Ou sobre o Carnaval como o início da Alquimia Interior

fernando-medeiros-tema-carnaval-na-praia-de-botafogo-medida-50x70Hoje em dia é habitual ver, através de nossas ruas, muitos filhos – e alguns adultos – disfarçados com os mais variados figurinos e máscaras: chegou o Carnaval.

No entanto, seria uma verdadeira pena que deixássemos passar esta festança sem aprofundar – pelo menos um pouco – em seu simbolismo e significado, no ensino que tenta transmitir essa antiga tradição que precede a Quaresma Cristã.

5611555_AECIO_TEMA_CARNAVAL_COM_BONECOES_MEDIDA_50X70Sua origem histórica é controversa : alguns dizem que esses festivais vêm da antiga bacanal da Romana, outros os ligam à Saturnalia, outros aos luparcales, há aqueles que encontram uma conexão com as celebrações em homenagem aos Apis egípcios … etc. Como veremos, é muito provável que estejam relacionados a todos eles – e a muitos outros, como o “culto nacional” medieval – já que seu simbolismo e função são os mesmos na maioria dos exemplos citados.

5711901976447751Nem há unanimidade quanto à etimologia do termo. Na verdade, tradicionalmente são propostas duas raízes contraditórias, cuja oposição aparente só pode ser entendida e superada (a coincidência dos opostos) graças à compreensão do simbolismo que envolve suas celebrações:

– Carne-levare : o que significa abandonar a carne

– O termo italiano ” carnevale “, que significa o tempo em que você pode comer

AECIO TEMA CARNAVAL DO RIO MEDIDA 40X60Contraditório? Como veremos, apenas em aparência. Em vez disso , essa oposição é um dos segredos mais bem guardados do hermetismo: alquimia espiritual.

Todas as possíveis origens históricas dos carnavais, todos os festivais com os quais estão relacionados, têm um elemento comum: são tempos de inversão da ordem estabelecida, da libertação da sombra pessoal e social, da efervescência do reprimido, do surgimento de as mais vívidas inclinações do ser … Celebração do caráter “sinistro”, da satisfação dos vícios mais típicos do homem caído, das características mais rastejantes de seu ser.

mmmmmnA questão é: por que diferentes tradições e culturas mantêm viva uma tradição como esta? E, por que, no nosso caso, pouco antes da Quaresma?

Uma primeira razão para ser dos carnavais é a canalização de todas essas tendências baixas, a tentativa de controlar e regular sua manifestação para evitar seus perigos e torná-los inofensivos. 

Ele não pode reprimir-se permanentemente, ele acaba explodindo… Ele deve se permitir certas licenças, embora com moderação…

Di Cavalcanti - Carnaval
Di Cavalcanti – Carnaval

Só assim pode reduzir a força de seus impulsos inferiores. Já disse isso em alguma outra ocasião: o confronto direto é um dos caminhos mais seguros para o fracasso na luta pelo desenvolvimento espiritual.

Da mesma forma que há aqueles que recomendam – para parar de fumar – coloquem-se a uma abundância de tabaco, um excesso autêntico que se sente fatal, não é demais para “deixar seu cabelo cair”, permita-se uma última ceia, antes de começar um período de purificação e a transformação como é Quaresma. Para parar de comer carne ( carne-levare ) torna-se necessário, primeiro, comê-lo ( carnevale ).

carnaval-nos-arcos-heitor-dos-prazeresNo entanto, para evitar ser reconhecido em “debauchery” completo é apropriado para essas datas recorrer a máscaras ou figurinos que, pelo menos, cobrem o rosto diante dos curiosos. No entanto, como Guénon aponta, enquanto eles cobrem o rosto, eles descobrem a alma porque “cada um, obviamente, escolherá a máscara que melhor lhe convier, aquela que representa o que mais está de acordo com suas próprias tendências, para que a máscara possa ser dita ser , cuja função aparente é esconder o verdadeiro rosto do indivíduo, descobre nos olhos de tudo o que realmente carrega dentro, mas isso geralmente deve disfarçar.

   5433946_CHICO_LARANJEIRA_TEMA_CARANAVAL_DE_OLINDA_MEDIDA_5Nesse sentido, durante a orgia carnavalesca – se alguém viver com plena consciência – é possível identificar todos os demônios e sombras que normalmente estão agachados dentro de nós… Assim, podemos caçá-los durante a Quaresma , esse período de jejum e purificação que tem para que morramos para o supérfluo e pior de nós mesmos para ressuscitar, na Páscoa, como homens novos.

É, portanto, capital a importância do Carnaval – desde aquele momento de relaxamento e descoberta do pior de nós mesmos – para iniciar lenta e corretamente. 

1708417_Caipia_de_Quadro_Rocha_MaiaAproveite essas celebrações para conhecê-lo melhor, rir de suas falhas e imperfeições, não dar-lhes mais importância do que eles e dizer adeus a eles… Porque durante a Quaresma você se moverá como a cobra, abandonando o velho e aumentando como novos homens.

É verdade que as luzes e as sombras coexistem em nós, mas não se desencorajem ou se esqueçam de que existe um sol dentro de nós…

Somos estrelas capazes de encher nosso mundo com luz e calor – de compreensão e amor – se nos começarmos com o coração. 

E… Nós podemos fazer isso.

carnaval_pic