13lost 1Muitas culturas de todo o mundo falam de terras míticas, cidades submersas e reinos perdidos que desafiaram todas as tentativas de serem descobertas. É possível que essas misteriosas civilizações tenham surgido e desaparecido, voltando ainda mais no tempo do que a história jamais saberá. Terras esquecidas, se descobertas hoje, poderiam lançar luz sobre a nossa antiga cultura através de suas estruturas antigas, hieróglifos enigmáticos e obras de arte esquecidas.

lost 2Atlantida era uma ilha mítica que dizem afundou no oceano. Foi mencionada pela primeira vez por Platão por volta de 350 aC, que escreveu sobre uma bela ilha no Oceano Atlântico que foi engolida pelo mar em um dia e uma noite. Ele escreveu dois livros sobre a história e cultura desta ilha mítica.

Outra cidade submersa era a Ys, cujas reivindicações de lendas remontavam até a era pré-histórica onde um assentamento foi construído ao largo da costa de Douarnenez, na França. O mito afirma que Gradlon, um rei de Cornouaille, construiu uma cidade dentro dessas muralhas a pedido de sua filha Dahut que amava o mar. No entanto, um dia, uma onda tão alta quanto uma montanha desmoronou Ys, arrastando a cidade para as profundezas do oceano.

Lemúria é o nome de uma terra perdida localizada em algum lugar no Oceano Índico ou Pacífico. A ilha não se baseava em lendas, mas em suposições científicas. Embora a Lemúria não seja mais considerada uma hipótese científica válida, ela foi adotada por praticantes do ocultismo que acreditam que um continente misterioso existiu no mundo antigo que afundou no oceano como resultado de um evento cataclísmico.

lost3Mu é o nome de um hipotético continente perdido, proposto pelo viajante do século XIX Augustus Le Plongeon. Ele alegou que várias civilizações antigas, como as do Egito e da Mesoamérica, foram criadas por refugiados de Mu, que ele localizou no Oceano Atlântico (outros sugerem o Pacífico). Hoje os cientistas descartam o conceito de Mu como fisicamente impossível, argumentando que um continente não pode afundar nem ser destruído no curto prazo exigido por essa premissa.

Avalon é uma ilha lendária em destaque nas lendas arturianas. Aparece pela primeira vez no relato histórico de Geoffrey of Monmouth, em 1136 dC. Dentro de seu livro, ele afirmou que numa misteriosa ilha a oeste da Inglaterra havia sido forjada a espada Excalibur de Artur e que mais tarde atuou como um local de refúgio depois que Artur foi ferido na Batalha de Camlann. Avalon sempre foi associado a práticas místicas e seres sobrenaturais.

lost 5aAgartha é uma cidade lendária que se diz residir sob a superfície da terra. Foi mencionado pela primeira vez no Oeste por Alexandre Saint-Yves d’Alveydre, que propôs que essa civilização oculta protegesse o conhecimento secreto e uma riqueza incrível. Teosofistas consideram Agartha como um vasto complexo de cavernas sob o Tibete, habitado por criaturas sobrenaturais chamadas asuras.

Nas tradições tibetanas e budistas, Shambhala é um antigo reino escondido em algum lugar da Ásia Central. É mencionado em vários textos antigos, sendo o mais antigo as escrituras Bön (que muito anteriores ao budismo). Todos eles veem Shambhala como um reino puro que está à beira da realidade física, conectando este mundo ao próximo (um portal entre os reinos físico e espiritual). Apenas os seres mais esclarecidos podem entrar neste paraíso (de fato, os lamas tibetanos passam grande parte de suas vidas no desenvolvimento espiritual antes de tentar a jornada para esse reino mítico).

lost6Na mitologia grega, Hyperborea era uma terra mítica situada “além do vento norte”. Os gregos acreditavam que era um paraíso fértil que ficava bem ao norte da Trácia, “onde o sol brilhava vinte e quatro horas por dia” (que para os ouvidos modernos sugere a região do Ártico). No entanto, também é possível que a Hiperbórea não tenha sido um local físico, pois, de acordo com o poeta grego Píndaro, nem navegando, nem a pé, encontraríamos a maravilhosa estrada para a Hiperbórea.

Thule foi mencionado pela primeira vez na geografia clássica europeia como uma região que ficava bem ao norte da Grã-Bretanha. Antes do século XIX, muitos pensavam nesse mistério do Norte como o inferno, cercados por vulcões em meio a uma selva gelada. Por outro lado, após o século XVIII, passou a ser conhecido como uma terra da abundância; onde os peixes eram apanhados em abundância e havia abundância de pastoreio para a produção de carne e manteiga. A lenda de Thule foi, portanto, avaliada como sendo o céu e o inferno. O termo “Ultima Thule” denota qualquer lugar distante que esteja localizado além das “fronteiras do mundo conhecido”.

lost 7uQuando os exploradores espanhóis chegaram à América do Sul no início do século 16, eles ouviram rumores de uma cidade perdida chamada El Dorado, que estava cheia de ouro. O folclore local dizia que, toda vez que um novo governante era nomeado nessa cidade, ouro e joias preciosas eram jogados em um lago chamado Guativita. Este lago foi encontrado em 1545, por exploradores que conseguiram baixar seu nível o suficiente para encontrar centenas de pedaços de ouro ao longo da borda do lago. No entanto, as tentativas de drenar o lago continuaram sem sucesso, e a cidade de ouro permanece perdida.

Paititi é uma lendária cidade inca perdida, equivalente a uma utopia ocidental. Dizem que é abundante em comida e riqueza mineral. O folclore coloca esta cidade esquecida em algum lugar dentro das florestas tropicais remotas do Peru, norte da Bolívia ou sudoeste do Brasil. A lenda de Paititi gira em torno da história do herói da cultura Inkarri, que, depois de ter fundado Q’ero e Cusco, recuou em direção às selvas de Pantiacolla para viver o resto de seus dias em sua cidade refúgio de Paititi.

lost 8O Brasil é uma ilha fantasma que se diz estar a oeste da Irlanda no Oceano Atlântico. É descrito como sendo encoberto em uma névoa perpétua, exceto por um dia a cada sete anos, onde sua incrível beleza se tornou visível a olho nu. As expedições deixaram Bristol em 1480 e 1481 para procurar a ilha; mas nada foi encontrado. Então, em 1674, o capitão John Nisbet afirmou ter encontrado a ilha quando viajava para a Irlanda. Ele descreveu estranhos roedores negros e um mago que vivia em um castelo de pedra. Uma expedição de acompanhamento do capitão Alexander Johnson também encontrou o Brasil, confirmando as mesmas descobertas. Mas então, o Brasil voltou ao seu eu indescritível. Apenas alguns avistamentos foram feitos desde então.

cropped-banner

filipeta

irmandade 1

Click aqui para receber gratuitamente

informações de como tonar sua vida ainda mais significativa