Cantinho do Titio

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ALEISTER CROWLEY

 

Muitas pessoas tremem ao ouvir seu nome.

Sentem arrepios só de pensar no homem que se auto denominou “A Besta: 666” : Aleister Crowley. 

Mas nem tudo sobre o temido personagem relaciona se ao culto do chamado lado negro do misticismo. Na verdade, além de romper com o dogmatismo de sua época, Crowley teve um papel importante na inauguração de uma nova fase do pensamento mágico, gerando controvérsias que serviriam como base para o nascimento de toda uma geração de ocultistas a partir da década de 40 e inspirando muitos jovens a buscar as artes mágicas.

 

Edward Alexander Crowley veio ao mundo em 12 de outubro de 1875 na cidade de Leamington, Inglaterra. Seus pais eram sócios dos Irmãos Plymouth, o que lhes rendia um considerável ganho para os padrões da época   dinheiro que mais tarde seria herdado pelo bruxo, possibilitando que se dedicasse em tempo integral aos seus estudos.
 

Mãe de Crowley
Pai de CRowley

 

Um fato importante para entender a história desse estudioso do oculto é a crença de seus pais. Sendo puritanos cristãos, impunham a ele toda sorte de preconceitos e tabus relativos à sua fé e, como resultado, o jovem cresceu com uma educação bíblica completa, que incluía conhecimentos das línguas antigas, como o grego e o latim. Durante seus estudos, ele também entrou em contato com as filosofias antigas e, claro, com a magia.

 

Contudo, um fato acionou a veia de Crowley para o oculto e deu vazão a sua rebeldia. Quando tinha seus acessos de inconformismo, naturais da juventude, mas inaceitáveis ao puritanismo vitoriano, sua mãe costumava chamá lo constantemente de a grande besta. Numa dessas oportunidades, sua curiosidade se despertou e ele foi procurar a passagem sobre o tema na Bíblia. Em vez de se horrorizar, ficou fascinado e concluiu que era essa a razão pela qual ninguém o entendia. Desde então, passou a se autodenominar A Grande Besta: 666.

 

Com a morte do pai e o peso da figura materna em sua vida, Aleister desenvolveu um profundo desdém por todas as instituições, em especial as de caráter religioso e moralista, tornando se um arqui-inimigo de tudo que representava repressão da sociedade em relação ao indivíduo.

Crowley aos 14 anos

 

Sua natureza rebelde começou a encontrar eco no descontentamento da intelectualidade da época e, no final da era vitoriana, teve contato com a efervescente nata cultural dos últimos anos do século XIX e início do XX.

 

Com a morte da mãe, Crowley herdou uma fortuna que, mais tarde, quando passava por dificuldades financeiras, foi reforçada por outra herança de uma tia. Isso lhe garantiu uma vida de luxo e sem necessidade de trabalho desde os 21 anos até a sua morte, aos 72. Nesse trajeto e com a fortuna que ganhou, dedicou se em tempo integral ao estudo das artes mágicas, absorvendo conhecimentos que o tornariam uma das personalidades mais conhecidas no mundo ocultista.

 

O mago estudou no tradicional Trinity College, onde era considerado um excelente aluno, além de grande atleta. Isso lhe deu um enorme destaque e o ajudou a abrir as portas para sua entrada em Cambridge, facilitando seu acesso ao mundo acadêmico e o contato com a ordem mística Aurora Dourada.
 

 

Crowley no Trinity College, Cambridge (Outubro1895)

 

Alvorecer na Aurora

 

Crowley foi convidado a ingressar na ordem Golden Dawn (Aurora Dourada), o que causou um verdadeiro racha na organização. De um lado encontrava se MeGregor Mathers, que insistia em conceder a iniciação a Crowley, pois via nele potencial para ser um grande mago; do outro estava o intelectual William B. Yeats, que via com preocupação o seu comportamento rebelde e tinha receio dos resultados que uma personalidade como a dele poderia provocar aliando a magia a sua já famosa imoralidade. Yeats até afirmou que a ordem não era lugar para curar a rebeldia de ninguém.

 

Depois de ingressar na sociedade secreta, em questão de meses Aleister ascendeu a vários graus, sendo informado que os mistérios mais profundos da ordem somente seriam transmitidos quando atingisse o Décimo Grau. Com sua rápida subida, os membros da ordem decretaram que ele teria de passar vários meses antes de seguir mais adiante dentro das estruturas da Aurora.

William B. Yeats

Incapazes de conter a impaciência do jovem, seus dirigentes declararam ser capazes de fazer tudo que as lendas contavam, desde levitar até voar em vassouras e conjurar tempestades, mas que tudo isso estava aquém da dignidade da Aurora Dourada. Nesse instante, Aleister chamou a todos de uma assembléia de idiotas e estava disposto a ir embora quando encontrou Allan Bennet, um jovem que afirmava ter o segredo para invocar espíritos do outro mundo.

