Cantos litúrgicos dos antigos hebreus, incorporados pelas religiões cristãs,  
os salmos podem ser lidos com a intenção de se obter saúde espiritual e física.

imageUKMEste artigo mostra a relação entre algumas doenças  
e as orações salmistas mais indicadas para cada caso. 
.

 

Por Sérgio Mortari

A nossa constituição físico espiritual nos recomenda que cuidemos do corpo e do espírito com a mesma dedicação. Para o físico, indicamos alimentação saudável em períodos regulares; bons hábitos de higiene; horas suficientes de sono e lazer. Quaisquer excessos ou descuidos serão, com certeza, prejudiciais à nossa saúde física.

Não é só o nosso lado material, porém, que precisa de cuidados constantes. Mesmo porque em corpo são deve estar uma mente sã. Uma boa dieta espiritual começa com o desenvolvimento de um sentimento religioso   não importa qual a doutrina professada. A cultura moral deve ser preservada através de procedimentos éticos. A comunicação com a Inteligência Superior deve ser diária, através das orações.

Orar de vez em quando, quando se tem tempo, numa situação de perigo iminente, para pedir uma graça, não é a melhor forma de alimentar o espírito. A prece é sempre poderosa e eficiente e os resultados não obtidos devem ser creditados a quem não soube fazer o pedido ou o fez nas condições citadas anteriormente. 

Para alimentar verdadeiramente, a prece não deve ser feita com palavras vazias, repetições mecânicas e sem sentido. É preciso que se tenha consciência de que se está falando com o Pai; ter fé e confiança de que Ele o está ouvindo. E necessário concentrar se no significado dos versos, nas idéias que estão sendo colocadas, e despir se de todo o sentimento negativo. 

Orar é uma manifestação interna de confiança absoluta num ser superior. Não é uma fórmula mágica para obter o que se quer. Mesmo porque, se fizermos um pedido e não o merecermos, não seremos atendidos. Esta é a primeira regra: merecimento. Podemos dizer que a segunda regra é o pedido definido e sua disposição em colaborar para que ele seja atendido. Pedir a cura de uma doença e não ir ao médico não é fé, é sandice.

A doença é uma manifestação física de um espírito malcuidado. Toda doença tem origem no plano espiritual, mas, quando chega ao plano físico, deve receber duplo tratamento.

Recitando se os salmos, por exemplo, podemos fortalecer o nosso espírito e promover grandes melhoras de doenças físicas. Cantos litúrgicos da religião de Israel que foram incorporados ao culto cristão, os salmos são uma seqüência variável de versos. Mas não são só uma louvação, uma prece. São textos muito atuais e que levam a uma reflexão muito positiva; seu conteúdo aplica se às mais diversas situações da vida diária. A oração salmista, porém, deve ser feita com a intenção de obter se saúde espiritual. Desta forma, o corpo físico será conseqüentemente beneficiado, pois o equilíbrio foi restituído. 

A primeira invocação que pode ser feita para a obtenção de melhor saúde espiritual a física é o salmo 23. Esses versos têm efeitos preventivos e curativos nas doenças físicas a morais.

Nos versos “O Senhor é o meu pastor: nada me faltará. Ele me faz repousar em pastos verdejantes. Leva me para junto das águas de descanso. Refrigera me a alma; guia me pelas veredas da justiça por amor do seu nome”, fazemos a confissão de confiança absoluta no amor e na proteção do Senhor. Eles nos trazem segurança de que o pedido de cura será atendido. Colocam nos como pacientes aos cuidados do medico verdadeiro.

“Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque Tu estás comigo”   esta é uma afirmação de que as doenças serão curadas pela interferência divina. Traz paz e disposição para continuar o tratamento dos males do corpo físico.

“Bondade e misericórdia certamente me seguirão todos os dias de minha vida; e habitarei na casa do Senhor para todo o sempre.”Aqui encontramos a profissão da fé de que o Senhor fará o que for melhor para o doente. A mensagem que o corpo receberá é de tranqüilidade.

