José Silva

(Laredo, 11 de agosto de 1914 — Laredo, 7 de fevereiro de 1999)

 

Jose-SilvaJosé Silva nasceu em Laredo, Texas, no dia 11 de Agosto de 1914.
Menino ainda, com apenas quatro anos, perdeu seu pai e como sua mãe casou-se novamente, foi, com seus irmãos, morar com a avó.
Poucos anos depois, tornou-se arrimo de família, sustentando a todos com pequenos serviços que podia exercer. Foi engraxate, entregador de jornal… Esta situação impediu que pudesse frequentar uma escola.
Assim, à noite, ficava observando seus irmãos estudarem e estes, aos poucos, foram ensinando o pequeno José a ler e escrever.

José começou a deixar a pobreza para trás num dia em que estava esperando sua vez numa barbearia. Pegou alguma coisa para ler. Era uma lição de um curso por correspondência que ensinava a consertar rádios. José pediu a lição emprestada, mas o barbeiro só concordou em alugá-la, e assim mesmo, com uma condição: que José fizesse os testes e os enviasse para a escola em nome dele. A cada semana, José pagava um dólar, lia a lição e fazia os testes, enviando-os à escola com o nome do barbeiro.
    Zé com Jose Silva_limpa4Dentro de pouco tempo, havia um diploma pendurado no salão do barbeiro, enquanto José começava a consertar rádios pela cidade, com seus 15 anos de idade. Com o passar dos anos, sua oficina cresceu, tornou-se a maior da região, fornecendo o recursos para que pudesse sustentar os estudos de seus irmãos, para que se casasse e ainda sobraram alguns dólares, para que iniciasse suas pesquisas sobre a mente humana. Seus primeiros professores foram Freud, Jung e Adler, através de seus escritos.
    Foi quando veio a guerra, José foi servir sua pátria. Seu trabalho promissor  e seus estudos tiveram que ser interrompidos.
    Quando deu baixa, suas economias haviam acabado e só lhe restavam 200 dólares, com os quais recomeçou a sua vida.
    Ao mesmo tempo, conseguiu um emprego de meio período como professor no Laredo Junior College, onde supervisionava três outros professores, e onde foi encarregado de criar os laboratórios de eletrônica da escola.
   aboutus01 Cinco anos depois, com o aparecimento da televisão, a oficina de José começou a dar bons lucros e ele abandonou sua carreira de professor. Sua oficina mais uma vez tomou-se a maior da cidade. Seus dias de trabalho terminavam sempre por volta das nove horas da noite. Jantava, ajudava a pôr os filhos na cama e, quando a casa estava em silêncio, estudava cerca de três horas. Seus estudos levaram-no a interessar-se mais pela hipnose.
    O que aprendeu sobre hipnose, mais o que sabia de eletrônica e algumas notas baixas nos boletins dos filhos, levaram-no à pergunta inicial – será que a capacidade de aprender (Q.I.) pode ser melhorada através de algum tipo de treinamento mental?
    119ef0b00José já sabia que a mente gera eletricidade – ele tinha lido sobre os experimentos que, no início do século, revelaram o ritmo Alpha. Sabia, através de seu trabalho com eletrônica, que o circuito ideal é o de menor resistência, ou impedância, porque faz maior uso de sua energia elétrica. Será que o cérebro também trabalharia mais efetivamente se sua impedância fosse reduzida? E será que sua impedância podia ser reduzida?
    053a7dd0José começou a usar a hipnose para acalmar a mente de seus filhos e descobriu o que, para muitos, parecia ser um paradoxo: verificou que o cérebro tinha mais energia quando estava menos ativo. Nas frequências mais baixas, o cérebro recebia e registrava mais informações. O problema crucial era manter a mente alerta nessas frequências, que estão mais associadas ao sonhar acordado e ao sono do que à atividade prática.
    A hipnose permitia a receptividade que José estava procurando, mas não o tipo de pensamento independente que leva a pessoa a raciocinar sobre as coisas de modo que elas possam ser entendidas. Ter a cabeça cheia de fatos decorados não é o suficiente; a compreensão e o discernimento também são necessários.
    José logo abandonou a hipnose e começou a fazer experiências com exercícios de treinamento mental para acalmar o cérebro e, ao mesmo tempo, mantê-lo mais independentemente alerta do que na hipnose. Isto, raciocinou, levaria a uma melhora da memória combinada com uma maior compreensão, portanto, a contagens de Q.I. mais elevadas.
 Jose-and-Juan-Silva-world   O Mind Control se desenvolveu a partir de exercícios que requeriam uma concentração relaxada e uma vívida visualização mental, como formas de chegar aos níveis mais profundos. Quando foram alcançados, ficou demonstrado que o aprendizado era melhor nesses níveis do que em Beta. A prova residia na notável melhora das notas nos boletins de seus filhos, no período de três anos em que José continuou a aperfeiçoar suas técnicas.
    José agora havia realizado uma coisa inteiramente nova, uma coisa muito significativa. Outras pesquisas, principalmente na área do biofeedback, mais tarde provaram e confirmaram. Ele foi a primeira pessoa a provar que podemos aprender a funcionar conscientemente nas freqüencias cerebrais Alpha e Theta.
   dr_aretoula_fullam_with_dr_jose_silva A partir deste momento seu trabalho se expandiu de forma magnífica. Novos estudos, novas descobertas na área da mente passaram a se suceder.
    Todas estas pesquisas  levaram-no à criação do Método Silva de Controle Mental, que divulgou-se por todo o mundo, tornando-se, na década de setenta, o marco fundamental da transformação do pensamento ocidental moderno.
    Foi ele que colocou o ovo em pé. A partir de seu método, foi possível compreender que se podia alterar padrões mentais de forma rápida, segura e com praticidade (ensino organizado).

iiiiiiÉ importante que você entenda sua mente.

Entendendo-a,
você poderá usá-la de maneira
a tornar melhor sua própria vida.
Você pode aprender a expandir seus talentos,
aumentar suas habilidades,
efetuar mudanças positivas em sua personalidade
e corrigir defeitos e hábitos desagradáveis,
através de uma melhor compreensão
de sua própria mente.

A mente humana é, talvez,
a última fronteira na exploração
que o homem faz de si mesmo…

 

   silva Todas as palestras e cursos de José Silva começavam com ele, muito animado, perguntando aos alunos:
    “Como vão os graduados* ?…”
    Ao que todos respondiam:
    “Melhor… Melhor… e Melhor….”
 

    Tenha isto sempre claro em sua vida… E quando lhe perguntarem como vai, pense:  “Vou Melhor… Melhor… e Melhor….”

(*) graduados: eram pessoas que já haviam aprendido seu método.

1086854ew4he9nxi6

 

silva2O texto desta página foi baseado nos livros:

O Método Silva de Controle Mental, 
de José Silva e Phililip Miele, 
da Editora Record

Reflexões, 
de José Silva, 
Editora Auriverde.

filipeta
pm23