inteligênciasHá muitos anos que o homem se questiona o que é a inteligência e como se mede. Porém com Alfredo Binet, que esses fatos se tornaram oficiais. Foi ele o pioneiro na utilização dos testes de inteligência para categorizar os indivíduos, de forma a prever se seriam capazes ou incapazes de realizar determinadas tarefas com eficiência. Porém, o que ele não contava é que se invés de uma existisse várias inteligências.

Desde o início dos tempos, o homem se questionou sobre o que era a inteligência e qual a sua origem? Muitas das vezes a inteligência, à semelhança de outras capacidades superiores eram atribuídas a Deus ou a Deuses. Hoje sabemos que a origem é multifatorial, sendo resultado de uma combinação de inúmeros fatores, que interagem entre si.

A Inteligência pode ser definida como uma habilidade cognitiva superior, como um comportamento adaptativo orientado por objetivos ou como uma habilidade de inferir novos conhecimentos através de uma reorganização da informação adquirida.

Em 1985, o psicólogo Howard Gardner, revela a Teoria das Múltiplas Inteligências, propondo a existência de 7 inteligências distintas. Mais tarde acrescentou mais 2 inteligências à sua teoria. Totalizando em 9 o número de inteligências.
Vou então descrever as 9 inteligências:

( Segue exemplos de uso das inteligências na magia.)

►Inteligência Lógico – Matemática- Facilidade em fazer cálculos, de encontrar padrões, ordem ou sequências. É a inteligência característica de cientistas e matemáticos. Esta era a inteligência testada por Binet no início dos testes de inteligência.

Na magia : Capacidades alquímicas para misturas e criações matematicamente calculadas.

►Inteligência Linguística – Sensibilidade para sons, ritmos e significados das palavras. Capacidade de comunicar, facilidade para transmitir ideias e de argumentação. Capacidade de improvisar e contar histórias.

Na Magia: Capacidades para o ensino da magia, palestras e criação de feitiços falados e mantras.

►Inteligência Musical – Capacidade para discernir sons, de apreciar, compor ou reproduzir música. Sensibilidade para componentes musicais, como o timbre e texturas. Os compositores e músicos possuem elevada inteligência musical.

Na magia: Capacidade de reconhecer sons sutis, receber informações de outros planos e reconhecer musicalizações mágicas.

►Inteligência Espacial – Capacidade para perceber o mundo visual e espacial. Facilidade de perceber formas, distâncias, de forma a manipular formas ou objetos, mentalmente ou fisicamente, conseguindo inferir os seus movimentos e posições.

Na magia: Capacidade para desenvolver habilidades mágicas voltadas ao espaço natural, aos elementos que compõem os mundos, ainda podendo manipular objetos físicos e com a mente.

►Inteligência Cinestésica – Capacidade de coordenação grossa ou fina do corpo, em função de desportos, artes plásticas ou cênicas, que pressupõem um conjunto harmonioso de movimentos corporais precisos.

Na magia: Capacidade para moldar o próprio corpo, habilidades de transmutações e encantarias para beleza e além.

►Inteligência Interpessoal – Capacidade de entender as emoções, sentimentos, motivações e desejos das outras pessoas. Inteligência típica dos psicólogos, professores e políticos. Associada à empatia, à capacidade de perceber as outras pessoas.

Na magia: Capacidade de reconhecer auras, vontades e associar feitiços e poções a vontades e desejos.

►Inteligência Intrapessoal – Capacidade de compreender, gerir e descriminar os próprios sentimentos e emoções. Aproveitando essa compreensão para a resolução dos seus próprios problemas.

Na magia: Capacidade de auto-evolução sem interrupção através de praticas solitárias dentro da magia.

►Inteligência Naturalista – É a capacidade de reconhecer e classificar as espécies e organismos animais ou plantas e interagir com eles. É a inteligência envolvida em causas ecológicas. Inteligência típica dos zoólogos, biólogos, ambientalistas, etc.

Na magia: Capacidade de praticas mágicas com ervas, animais e elementos da natureza.

►Inteligência Existencialista – A mais recente das inteligências propostas, implica consciência de si no universo. Capacidade de ver o todo, mais que a soma das partes, capacidade de sermos nós próprios e estarmos bem conosco próprios e com o mundo. Saber quem é, de onde vem e para onde vai. Típica de pessoas como o Dalai Lama.

Na magia: Capacidade de utilizar o dom da cura, da oração.

Sendo assim, pense duas vezes quando dizerem que alguém não é inteligente.
E você, qual a sua maior inteligência?

Por: Germanite Glossa Nigra
http://ignotus.com.br

filipeta

.
.reccklanClicke na pirâmide para saber mais
barraPRATEADA