A correspondência psíquica entre os órgãos a as palavras chaves para as diversas partes do corpo explica melhor a atuação dos salmos no tratamento das moléstias. As doenças dos pulmões, por exemplo, estão relacionadas com a comunicação . O ato de inspirar e expirar sugere uma troca dinâmica, um diálogo entre o ar que entra e o que sai dos pulmões. A primeira respiração do recém nato comunica seu nascimento com vida. Dessa forma, para os problemas de origem pulmonar, temos o tratamento com o salmo 150: “Louvem a Deus pela sua morada e por todo o firmamento. Louvem a Deus por suas façanhas e  imensa grandeza. Louvem a Deus com a música, tocando instrumentos. Louvem a Deus com alegria, com flauta a címbalos sonoros. Todo ser que respira tem todas as razões para louvar a Deus. Amém.”

Os distúrbios ósseos estão relacionados com a estrutura, com a firmeza, com o cumprimento das normas. Nesse caso, os versos do salmo 40 mostram se bastante indicados: “Espero ansiosamente por Deus, Ele se inclina para mim e me ouve. Graças a Deus ergui me da lama e Ele colocou meus pés sobre a rocha e firmou meus passos. Pôs em minha boca um cântico novo, e fez aumentar minha confiança. Feliz o homem que confia em Deus, pois não se volta para os soberbos, nem para os mentirosos. Quantos projetos Deus fez em nosso favor, ninguém se compara a Ele. Mas Deus não quer sacrifícios, nem ofertas, nem holocausto. Deus deseja apenas que se cumpra a lei, que seja feita a justiça, que haja fidelidade à verdade. Ainda que lhe rodeiem as desgraças, que as suas culpas o atinjam e o seu coração abandone, peça a Deus o socorro e o alívio e Ele o sustentará. Os que buscam a Deus se encherão de alegria, receberão auxílio. Não demora e Deus cuidará de você.”

O maior dos sentimentos e o que mais promove curas espirituais é o amor. Mesmo porque é um amor equivocado, mal direcionado, que causa doenças do sistema imunológico. Tendo efeitos altamente positivos na cura de doenças em geral e mais especificamente nas moléstias cardíacas, da pele e dos rins, temos o salmo 41: “Feliz daquele que cuida dos fracos, doentes e indigentes. Você será feliz na Terra, será preservado das adversidades e terá vida plena. Você, que cura os homens, terá a cura que vem de Deus. Não seja igual àqueles que comeram o pão contigo e na hora da enfermidade esqueceram que são seus amigos, ou o visitam com fingimento. Abraça a causa dos que estão enfermos e Deus o conservará íntegro, agora a sempre.” 

Temos um corpo físico que abriga um espírito; ele é como se fosse um templo. Mas, muitas vezes, esse espírito sofre de várias perturbações que acabam destruindo a base material. Os vícios do álcool, das drogas, os maus hábitos morais são exemplos disso. Para que se faça a prevenção ou se chegue à cura dessas doenças podemos utilizar os versos do salmo 102: “Ouve a minha prece! Os meus dias se consomem em fumaça e os ossos queimam como brasa. Meu coração está secando como relva pisada; nem mesmo o pão estou comendo. Sinto me como ave solitária no telhado, como pelicano no deserto e bebo as minhas próprias lágrimas. Meus dias perecem na sombra e sem forças you caminhando. Deus, porém, permanece para sempre e sua lembrança passa de geração a geração e seus anos jamais se acabarão. Deus volta se ao indefeso e não despreza nenhuma prece. Ele tem o poder de recriar todos os povos e libertar toda opressão. Deus não deseja arrebatá lo no meio dos seus dias. Ele quer que os seus anos durem de geração a geração e que se cumpra a sua missão. Esteja com Deus para não ser como a veste que se muda ou como a roupa que se gasta, pois a veste de Deus é permanente e ao lado dele seus dias serão completos e seus anos jamais se acabarão.” 

sergio[1]Dr. Sérgio Mortari 
Homeopatia / Acupuntura  
São Paulo SP  
Tel: (11) 5542 4022 
e-mail: sergiomortari@originet.com.br