 

Entre eles iniciou se uma amizade de que envolveria a ambos de forma interessante, pois foi ali que a vida mágica de Crowley ganhou novo alento. Ele afirmava ter conseguido invocar um grande número de demônios, embora alguns duvidem disso em virtude de, no mesmo período, ter começado seu envolvimento com drogas alucinógenas, das quais se tornou um contumaz consumidor.

 

A verdade é que o contato com a Aurora Dourada e com McGregor Mathers foi produtivo para a mente ativa de Crowley. Foi lá que ele tomou conhecimento de dois cânones do mundo mágico ocidental: As Clavículas de Salomão e o Livro Sagrado de Abramelin, este considerado
uma das obras mais avançadas do estudo mágico e forças astrais. Segundo consta, Crowley inclusive realizou as operações descritas no livro e elas teriam gerado os eventos que culminaram com sua viagem ao Egito.
 

McGregor Mathers

Seu relacionamento passou a se tomar cada vez mais tenso dentro da ordem, principalmente quando começou a desenvolver uma série de atividades que o colocaram em choque com McGregor Mathers, situação agravada após sua mudança para a Escócia, pois não gostava de receber orientações e determinações: ele simplesmente ignorava as ordens de seus superiores. Isso o levou a cortar relações com Mathers aproximadamente em 1904.

 

Depois do rompimento, uma turbulência agitou a sociedade secreta, causada por uma disputa de poder entre os frateres. Crowley voltou para tentar acertar as coisas, mas sem sucesso. 

 

Abatido, o ocultista abandonou a Inglaterra e iniciou um longo período de buscas, que o levou da América e México ao Extremo Oriente, por fim retomando a Europa e se fixando em Paris.

 

Nessa época, sua fama já havia atingido grande parte do mundo das ciências ocultas, e foi nessa ocasião que ele se casou com Rose Kelly, o que iria mudar radicalmente sua visão do mundo mágico. 

Rose Kelly

 

O Livro da Lei

 

Rose Kelly era irmã de Sir Gerald Kelly, famoso pintor da época, e isso combinava perfeitamente com a imagem de Crowley, considerado um homem cobiçado e de alta estirpe. Kelly, porém, passou algumas dificuldades com o marido devido ao consumo de drogas e a uma vida que transitava pelas diversas facetas da sensualidade humana. A jovem experimentou algumas drogas e se tornou uma dependente em pouquíssimo tempo. Só que seu papel seria mais amplo na história do ocultismo. No ano de 1904, Crowley estava com a esposa no Egito quando ela teve uma série de revelações, que resultaram no Liber Legis, ou Livro da Lei   obra que é a base de toda a doutrina que culminaria no surgimento do movimento thelemista, os seguidores de Crowley.

 

Porém, segundo certos historiadores, todos esses fatos estão conectados às práticas mágicas levadas a cabo pelo mago quando ele trabalhava em conjunto com Allan Bennet. Segundo se sabe, Crowley colocou em prática alguns dos ensinamentos contidos nos textos de Abramelin, mas sem o devido preparo   que, em alguns casos, dura anos. E isso aconteceu sob efeito dos alucinógenos, que devem ter amplificado seus sentidos e iniciado um processo que gerou várias situações estranhas no futuro, envolvendo até a morte de várias thelemistas.

Allan Bennet

 

Alguns afirmam que, quando Crowley começava a compilar os escritos de Abramelin, automaticamente a sala em que ele estava se tomava escura como breu. Não importava se era dia ou quantas lâmpadas fossem usadas, a sala continuava escura. E, segundo testemunhas, vários sons estranhos, alguns horrendos, eram escutados. Foi então que o bruxo retirou se para a Escócia e continuou seu trabalho sem as constantes reclamações dos vizinhos.

 

Às margens do Loch Ness, ele intensificou suas atividades mágicas com invocações e transcrições de antigos rituais para uma linguagem moderna, mas agora as pessoas à sua volta diziam que a escuridão o acompanhava aonde quer que fosse, e sempre havia fortes aromas no ar que atrapalhavam a respiração.

 

Os fenômenos teriam cessado, mas retornaram quando sua esposa canalizou O Livro da Lei, no Egito. Lá, ela entrou em transe e descreveu o deus egípcio Hórus que revelou a Crowley sua condição de profeta e dirigente de uma nova ordem esotérica, que seria maior do que to
das até então.

 

Para um estudioso como ele, isso era algo fantástico, mas difícil de acreditar. Crowley exigiu uma prova e a obteve. Hórus, por meio de Rose, lhe disse para ir ao museu de Boulak, onde ela identifica o deus representado em uma de suas formas, e a caixa na qual se encontrava sua representação levava o número 666. 
 

