alecrimChá de alecrim (rosmarinus officinalis) – seus benefícios para a saúde são excelentes , com este chá conseguimos evitar vários problemas como reumatismo, má digestão, histeria, problemas cardíacos, asma, nervosismo, indigestão, entre outros que veremos a seguir.

O chá do alecrim e ótimo para se evitar o cansaço após um dia estressante de trabalho, estes benefícios dos chás são devidos o alecrim ser um ótimo estimulante, as tosses acompanhadas com catarros também são eliminadas pelo alecrim devido a sua excelente ação expectorante.

As ervas são ricas em antioxidantes essenciais na eliminação dos radicais livres, ajuda também a evitar ou reduzir os gases intestinais, fortalecer o fígado, reduzir as cólicas menstruais e digerir melhor as gorduras consumidas.

As compressas do alecrim são excelentes para ajudar na cicatrização das feridas e reduzir as dores causadas por reumatismo, os alecrins são muitos indicados também como temperos e adicionados as carnes e aos peixes.

Contra indicações e como usar.

O chá das flores do alecrim são recomendadas para se evitar ou aliviar os sintomas de palidez durante a menstruação, inapetência, asma, histeria, bronquites, nervosismo, indigestão e tosses.

O alecrim pode ser usado também para banhos e excelente para evitar ou sarar problemas na pele.

O chá das folhas do alecrim são excelentes para retirar as impurezas do sangue , e ótimo para o coração por ser tônico e antirreumático, ajuda na secreção da bílis, e diurético, estimulante e antiespasmódico.

E indicado também para eliminar as dores articulares externas.
Se preferir consumir o alecrim seco, e recomendado 1 colher de chá com o alecrim e 1 xícara de chá com água.
Se preferir as folhas frescas o recomendado para este chá e 1 colher de chá com as folhas e 1 xícara de chá com água.

O chá de alecrim não pode ser tomado pelas pessoas portadoras de diabetes, que tenham hipertrofia na próstata, hipertensos, mulheres gestantes e pessoas que possuam doenças de pele que possam inflamar.
Quem desejar tomar deste chá e recomendado que seja tomado no máximo 2 xícaras de chá por dia.

Assim como todos os alimentos deve se evitar tomar este chá em excessos porque em excessos ele vai causar nefrites e gastro entirites, tomando cuidados para evitar seus excessos não temos porque não aproveitarmos seus benefícios para melhorarmos nossa saúde.
Como preparar:

Para preparar a sua própria xícara de chá de alecrim, pode adicionar uma colher de chá de folhas secas num único copo de água fervida.
Este pode então ser ingerido aproximadamente dez minutos depois, a fim de usufruir todos os seus benefícios finais.
Pode optar por adicionar mel e limão, que também é um acompanhamento muito frequente no sentido culinário.

A infusão de alecrim é muito fácil de preparar.
Você só precisa ferver um litro de água, juntamente com diversas folhas desse arbusto. Depois de ferver, deixe repousar durante 5 a 10 minutos, retire as folhas e a infusão está pronta para beber.
Para o alívio de determinados sintomas, poderá beber cerca de três vezes por dia ou conforme necessário.
O chá de alecrim oferece-lhe uma dose diária de vitaminas, incluindo a vitamina A, vitamina B1, vitamina B2, vitamina K, vitamina C e vitamina D. O alecrim também contêm antioxidantes que ajudam a combater os radicais livres.

Celia D. Teixeira