Este método foi concebido pelo artista do século 16 e geômetra Albrecht Dürer, e é de longe o método mais fácil e mais elegante do desenho de um pentagrama. Esta é uma construção clássica unir o pentágono e hexágono, e é realizado da mesma forma como o Criador de design tradicional do Universo “, com a abertura das bússolas inalteradas”. Dürer usou essa geometria como base para vários de seus quadros, principalmente Melancholia (esquerda).

Requer apenas compasso e régua.

Passo 1: Desenhe uma linha horizontal. Isto não é estritamente necessário, mas ajuda a manter as coisas praça para a página.
Passo 2: Defina suas compassos para o comprimento que você deseja que a linha de base do pentágono ser; ab neste caso.
Etapa 3: Colocar ponto de compassos de um ponto e ponto B, por sua vez e desenhar dois círculos sobrepostos, o centro de cada sobre a circunferência da outra. Esta é a forma geométrica sagrada essencial chamado de Piscis Vesica.
Passo 4: Bisseccione a bexiga por um desenho cd linha vertical que liga os pontos onde os dois círculos cruzam.
Passo 5: Sem alterar a configuração de suas compassos, coloque o ponto na parte inferior da bexiga, onde os dois círculos se cruzam em ponto c, e desenhar outro círculo completo. Agora você tem três círculos sobrepostos, dois lado a lado e uma menor.
Passo 6: Com a sua régua, desenhe duas linhas EF e GH na diagonal para cima a partir dos pontos onde o círculo menor corta os dois círculos da bexiga, passando pelo ponto onde o círculo menor corta a linha central vertical (ponto o). Estender estas linhas até que toquem as bordas superiores dos dois círculos da bexiga em f e h. Esses dois pontos serão os ‘cantos’ colaterais de seu pentágono.
Passo 7: Ainda sem alterar sua configuração de compasso, coloque o ponto, por sua vez em cada um destes dois pontos F e H que acabamos de estabelecer. Desenhe sobreposição arcos curtos acima e entre estes pontos para definir o nosso canto superior do pentágono no ponto i.
Passo 8: Ligue este último ponto com os dois anteriores e, em seguida, conectar os aos pontos de base original para fazer a abfih pentágono .
Passo 9: Finalmente, desenhar nas diagonais internas do Pentágono para obter o seu pentagrama!
Você pode apagar as linhas de construção, se você gosta, mas é tradicional na geometria sagrada que você deixá-los visíveis para que outros possam ver o método de construção e ficar impressionado com suas habilidades geométricas.
Para o bis, você pode continuar com o desenho para produzir o hexágono / hexagrama. Isto é muito fácil de fazer; ainda com os seus compassos configuração inalterada “, descer” arcos curtos de pontos E e G para dar pontos j e k. Faça o mesmo com esses pontos para verificar se você tem tudo que precisa. Este “pisar fora” técnica é bem conhecida pela maioria das pessoas como um método de fazer uma forma de flor de seis pétalas.
Agora, desenhe na sua abgjke hexágono, e depois a sua uma simples questão de ligar as diagonais para fazer a estrela hexagrama.
Parabéns! Este pequeno exercício tem um significado profundo na geometria sagrada como ele encapsula a união de cinco e seis, a vida e a regeneração desdobrando-se em ordem e estrutura. Esta forma básica pode ser expandido de muitas maneiras interessantes para produzir padrões de azulejos de preenchimento da área, tais como aqueles encontrados é a arte islâmica, por exemplo. Ele também pode ser usado para envolver o espaço tridimensional sob a forma de uma abóbada geodésica, o qual é construído a partir desses hexágonos e pentágonos básicos.