A meditação é um exercício difícil, pois supõe um grande domínio do pensamento.
Ora, o pensamento é rebelde, tem tendência para se escapar, para vaguear, e, se tentardes pará-lo bruscamente, bloqueareis o vosso cérebro.
É muito suavemente que se deve pôr a funcionar o cérebro, esse aparelho tão sensível, exatamente como se deixa aquecer durante alguns instantes o motor de um carro antes de o fazer arrancar.
Portanto, quando quiserdes meditar, não tenteis dominar imediatamente o vosso pensamento: ele resistirá, reagirá, e não obtereis nada dele.
Começai por pôr-vos num estado de paz, de harmonia, e depois, lentamente, docemente, conduzi-o na direção que quereis que ele tome: passado algum tempo, ele estará à vossa disposição e obedecer-vos-á.
É preciso ser muito hábil, muito diplomata, com o pensamento. Quando tiverdes aprendido a dominá-lo, ficareis até surpreendidos com a sua docilidade: sem sequer terdes de intervir, ele continuará durante todo o dia na direção que lhe tiverdes dado.”
Omraam Mikhaël Aïvanhov