Stele 666 – Museu de Boulak

 

Convencido da veracidade do que lhe estava sendo apresentado, o bruxo iniciou a transcrição do Liber Legis com a ajuda de Rose e da entidade que se denominava Aiwass, e que lhe revelou as diversas Eras e o seu funcionamento; ele compreendeu o papel de seus estudos e criou uma nova ordem, que englobaria graus da própria Aurora em um sistema maior e mais abrangente. Nascia assim a Astrum Argentum.

 

Depois disso, ele abandonou Rose e partiu para a América, onde conheceu Leah Daesi, que se tornou a sua Mulher Escarlate   fato que apregoava estar profetizado na Bíblia, pois ele realmente se considerava a encarnação da Grande Besta. Em seguida partiu para a Sicília, onde transformou uma fazenda abandonada em uma abadia, chamado a de Templo da Magia.
 

Mulher Escarlate

 

Nos anos que se seguiram, Crowley reuniu uma série de discípulos que se contrapunham àquelas pessoas que o viam como um inimigo, uma pessoa a ser combatida e destruída. O que atraía uns e afastava outros eram os mesmos fatores: uma franqueza direta, a luta pelas idéias em que acreditava, seu inconformismo com as coisas que lhe eram impostas e uma personalidade que acreditava firmemente na magia como meio de mudar o mundo visível de acordo com a vontade humana.

 

A queda de Crowley começou depois que uma pessoa morreu na abadia em virtude de ferimentos recebidos durante uma punição. Crowley teve de abandonar a Sicília e sua esposa   que retornou a Londres   tornou púbilcas as práticas realizadas na abadia e liquidou de vez sua reputação.

 

O mago faleceu em 1947, tendo ao seu lado sua Mulher Escarlate, Leah, que depois desapareceu misteriosamente.
 

Crowley em 1947

 

O legado de Crowley

 

Discutir a figura de Aleister Crowley sob o ponto de vista moral é algo sem sentido, uma vez que a moral é um dos valores humanos mais cambiáveis. Há apenas um século, por exemplo, era perfeitamente admissível excluir a mulher da sociedade, o que hoje é inaceitável.

 

Quando se analisa a figura de Crowley é preciso ir além das aparências, da dicotomia do Bem e do Mal. Note se que muitos dos aluais seguidores da chamada Nova Era   tão cheios de ódio e repulsa à figura do bruxo  , sem saber fazem uso de muitas idéias levantadas e estruturadas por ele.

 

O conceito de que todo homem é uma divindade e que, tendo essa consciência, ele pode alterar sua realidade resultou das idéias thelemistas do ocultista. Além do que, foi ele, junto com MeGregor Matters, que trouxe, sob uma forma moderna, os conhecimentos contidos nas Clavículas de Salomão e no Livro de Abramelin.
 

Crowley em 1910

 

Os jovens que haviam abandonado tais estudos devido ao sectarismo das ordens de então voltaram a buscar esses caminhos com novo fôlego, e isso trouxe um ar renovado ao mundo do ocultismo e esoterismo, fazendo com que as linhas de trabalho se diversificassem, criando uma massa critica necessária à chegada da Era de Aquário.

 

Aleister Crowley questionou vários dogmas cristãos e colocou em xeque as estruturas místicas desenvolvidas até o momento que, em vez de se tornarem centros difusores da verdade, haviam se tornado uma caricatura de si próprias, fechando se em círculos viciosos. Muitas dessas sociedades se reestruturaram para combater as idéias de Crowley, o que, de forma indireta, levou ao renascimento do estudo místico como arte e ciência.

 

O mago não deve ser julgado em termos de Bem ou Mal, pois é desnecessário. Ele próprio se declarou o Anticristo, a Grande Besta: 666. O mais importante, ao avaliar sua passagem pelo mundo, é compreender as idéias contidas na obra que deixou, separando o homem do mito.
 

 


Fonte: Revista Sexto Sentido
Número 20 – Abril de 2001

 

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Textos escritos ou selecionados por: Zelinda Orlandi Hypolito
ze666Psicóloga clínica com especialidade em regressão de memória;
em PKZ – Psyckorszem – A Reconciliação entre os corpos físico/emocional/mental;
e terapia de DBITP (Dessensibilização Progressiva de Incidentes Traumáticos Primários).


Criadora do Workshop: Despertar da Bruxa.
Fundadora do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick.
e Pontifex Solaris do IIE (Imagicklan – a Irmandade das Estrelas)
Vice-Presidente do Instituto de Pesquisas Psíquicas Imagick;
Coordenadora de todas as atividades da Cidade das Estrelas;
Criadora de todos os cursos regulares promovidos por esta entidade.
Telefones: (0xx) (11) 3031.3076 – Celular: (11) 962333.1777