplo, a raiva prolongada pode levar a um desequilíbrio do Fígado, ao mesmo tempo, desequilíbrios do Fígado podem produzir sintomas de raiva que geralmente levam a um ciclo auto-perpetuador.

Ao discutirmos o aspecto emocional do processo da doença, é importante lembrarmos que é normal sentirmos uma gama completa de emoções, uma fonte de desequilíbrio se dará somente quando surge uma emoção que é vivenciada por um período prolongado de tempo ou com uma intensidade específica.

A Acupuntura é especialmente eficaz no tratamento de desordens emocionais, mesmo quando ela não é completamente eficaz no tratamento de distúrbios físicos, vai sempre proporcionar um estado de paz emocional.

ALEGRIA

“A emoção alegria está ligada ao coração, o coração que é considerado o mais importante de todos os órgãos internos sendo algumas vezes descrito como “SOBERANO”, “IMPERADOR”, “MONARCA”, O Questões Simples (SU WEN) diz:” O CORAÇÃO É COMO MONARCA E GOVERNA A MENTE (SHEN)” O Eixo Espiritual (LING SHU) menciona:” O CORAÇÃO É O MONARCA DOS CINCO ORGÃOS YIN E DOS SEIS ORGÃOS YANG, SENDO A RESIDÊNCIA DA MENTE (SHEN)”

De todas as emoções estudadas na MTC a alegria é a mais difícil de explicar, pois é óbvio que um estado de alegria não é uma causa de doença, e sim um estado benéfico que leva a um bom funcionamento dos Órgãos Internos e suas faculdades mentais, entretanto as desordens relativas a esta emoção surgem quando ocorrem níveis de estresse muito elevados, estados de excitação mental contínua( porém aprazível), ou excitação excessiva, isto é, uma vida de excessos. Isso irá estimular o coração excessivamente que com o tempo vai conduzir a sintomas e sinais relacionados a ele, que se apresentam como manifestações principais: palpitações, excitabilidade excessiva, insônia, inquietude, fala em demasia, ansiedade.

Captura de Tela 2017-10-31 às 21.26.18DANDO CONTINUIDADE NO PRÓXIMO MÊS FALANDO DAS SEIS EMOÇÕES BÁSICAS RESTANTES.

MATERIAL DE PESQUISA PARA O TEXTO: FUNDAMENTOS DA MEDICINA CHINESA (GIOVANNI MACIOCIA)

COMO GOSTO SEMPRE DE FINALIZAR COM UM POEMA PARA RFLEXÃO AQUI VAI UM:

SÍNTESES DAS ANTÍTESES

SÓ TEMOS CONSCIÊNCIA DO BELO, QUANDO CONHECEMOS O FEIO.

SÓ TEMOS CONSCIÊNCIA DO BOM, QUANDO CONHECEMOS O MAU.

PORQUANTO, O SER E O EXISTIR, SE ENGRENDRAM MUTUAMENTE.

O FÁCIL, E O DIFÍCIL SE COMPLETAM.

O GRANDE E O PEQUENO SÃO COMPLEMENTARES.

O ALTO E O BAIXO FORMAM UM TODO.

O SOM E O SILÊNCIO FORMAM A HARMONIA.

O PASSADO E O FUTURO GERAM O TEMPO.

EIS PORQUE O SÁBIO AGE PELO NÃO AGIR E ENSINA SEM FALAR.

ACEITA TUDO QUE LHE ACONTECE.

PRODUZ TUDO E NÃO FICA COM NADA.

O SÁBIO TUDO REALIZA E NADA CONSIDERA SEU.

TUDO FAZ, E NÃO SE APEGA À SUA OBRA

NÃO SE PRENDE AOS FRUTOS DE SUA ATIVIDADE.

TERMINA A SUA OBRA E ESTÁ SEMPRE NO PRINCÍPIO.

E POR ISSO SUA OBRA PROSPERA.

 

RETIRADO DO LIVRO TRATADO DE AURICOLOTERAPIA (PROFESSOR MARCELO PEREIRA DE SOUZA).