O hipogeu foi descoberto acidentalmente em 1902 por um pedreiro que estava construindo as fundações de algumas casas na ilha de Malta.
Temi Zammit, o primeiro diretor do Departamento de Museus de Malta, assumiu a responsabilidade pela sua escavação.
Ela produziu uma grande riqueza de material arqueológico, incluindo cerâmicas, ossos humanos, ornamentos pessoais, como contas e amuletos, animais pouco esculpidos e figuras maiores.
Este “labirinto”, como muitas vezes é chamado, é formado por uma série de câmaras elípticas e alvéolos de importância variável, à qual o acesso é feito por diferentes corredores.
As paredes megalíticas são construídas de alvenaria ciclópica – grandes blocos irregulares de pedra calcária coralina sem argamassa – revestidas rudimentarmente de pedra e obsidiana.
Nas salas principais distinguem-se as suas abóbadas e a estrutura elaborada de falsas baías inspiradss nas portas e janelas de construções terrestres contemporâneas.
O hipogeu, que foi originalmente concebido como um santuário, talvez um oráculo, a partir do período pré-histórico foi transformado em um ossário, como corroboram os restos de mais de 7.000 indivíduos descobertos no decorrer das escavações.
O nível superior é composto por uma grande oca com uma passagem central e câmaras funerárias cortadas em cada lado. Uma das câmaras ainda contém os depósitos do enterro original.
O nível médio é composto por várias câmaras muito bem acabadas, que dão a impressão de alvenaria. A mão de obra é ainda mais impressionante quando se considera que as câmaras foram meticulosamente esculpida usando apenas pedra e ferramentas de pedra.
Pinturas curvilíneas e espirais em ocre vermelho ainda são visíveis em algumas áreas.
Um dos nichos do “Oráculo Câmara” tem a característica de ecoar sons profundos.
Nesse local, em 1905, que foi encontrada uma pequena estátua denominada “Sleeping Lady”, considerada um dos maiores tesouros de Malta. No Hypogeum é encontrada uma réplica da mesma, que pode ser tocada. A original encontra-se no National Museum of Archaeology, em Valletta.
A fachada magnífica é esculpida e a qualidade de sua arquitetura está em um ótimo estado de preservação.
Hal Saflieni Hypogeum é uma propriedade cultural de valor pré-histórico excepcional. Este exclusivo datas monumento remonta à antiguidade cedo (cerca de 2500 aC) e é o único exemplo conhecido de uma estrutura subterrânea da Idade do Bronze.
O enigma permanece, o que levou este povo a construir tal estrutura, qual sua motivação, por que em subterrâneos? Perguntas que ficam ainda sem respostas.