Por Palavras
Escreva de forma objetiva a sua questão.
Escrever de forma objetiva é não ser ambíguo, tipo: “Vou ou não para a China com o Ambrósio?” A pergunta certa é: “Vou para a China com o Ambrósio?”, bem direto.
Uma vez escrita a questão, vamos construir o hexagrama.
Começa-se de baixo para cima, assim a primeira linha encontrada será a inferior.
Vamos aproveitar a pergunta do exemplo para construir o hexagrama.
Vou para a China com o Ambrósio?
Primeira linha:
Contamos quantas palavras tem a pergunta. Se o número de palavras encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -).
No nosso caso temos um número ímpar de palavras e portanto encontramos uma linha contínua. (-)
Segunda linha:
Contamos o número de vogais contidas na frase. Atenção o “Y” é considerado vogal. Como no caso anterior, se o número de vogais encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -).
No nosso caso temos um número ímpar de vogais (13) e portanto encontramos uma outra linha contínua. (-)
Terceira linha:
Contamos o número de consoantes contidas na frase. Atenção o “K” e o “W” são levadas em consideração. Como nos casos anteriores, se o número de consoantes encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -).
No nosso caso temos um número ímpar de consoantes (12) e portanto encontramos uma linha dupla. (- -)
Formamos assim o primeiro trigrama:
Vamos encontrar agora o segundo hexagrama, o superior.
Quarta linha:
Contamos quantas palavras contidas na frase começam por vogal. Como nos casos anteriores, se o número encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -). Atenção aqui o número “0” é considerado par.
No nosso caso temos um número ímpar palavras iniciadas por vogal (3) e portanto encontramos uma linha contínua. (-)
Quinta linha:
Contamos quantas palavras contidas na frase terminam com uma consoante. Como nos casos anteriores, se o número encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -). Atenção aqui o número “0” é considerado par.
No nosso caso temos um número ímpar palavras finalizadas por consoante (1) e portanto encontramos uma linha contínua. (-)
Sexta linha:
Contamos quantas letras tem a última palavra. Como nos casos anteriores, se o número encontrado for ímpar será uma linha continua (-), se for par será dupla (- -).
No nosso caso temos um número par de letras (8) e portanto encontramos uma linha dupla. (- -)
Formamos assim o segundo trigrama:
Que por acaso é igual ao primeiro (existem outras oito possibilidades).
Portanto o hexagrama que responde à pergunta é:
O passo seguinte é ir ao quadro dos hexagramas encontrar o nosso.
Quadro dos Hexagramas do I-Ching
Procure no quadro abaixo, a partir dos dois trigramas (superior e inferior) o número do hexagrama correspondente ao seu questionamento.
De posse do número vá ao quadro abaixo e clicke no número encontrado para saber o que o I Ching tem a dizer para você.
01 | 02 | 03 | 04 | 05 | 06 | 07 | 08 |
09 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 |
17 | 18 | 19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 |
25 | 26 | 27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 |
33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 | 39 | 40 |
41 | 42 | 43 | 44 | 45 | 46 | 47 | 48 |
49 | 50 | 51 | 52 | 53 | 54 | 55 | 56 |
57 | 58 | 59 | 60 | 61 | 62 | 63 | 64 |
Resumo da Construção de Um Hexagrama
Resumo da criação do hexagrama direto referente a uma questão.
a) Escreva, de preferência em letras de forma, a questão que apresentará ao I-Ching.
b) Primeira linha inferior: conte o número de palavras da questão
Se impar linha contínua, se par linha dupla.
c) Segunda linha: conte o número de vogais que a questão possui.
Se impar linha contínua, se par linha dupla.
d) Terceira linha: conte o número de consoantes que possui a questão.
Se impar linha contínua, se par linha dupla.
Com estas três primeira linhas obteve-se o trigrama inferior.
e) Quarta linha: conte quantas palavras da questão começam com vogal.
Se impar linha contínua, se par linha dupla. O número 0 é considerado par.
f) Quinta linha: conte quantas palavras da questão terminam em consoante.
Se impar linha contínua, se par linha dupla. O número 0 é considerado par.
g) Sexta linha: conte quantas letras tem a última palavra da questão.
Se impar linha contínua, se par linha dupla.