Portada-mujeres-antiguo-PeruUma importante historiadora apresentou a teoria de que o machismo contaminou o conceito popular sobre a vida das mulheres pré-hispânicas peruanas. A pesquisadora documentou como as mulheres de alto nível têm sido consideradas como meras sacerdotisas sem qualquer poder político, apesar das evidências que apontam para uma história muito diferente.

pipoMaritza Villavicencio passou dez anos investigando arte corporal, rituais fúnebres e roupas usadas pelos antigos peruanos. Os resultados de seu trabalho estão no livro “Mulher, poder e comida no Peru antigo.” O período de tempo estudado por ela vai desde  9500 a. C. até aproximadamente o ano 1500 da nossa era.

Tumba-regia-sacerdotisa-MochicaEsta tumba real, a oitava descoberta em 25 anos, teria pertencido a uma sacerdotisa Mochica, enterrada há 1.200 anos. O grande número de descobertas e a complexidade do enterro revelam o poder e a influência que essa mulher exerceu na vida.

Villavicencio descobriu que a crença de que as mulheres da elite do antigo Peru não tinham influência política e só alcançaram o posto de sacerdotisas é falsa. Ela diz que no antigo Peru havia mulheres que reinavam.

Nas palavras da própria Villavicencio:

 chaska-2“As mulheres eram invisíveis na história, e o que meu livro faz é propor a recuperação da memória da vida real dessas mulheres. As mulheres foram categorizadas como sacerdotisas para diminuir seu status – não como alguém que tivesse o poder de participar das atividades políticas, econômicas e sociais de seu povo, capaz de para decidir e fazer alianças com outros governantes […] Existe uma interpretação discriminatória por parte dos pesquisadores em relação às mulheres no Peru antigo que esconde o poder dessas mulheres.”

Representacion-sacerdotisa-MocheA evidência do poder político das mulheres que teria existido no Peru pré-hispânico é evidente se seguirmos a explicação de Villavicencio sobre o que dava poder a um indivíduo naquela época.

546449Ela diz que haviam quatro áreas principais que criavam a autoridade: a possibilidade de fazer “milagres”, reprodução, suprimento de alimentos e capacidade de fabricar tecidos. Uma mulher poderia ter se destacado em qualquer uma dessas áreas, assim como um homem. Desta forma, Villavicencio afirma sobre essas mulheres que “o poder de curar, invocar o clima através do conhecimento, mostrar o caminho da vida e da morte, fez delas líderes”. A linhagem também desempenhava um papel importante para se chegar ao poder.

Huallamarca-San-Isidro-Lima-PeruSítios arqueológicos como o Huaca Huallamarca de San Isidro fornecem um bom exemplo de enterros de mulheres de elite. Quando foi escavada em 1958, foram encontrados os restos mortais de 100 pessoas, das quais 73 eram mulheres de alto nível, como a Senhora dos Cabelos Longos. Os objetos encontrados sugerem que os homens enterrados no local eram de nível inferior ao equivalente feminino.
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A confecção de tecelagens também tem sido relacionada ao resto de algumas mulheres pré-hispânicas encontradas no Peru e, segundo Villavicencio, esses tecidos garantiam poder àquelas mulheres.

Tatuagens com símbolos poderosos, como cobras, também foram encontradas nos corpos de algumas mulheres pré-hispânicas.

lambayequeEla cita exemplos como a Senhora do Cao e a Senhora de Chornancap para demonstrar como os fatos arqueológicos foram distorcidos por numerosos especialistas influenciados por idéias machistas.

Reconstruccion-Señora-de-CaoA Senhora do Cao, agora amplamente reconhecida como governante, foi inicialmente considerada uma sacerdotisa – apesar de ter sido enterrada com um cetro muito maior do que o encontrado no túmulo do Senhor de Sipan (que foi reconhecido como um líder político sem que houvesse nenhuma hesitação).

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